Irmãos de Sorocaba sobem montanha com mais de 5 mil metros de altitude

Expedição, que durou quatro dias, foi realizada no Chile


Irmãos de Sorocaba sobem montanha com mais de 5 mil metros de altitude Arquivo pessoal

Dois irmãos de Sorocaba, César e Rafael Guazzelli, de 33 e 38 anos, alcançaram, de forma independente, o cume do Cerro El Plomo, no Chile, uma das montanhas mais simbólicas da Cordilheira dos Andes, com 5.424 metros de altitude. A conquista foi realizada no dia 15 de janeiro de 2026, após uma travessia de quatro dias em meio a condições climáticas extremas.

Localizado a cerca de 30 quilômetros de Santiago, o Cerro El Plomo é o pico mais alto visível da capital chilena. Além da importância para o montanhismo, a montanha tem forte valor histórico, sendo considerada sagrada pelos povos andinos durante o Império Inca.

Durante o ataque ao cume, os irmãos enfrentaram temperaturas extremas, com sensação térmica de –25 °C, segundo registros do aplicativo Windy, por conta das rajadas de vento que chegaram a 65 km/h.

A expedição durou quatro dias, em um percurso de aproximadamente 35 quilômetros.  Ao longo do trajeto, os montanhistas enfrentaram os efeitos da altitude, o frio intenso e o desgaste físico. 

Um desafio que, para eles, valeu a pena. 

"Estar entre irmãos nesse lugar magnífico e sentir o silêncio e os desafios da montanha, tudo isso é parte da jornada e faz a gente se sentir mais vivo do que nunca", declararam. 






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.