Alcolumbre mantém PEC 6x1 travada em semana esvaziada no Senado
São João, jogo do Brasil e CCJ sem reuniões reduzem ritmo na Casa
Reprodução / Agência Brasil A PEC que propõe o fim da escala de trabalho 6x1 deve continuar sem avanço no Senado nesta semana. O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados, ainda aguarda despacho do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para seguir à Comissão de Constituição e Justiça. As informações são da Agência Brasil.
A expectativa é de que a tramitação permaneça parada por causa de uma semana considerada esvaziada no Congresso. Entre os fatores estão as festas de São João, o jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mundo e o funcionamento semipresencial do Senado.
A proposta prevê o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Apesar de ter sido aprovada na Câmara por ampla maioria, a PEC ainda não começou a tramitar formalmente no Senado.
O presidente da CCJ, senador Otto Alencar, não costuma marcar reuniões durante semanas semipresenciais, quando há menor presença de parlamentares em Brasília. Com isso, a comissão não deve analisar o texto nos próximos dias.
A proposta pode completar um mês parada no Senado no próximo sábado (27), contando desde a aprovação na Câmara dos Deputados.
Na semana passada, o senador Paulo Paim cobrou a votação da matéria no plenário. Ele questionou o motivo da demora, afirmando que o tema já vem sendo debatido há anos.
Enquanto a PEC do fim da escala 6x1 segue sem despacho, uma proposta alternativa apresentada pela oposição avançou rapidamente para a CCJ. Esse texto mantém a escala atual e permite contratos por hora trabalhada.
Mesmo assim, Otto Alencar afirmou que pretende dar prioridade à PEC que acaba com a escala 6x1, já que ela iniciou a tramitação antes da proposta alternativa.
Após a aprovação na Câmara, Davi Alcolumbre defendeu que o Senado tenha tempo para discutir o texto com calma. Segundo ele, a proposta pode ser aprimorada pelos senadores antes de ir ao plenário.
Com a semana de baixa movimentação no Congresso, a expectativa é de que a definição sobre o futuro da PEC fique para os próximos dias.




COMENTÁRIOS