Petrobras fecha acordo para exploração de petróleo no Golfo do México
Parceria foi firmada com estatal mexicana Pemex
Reprodução / Agência Brasil A Petrobras assinou, nesta terça-feira (23), um memorando de entendimento com a Pemex, estatal de petróleo do México, para ampliar a cooperação entre as duas empresas na indústria de óleo e gás. As informações são da Agência Brasil.
A parceria prevê a avaliação conjunta de projetos de exploração e produção, com foco em oportunidades na parte mexicana do Golfo do México. As companhias também devem estudar iniciativas em águas profundas e ultraprofundas, além da revitalização de campos maduros.
O acordo foi assinado na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, com a presença da presidente da estatal brasileira, Magda Chambriard, e do diretor-geral da Pemex, Juan Carlos Carpio Fragoso.
O memorando tem validade de dois anos e pode ser renovado. Apesar disso, o documento não representa, neste momento, compromisso obrigatório de investimento, criação de consórcio, sociedade ou joint venture entre as empresas.
Durante a cerimônia, Magda Chambriard destacou a experiência da Petrobras em exploração em águas profundas e afirmou que a porção mexicana do Golfo do México ainda tem potencial a ser avaliado.
Segundo a presidente da Petrobras, a cooperação também poderá envolver outras áreas do setor, como refino, gás natural, petroquímica, bioprodutos e processos industriais.
Para a Pemex, a aproximação com a Petrobras representa uma oportunidade de troca técnica com uma empresa reconhecida internacionalmente pela atuação em águas profundas.
Nos últimos anos, a Petrobras tem ampliado sua presença internacional em busca de novas áreas de exploração. A estatal brasileira já anunciou movimentos em países como Namíbia, São Tomé e Príncipe, África do Sul, Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Bolívia.




COMENTÁRIOS