Publicidade

Direita vence eleição presidencial na Colômbia

Abelardo de la Espriella derrotou Iván Cepeda em disputa apertada, segundo contagem preliminar


Direita vence eleição presidencial na Colômbia REUTERS/Jair Coll

A Colômbia elegeu neste domingo (21) o advogado Abelardo de la Espriella como novo presidente, em uma disputa marcada por forte polarização e resultado apertado. Com quase todas as urnas apuradas na contagem preliminar, o candidato de direita obteve 49,66% dos votos, contra 48,70% do senador de esquerda Iván Cepeda, apoiado pelo presidente Gustavo Petro.

A diferença entre os dois candidatos ficou em pouco mais de 250 mil votos. O voto em branco, que é contabilizado como válido no sistema colombiano, somou cerca de 1,6%. A participação também chamou atenção: mais de 26 milhões de colombianos foram às urnas, em um comparecimento considerado recorde para um segundo turno presidencial no país.

De la Espriella se declarou vencedor ainda na noite de domingo e afirmou que pretende governar para todos os colombianos. Em discurso a apoiadores, também pediu que seus adversários não incentivem protestos contra o resultado. Já aliados de Cepeda e o presidente Gustavo Petro questionaram a apuração preliminar e apontaram supostas irregularidades. A contagem oficial, feita pela Justiça Eleitoral, ainda deve revisar atas e reclamações apresentadas pelas campanhas.

A vitória representa uma guinada à direita na Colômbia, após o governo de Petro, primeiro presidente de esquerda da história recente do país. Durante a campanha, De la Espriella adotou discurso de segurança pública rígida, prometeu construir megapresídios, combater grupos armados e rever políticas ligadas aos acordos de paz. Ele também defendeu redução do tamanho do Estado e medidas para atrair investimentos.

Advogado de 47 anos, De la Espriella nunca ocupou cargo público eletivo. Sua campanha teve forte tom antiestablishment e nacionalista, com críticas à classe política tradicional e aos aliados de Petro. Ao mesmo tempo, sua trajetória profissional foi alvo de questionamentos, já que ele atuou como advogado de figuras controversas em casos de grande repercussão.

O resultado provocou reações dentro e fora da Colômbia. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou apoio ao vencedor, enquanto lideranças de direita na América Latina comemoraram a eleição. Nas ruas colombianas, houve manifestações de apoiadores dos dois lados e registros de tensão em algumas cidades, em meio à expectativa pela confirmação oficial do resultado.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.