Homenagem a Lula em escola de samba é capa da revista VEJA
A escola de samba responsável pela homenagem será a primeira a desfilar dia 15 de fevereiro
Foto: reprodução/VEJA A revista VEJA destacou em sua capa que a escola de samba Acadêmicos de Niterói, será a primeira a desfilar na Marquês de Sapucaí, onde vai homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o Carnaval do Rio de Janeiro, no domingo, 15 de fevereiro. A escola pretende contar a trajetória do político desde a infância em Pernambuco até sua eleição como presidente da República.
De acordo com a reportagem da VEJA, o desfile, que terá mais de uma hora de duração, abordará momentos da vida de Lula, incluindo a infância pobre, a militância sindical, a fundação de um partido político, a atuação contra a ditadura, a presidência da República e sua atuação internacional.
A preparação para o Carnaval gerou polêmica. Durante o primeiro ensaio técnico, realizado em 30 de janeiro, a escola exibiu imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro vestindo uniforme de presidiário, usando máscara hospitalar e chorando. A ação provocou críticas e acusações de que o desfile seria uma forma de promoção eleitoral.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) entrou com ação no Ministério Público Eleitoral pedindo a suspensão da transmissão do desfile e a suspensão dos repasses de recursos públicos à Acadêmicos de Niterói. O Tribunal de Contas da União (TCU) também pediu explicações à Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), ao Ministério da Cultura e à Embratur sobre a exibição.
A escola, por sua vez, não se pronunciou oficialmente sobre as acusações, mas mantém a programação do desfile.



COMENTÁRIOS