Anvisa mantém suspensão de lotes da Ypê
Medida atinge desinfetantes, detergentes e lava-roupas com numeração final 1
Joédson Alves/ Agência Brasil A Agência Nacional de Vigilância Sanitária manteve suspensa a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de produtos da marca Ypê. A decisão, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15), atinge desinfetantes, detergentes lava-louças e lava-roupas líquidos fabricados pela empresa Química Amparo.
A restrição vale para desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê, além de diferentes versões de detergentes lava-louças, todos com lotes terminados em “1” e fabricados antes de 1º de março de 2026. Também seguem suspensos lava-roupas líquidos das linhas Tixan Ypê e Ypê, com lotes final “1” produzidos antes de 1º de abril de 2026.
Segundo a Anvisa, a medida foi motivada por falhas identificadas durante inspeção sanitária realizada na fábrica da empresa, em Amparo, no interior de São Paulo. A agência informou que a decisão foi tomada após avaliação técnica de risco sanitário, em articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
A Anvisa informou ainda que laudos apresentados pela empresa indicaram resultados satisfatórios para produtos fabricados após as datas de corte. Por isso, a restrição foi mantida apenas para os lotes mais antigos. Consumidores que tenham produtos incluídos na suspensão devem interromper o uso e procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Ypê para informações sobre o recolhimento.




COMENTÁRIOS