Lula recebe alta hospitalar após passar por cirurgia de catarata em Brasília
Procedimento ocorreu sem intercorrências
Divulgação/ Ricardo Stuckert O presidente Lula (PT) passou nesta sexta-feira (30) por uma cirurgia de catarata em Brasília. O procedimento ocorreu sem intercorrências, e o petista já recebeu alta hospitalar, segundo o Palácio do Planalto.
Lula chegou por volta das 7h40 no Hospital de Olhos CBV, na Asa Sul de Brasília, e deixou o local às 10h. O comboio presidencial entrou por uma portaria específica para carros e se dirigiu a uma entrada privada nos fundos do prédio seguranças do presidente se agruparam em frente a essa porta.
A hora e o local da cirurgia não haviam sido divulgados oficialmente pela área de comunicação do governo federal.
Lula permanecerá nesta sexta-feira e no fim de semana na Granja do Torto e retorna às atividades de rotina na segunda-feira (2), ainda de acordo com nota oficial do governo.
O presidente segue com acompanhamento das equipes médicas lideradas pelos médicos Roberto Kalil Filho e Helena Germo.
Lula passou por exames pré-operatórios na manhã de quinta-feira (29), dia seguinte ao retorno de uma viagem ao Panamá. O petista passou o resto do dia na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República.
O procedimento é descrito como simples pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor-executivo do Instituto Penido Burnier e membro da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa. Ele diz que a catarata afeta principalmente idosos em razão do desgaste do cristalino ocular.
Lula tem 80 anos e teve duas passagens relevantes pelo hospital no atual governo: operou uma artrose no final de 2023 e, no fim de 2024, foi internado às pressas por causa de um sangramento intracraniano.
CAIO SPECHOTO/ FOLHAPRESS



COMENTÁRIOS