Prefeito pede para que CPFL resolva impasse nas reclamações registradas em 48h
Reunião discutiu reclamações sobre aumento nas contas, troca de medidores e atendimento aos consumidores
Reprodução / Secom O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga e o Procon Sorocaba participaram de reunião, nesta terça-feira (8), com representantes da CPFL Piratininga, para discutir procedimentos e sugerir ações, a partir de reclamações registradas sobre cobranças e valores de faturas na conta de energia elétrica, recebidas pelo órgão de fiscalização. O encontro ocorreu na sede da concessionária em Sorocaba.
Na ocasião, Manga solicitou, em caráter de urgência, preferencialmente em 48 horas, que a concessionária suspenda o corte da energia das pessoas que reclamaram de interrupção ou apresentaram indícios de aumento atípico de consumo ou faturamento de energia, até que as demandas sejam apuradas, com detalhamento de cada caso e possível restituição do valor pago.
A iniciativa teve a participação do prefeito Rodrigo Manga, da superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues, do consultor de relacionamento da CPFL Piratininga na região de Sorocaba, Marcos Vanderlei Amorim, e do gerente de operações de campo da concessionária, Ricardo Pessanha.
O objetivo é buscar meios e mecanismos para melhor orientar e esclarecer à população quanto às alterações nos valores das contas e eventuais cortes de energia por não pagamento. O Procon Sorocaba registrou, em 2026, até o momento, cerca de 200 reclamações relacionadas à CPFL, incluindo demandas de cobranças e valores de faturas. Cada reclamação é analisada individualmente pelo órgão.
Também foi sugerida a suspensão de troca dos relógios por novos equipamentos no Município, até que sejam esclarecidos os motivos de alteração de consumo ou faturamento relatados pela população. As medidas são em decorrência da relevância e essencialidade do serviço de fornecimento de energia elétrica, bem como os impactos desse serviço à população.
Durante a reunião, ficou estabelecido também que o Procon levará sua unidade móvel à sede local da CPFL Piratininga, na Av. São Paulo, 1.472, na Vila Haro, entre sexta-feira (11) e segunda-feira (14), para auxiliar na orientação e suporte à população.
Na ocasião, os representantes da empresa informaram ao prefeito e à superintendente do Procon as medidas que adotam e questões de ordem técnica que podem explicar as alterações nos valores. Sobre esse aspecto, o prefeito ressaltou a importância de que a concessionária dê a cada usuário uma resposta detalhada e precisa, baseada no problema específico relatado pelo cliente.




COMENTÁRIOS