Após 16 anos, Votoraty retorna ao futebol profissional
Equipe de Votorantim disputará a quinta divisão do Campeonato Paulista
Foto: Marcos Bezerra, Futura Press O Votoraty está oficialmente de volta ao futebol profissional.
Após 16 anos longe das competições oficiais no estado, o clube de Votorantim disputará o Campeonato Paulista Segunda Divisão, com início previsto para o mês de abril.
O retorno marca um novo momento na história do Tigre, resultado de dois anos de trabalho estruturando as categorias de base. Nesse período, segundo a diretoria, a reorganização administrativa, o planejamento esportivo e fortalecimento do projeto institucional também foram destaque nessa preparação.
A proposta do clube nesta retomada é a reconstrução, com foco em bases sólidas e um crescimento sustentável, ou seja, sem loucuras.
Fundado em 2005, o Votoraty teve um período de ascensão na segunda metade daquela década. A história do clube está indiscutivelmente atrelada à trajetória do técnico Fernando Diniz, que teve seu primeiro trabalho como treinador, na equipe votorantinense.
Foi sob o comando do ex-técnico da seleção brasileira que o Votoraty conquistou os títulos da Série A3 do Paulista e da Copa Paulista de 2009.
Foto: Erick Pinheiro
A equipe de Votorantim chegou ao seu auge em 2010, quando disputou a Copa do Brasil e foi eliminada pelo Grêmio, na segunda fase do torneio. À época, a equipe passou pelo Treze-PB na primeira fase. Contra o tricolor gaúcho, derrota por 1x0 em Votorantim e novo revés (3x0) no extinto estádio Olímpico, em Porto Alegre.
Depois de uma não classificação à segunda fase do Paulistão Série A2 em 2010, e uma série de desacordos com a prefeitura da cidade na época, o Votoraty foi envolvido em uma negociação com um grupo que havia adquirido os direitos do Comercial-SP. Na ocasião, a manobra visava recolocar o time de Ribeirão Preto diretamente na Série A2 ocupando a vaga do Votoraty. O Bafo havia sido rebaixado à Série A3 no ano anterior e não conseguiu o acesso naquela temporada, retornando por meio da "fusão" entre os clubes.
Nessa história recente, o Votoraty voltou às atividades no futebol disputando torneios das categorias de base da Federação Paulista de Futebol, em 2024. Antes, havia disputado a Copa Votorantim sub-15 de 2019.
Bezinha
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu, em Conselho Técnico realizado nesta quarta-feira (11), os detalhes do Paulista da Segunda Divisão de 2026, a tradicional Bezinha, equivalente à quinta divisão estadual.
Neste ano, 24 equipes campeonato, nove a mais do que na temporada passada. A competição tem início previsto para 16 de abril e a final está marcada para 16 de agosto. Os dois finalistas garantem acesso à Série A4 de 2027.
O torneio é sub-23, mas a Federação manteve a liberação para o uso de três jogadores acima do limite de idade.
As principais novidades entre os participantes, além do Votoraty, são os retornos de clubes tradicionais do futebol paulista, como o América de Rio Preto e o Mogi Mirim, ausentes desde 2023, o Grêmio Catanduvense, que não disputa a competição desde 2019.
O Votoraty está no Grupo 3, e terá como adversários AD Guarulhos, o Flamengo de Guarulhos, o Grêmio Osasco Audax, o Paulínia Universitário e o SC Paulinense.
As 24 equipes foram divididas em quatro grupos regionalizados, com seis times cada, que se enfrentarão em turno e returno. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às oitavas de final.
A partir das oitavas, os cruzamentos serão definidos com base na classificação geral, critério que permanece nas etapas seguintes. Em caso de empate no placar agregado, os classificados serão definidos nos pênaltis.
Confira os grupos
Grupo 1
América FC
Assisense
José Bonifácio
Riopretano
Santa Fé
Tupã
Grupo 2
Santacruzense
Grêmio Catanduvense
Independente de Limeira
Mogi Mirim
São Carlos
Matonense
Grupo 3
Flamengo-SP
Guarulhos
Audax
Paulínia
Sporting Club Paulinense
Votoraty
Grupo 4
Manthiqueira
Barcelona-SP
Mauaense
Itaquaquecetuba Athletico Clube (IAC)
Mauá
União Mogi
A casa do Votoraty
As partidas do Tigre de Concreto como mandante serão realizadas no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri, tradicional palco do futebol votorantinense, que volta a receber jogos profissionais após mais de uma década.
A equipe será comandada pelo técnico Kike Andrade, que lidera o projeto dentro de campo nesta nova fase do clube.
Segundo a nova diretoria do clube, mais do que a participação em uma competição estadual, o retorno ao cenário profissional representa a retomada da identidade do Votoraty e o resgate do orgulho esportivo de Votorantim.



COMENTÁRIOS