Publicidade

Após protestos e disputa judicial, elefante Sandro deixa Sorocaba rumo a santuário em MT

Presidente do Santuário relata hostilidades durante saída e afirma que novos recursos contra a transferência foram rejeitados; elefante viveu mais de quatro décadas no Zoo de Sorocaba


Após protestos e disputa judicial, elefante Sandro deixa Sorocaba rumo a santuário em MT Reprodução

O elefante Sandro deixou o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, nesta quarta-feira (16), para ser transferido ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A operação ocorreu após uma longa disputa judicial sobre o destino do animal e foi marcada por protestos de pessoas contrárias à transferência.

Sandro vivia no zoológico de Sorocaba desde 1982. A transferência para o santuário foi determinada pela Justiça em uma ação movida pelo Ministério Público de São Paulo. Neste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão que autorizou a mudança do animal.

Na manhã desta quarta, manifestantes se reuniram nas proximidades do zoológico e tentaram impedir a passagem do veículo responsável pelo transporte. A Polícia Militar interveio para liberar a saída do caminhão.

Santuário relata hostilidades durante saída

Após deixar Sorocaba, o presidente do Santuário de Elefantes Brasil, Rafael, publicou um vídeo para comentar os episódios registrados durante a transferência.

Segundo ele, a equipe enfrentou dificuldades para sair da cidade em razão das manifestações. Rafael afirmou que houve bloqueio de ruas, tumulto e agressões contra integrantes da equipe.

“O que aconteceu hoje foi um episódio muito ruim [...] a gente no meio do transporte, tentando sair de lá, o pessoal fechando rua, tumulto, agredindo a equipe”, declarou.

Antes de fazer as críticas, o presidente do Santuário afirmou considerar legítima a manifestação de opiniões contrárias e disse que divergências fazem parte da democracia. Ele, porém, criticou a forma como parte dos protestos teria ocorrido.

“Sandro venceu novamente”

Em um segundo momento, Rafael comentou os desdobramentos judiciais envolvendo a transferência e afirmou que novas tentativas de impedir a saída do elefante teriam sido rejeitadas.

Segundo o presidente do SEB, a Prefeitura teria apresentado um novo recurso ao Tribunal de Justiça de São Paulo e também recorrido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“O Sandro venceu novamente. [...] O Sandro hoje ganhou mais duas vezes a sua liberdade”, afirmou.

Rafael também declarou que as tentativas de rediscutir o processo e impedir a saída prejudicaram o trabalho realizado para a transferência do animal. Assista o vídeo clicando aqui.

Disputa pelo destino de Sandro começou há anos

A permanência de Sandro no zoológico é discutida judicialmente há anos. O debate ganhou força depois da morte de Haisa, em 2020, quando o elefante passou a viver sem a companhia de outro animal da mesma espécie.

Naquele ano, o Ministério Público recomendou a transferência para o Santuário de Elefantes Brasil. A discussão posteriormente avançou para uma ação civil pública e passou por diferentes decisões e recursos.

Em decisão que determinou a transferência, a Justiça considerou laudos sobre as condições oferecidas ao animal e seu bem-estar. O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a mudança para o santuário.

A Prefeitura de Sorocaba, por outro lado, defendeu ao longo da disputa que Sandro recebia cuidados adequados no Quinzinho de Barros, com acompanhamento de veterinários e biólogos, além de manejo alimentar, sanitário e comportamental.

Mais de quatro décadas no Zoo de Sorocaba

Sandro é um elefante asiático e chegou ao Zoológico Municipal Quinzinho de Barros em 1982. Em Sorocaba, Sandro passou a dividir o espaço com Haisa em 1995. Os dois permaneceram juntos até a morte da elefanta, em 2020. Desde então, ele era o único elefante do zoológico. 

A despedida também mobilizou profissionais que acompanharam o animal durante anos. Imagens registradas nesta quarta mostraram o tratador Sérgio Domingues emocionado durante os últimos momentos com Sandro no zoológico.

Viagem até Mato Grosso

Antes da saída, Sandro passou por um período de preparação para se acostumar à caixa utilizada no transporte. Segundo o Santuário, o treinamento foi realizado para que o elefante entrasse voluntariamente na estrutura.

O destino é o Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães. O percurso entre Sorocaba e o local tem aproximadamente 1,6 mil quilômetros e deve ser realizado de forma gradual, com acompanhamento do animal durante o trajeto.

Ao chegar ao novo espaço, Sandro deverá passar por um período de adaptação e avaliações antes da integração à rotina do local.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.