Fifa impõe transfer ban ao Santos por dívida com clube português
Punição entra em vigor nesta quinta-feira (19) e impede registro de novos reforços por três janelas de transferências
Reprodução / Globo Esporte O Santos está impedido de registrar novos jogadores após sofrer um transfer ban imposto pela Fifa. A punição entrou em vigor nesta quinta-feira (19) e aparece no banco de dados oficial da entidade máxima do futebol.
A penalidade foi aplicada em razão de uma dívida do clube com o Arouca, de Portugal, relacionada à contratação do zagueiro João Basso, realizada em 2023.
Em janeiro, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou a condenação do Santos na Fifa. A partir da decisão, o clube tinha 45 dias para quitar pouco mais de 2,56 milhões de euros, cerca de R$ 15,3 milhões na cotação atual, valor que não foi pago dentro do prazo.
Agora, o Santos precisa pagar cerca de 2,6 milhões de euros ao Arouca pela transferência de Basso. Com o não cumprimento da decisão, o clube ficou proibido de registrar novas contratações por três janelas de transferências.
A punição já impede, por exemplo, o registro do meio-campista uruguaio Christian Oliva, recém-chegado ao clube e que realizou atividades no CT Rei Pelé na quarta-feira.
O Santos ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. Internamente, o clube trabalhava com a possibilidade de quitar o valor até o dia 26, o que teria causado surpresa com a aplicação imediata do transfer ban.
João Basso, de 29 anos, foi contratado em 2023 e participou da campanha que terminou com o rebaixamento do clube à Série B. O zagueiro permaneceu no elenco na temporada seguinte, quando o Santos conquistou o acesso e o título da segunda divisão.



COMENTÁRIOS