Hospital Saúde Premium, de cuidados especializados, é inaugurado em Capela do Alto (SP)
Abertura da unidade ocorre em meio ao aumento de 40% nos atendimentos de saúde mental no estado de SP
Divulgação A cidade de Capela do Alto (SP), na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), receberá, no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), a inauguração do Hospital Saúde Premium, uma unidade especializada em saúde mental que amplia a rede de cuidados na região. O hospital foi projetado para oferecer atendimento integral e de excelência, voltado a diferentes demandas, como depressão, compulsões diversas, dependência química e outros transtornos relacionados à saúde cognitiva.
O novo hospital – localizado na Estrada Municipal João Moreira, 100, bairro Ribeirão, integra um complexo de saúde já em funcionamento na cidade, que atende 60 pacientes e conta com 60 profissionais colaboradores de diversas especialidades. Com área de 18.000 m², uma estrutura cuidadosamente planejada para promover bem-estar e tranquilidade, o espaço oferece ambientes internos e externos para terapias e convivência. Após a recente modernização e ampliação, a capacidade de atendimento passou para 85 pacientes , com novos leitos, unidade de terapia intensiva, alas específicas, salas de enfermagem e espaços voltados a diferentes modalidades de tratamento.
Entre 2022 e 2024 , o número de atendimentos em saúde mental (psicológicos e relacionados) no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo cresceu cerca de 40%, passando de 1,6 milhão para 2,4 milhões de procedimentos. Apenas nos primeiros seis meses de 2025, já foram contabilizados 1,3 milhão de atendimentos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Já, um estudo recente, publicado pela Cambridge University Press , em agosto de 2025, mostrou que, em SP, houve 5.898 hospitalizações por transtornos mentais e comportamentais associados ao uso de álcool, em 2023, com maior incidência entre pessoas de 35 a 49 anos e predominância entre homens (86,1 % dos casos).
A unidade Saúde Premium, uma das únicas que oferece tratamento especializado de internação na RMS, segundo consta no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) , conta, inclusive, com uma cozinha própria, onde são preparadas refeições balanceadas, sob supervisão nutricional. Entre as terapias oferecidas, estão: neuropsicologia, psicologia, psiquiatria, arteterapia, yoga, além de práticas esportivas, como futebol, funcional, musculação e atletismo, voltadas ao fortalecimento físico e emocional dos pacientes. O hospital pretende expandir, ainda mais, suas atividades, incluindo pilates, natação, hidroginástica, beach tennis, basquete e vôlei.
Davi Tomasi, psicólogo, diretor financeiro e comercial, e Arine Tomasi, administradora de empresas e diretora administrativa, ambos fundadores da Saúde Premium, destacam a importância da nova unidade ampliada.
“Além de ampliar o acolhimento de pacientes e suas famílias, a proposta é contribuir com o desenvolvimento social e econômico de Capela do Alto e região, gerando empregos (veja mais, abaixo) e fortalecendo parcerias estratégicas. O hospital oferece uma estrutura moderna, capaz de atender pacientes em todas as fases do tratamento, diante do cenário de aumento dos casos relacionados à saúde mental”, destaca Davi.
“Nosso olhar está voltado ao cuidado integral. Queremos sempre ser referência em qualidade técnica, mas também em humanização, fortalecendo os vínculos com pacientes, famílias e com a sociedade”, afirma Arine.
Geração de empregos
Capela do Alto está entre os 100 municípios que mais geraram empregos com carteira assinada no Estado de São Paulo em 2025, de acordo com dados divulgados pela Agência SP, com base em informações da Fundação Seade e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego.
O município criou 1.308 vagas formais ao longo do ano passado, o que garantiu a 38ª colocação no ranking estadual entre os 645 municípios paulistas. O desempenho coloca Capela do Alto à frente de cidades com maior população e estrutura econômica mais ampla, como Itapetininga, Guarujá, Indaiatuba e Limeira. Quando os dados são analisados de forma proporcional à população, Capela do Alto (23.777 habitantes) apresenta um resultado ainda mais expressivo. Nesse critério, o município figura entre os cinco primeiros colocados do estado.
Projetos sociais e compromisso comunitário
O Hospital Saúde Premium mantém, ainda, importantes iniciativas sociais que reforçam seu vínculo com Capela do Alto e região:
• Pequenos Gigantes – Programa que oferece acompanhamento psicológico gratuito a crianças em situação de vulnerabilidade. Atualmente, são realizados cerca de 40 atendimentos por mês, em parceria com o Município de Capela do Alto, com foco no fortalecimento da saúde emocional infantil e no suporte às famílias.
• Vidas que Inspiram 60+ – Projeto voltado à população idosa, desenvolvido em parceria com o Conselho do Idoso do município, que promove palestras quinzenais e atividades voltadas ao envelhecimento saudável e ativo.
• Aurora – Iniciativa voltada ao empoderamento feminino, realizada em parceria com a Prefeitura de Capela do Alto. O projeto oferece encontros mensais, com palestras e dinâmicas psicológicas voltadas às mulheres atendidas pelo município, promovendo fortalecimento emocional, autoestima e qualidade de vida.
“Esses projetos fazem parte da nossa missão: cuidar de pessoas em todas as fases da vida, estendendo nosso trabalho para além das paredes do hospital e alcançando diretamente a comunidade”, completa Arine.
Mais informações
Para conhecer melhor a Saúde Premium, o novo hospital e os projetos desenvolvidos, acesse:
Redes sociais: @hsp_premium
Telefone: (15) 3500-6059 | WhatsApp: (15) 98146-3449 / (15) 98185-4404.



COMENTÁRIOS