“Família em conserva”: oposição reage a ala da Acadêmicos de Niterói com trend nas redes

Parlamentares publicam imagens geradas por IA em defesa de valores conservadores após desfile que homenageou Lula no Carnaval do Rio


“Família em conserva”: oposição reage a ala da Acadêmicos de Niterói com trend nas redes Reprodução

Políticos da oposição e internautas passaram a divulgar, nesta semana, a chamada “trend da família em conserva” nas redes sociais, em reação a uma ala do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Carnaval do Rio de Janeiro.

A mobilização ganhou força após o desfile do enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, apresentado no último domingo (15), na Marquês de Sapucaí. Uma das alas, intitulada “neoconservadores em conserva”, trouxe integrantes fantasiados como latas estampadas com a imagem de uma “família tradicional”.

Segundo a diretoria da escola, a ala representava quatro segmentos associados a pautas neoconservadoras: produtores do agronegócio, uma mulher da elite, apoiadores da ditadura militar e fiéis evangélicos. A proposta, de acordo com a agremiação, era retratar diferentes perspectivas do conservadorismo dentro da narrativa do desfile.

A representação provocou reação de parlamentares ligados à direita, que passaram a publicar imagens geradas por inteligência artificial com famílias dentro de latas de conserva, acompanhadas de mensagens em defesa de valores conservadores.

Entre os políticos que aderiram à trend estão o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o senador Rogério Marinho (PL-RN), o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), a deputada Carol de Toni (PL-SC) e o deputado Capitão Alden (PL-BA).

Sóstenes Cavalcante publicou uma imagem com a família ilustrada em uma lata, acompanhada da legenda: “Somos assumidamente conservadores. Conservamos as coisas boas: Família, Deus, Pátria e Liberdade”.

Rogério Marinho também criticou o que classificou como desrespeito aos valores familiares, enquanto Carol de Toni afirmou que não há motivo para que conservadores se envergonhem de defender “casamentos, filhos e fé”.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), também se manifestou nas redes, defendendo a família, a propriedade privada, a vida e a liberdade.

Confira as fotos: 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.