Árbitro denuncia injúria racial em jogo sub-15 em Votorantim
Partida entre Votoraty e Referência foi interrompida, e torcedor foi levado à delegacia
Foto: rede social/Marcos Nunes O árbitro Marcos Roberto de Jesus Nunes denunciou ter sido vítima de injúria racial durante a partida entre Votoraty FC e Referência FC, válida pelo Campeonato Paulista Sub-15, realizada na manhã deste sábado (1º), no Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri, em Votorantim.
Segundo a Prefeitura de Votorantim, ao fim do primeiro tempo, quando a equipe de arbitragem seguia para os vestiários, um torcedor teria proferido ofensas de cunho racista contra o árbitro. A equipe de segurança privada do estádio identificou o suspeito e o manteve em uma sala reservada até a chegada da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
De acordo com a GCM, testemunhas relataram que o torcedor teria usado a palavra “macaco” ao se dirigir ao árbitro. Duas pessoas afirmaram ter ouvido a ofensa, sendo que uma delas também identificou o suspeito. Outras duas disseram não ter presenciado manifestação racista, e o torcedor negou a acusação.
Após tomar conhecimento do caso, Marcos Roberto deixou a partida no intervalo para registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Votorantim. O jogo foi retomado com o quarto árbitro no comando e terminou com vitória do Referência por 3 a 0.
A Polícia Civil registrou o caso como injúria com qualificação racial. Como há versões divergentes sobre a autoria da ofensa, os envolvidos foram ouvidos e liberados, e a apuração seguirá por meio de inquérito policial.
Em nota, a Prefeitura de Votorantim manifestou “absoluto repúdio” ao episódio e afirmou que acompanha o caso por meio da Secretaria Municipal de Esportes. O Votoraty também repudiou qualquer forma de discriminação, informou que prestou apoio ao árbitro e disse estar à disposição das autoridades.
A Federação Paulista de Futebol informou que o protocolo do Tratado pela Diversidade e Contra a Intolerância no Futebol Paulista foi acionado e que acompanhará a apuração dos fatos.




COMENTÁRIOS