Lula defende a criação de mandato para os ministros do STF
O presidente já havia defendido a ideia da criação de um mandato
Foto: portal UOL O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista ao portal UOL nesta quinta-feira (5) que defende o início de um debate sobre a criação de um mandato com prazo para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também enfatizou que a conversa não tem relação com os julgamentos dos atos de 8 de janeiro: "não tem nada a ver".
"Eu acho que não é justo uma pessoa entrar com 35 anos e ficar até 75 anos, ou seja, não é justo. É muito tempo, então eu acho que pode ter um mandato". O presidente ressaltou que a discussão sobre o tema deve ser conduzida pelo Congresso Nacional.
Quando surgem vagas no STF, cabe ao presidente da República indicar novos ministros. Após a indicação, os candidatos passam por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e precisam receber aprovação do plenário da Casa.
Lula já havia defendido anteriormente a ideia de criar mandatos para os ministros do STF.
O presidente também comentou que os atos de 8 de janeiro foram a maior lição de que as instituições têm "respeitabilidade nesse país" e acrescentou que nem a pressão do presidente norte-americano Donald Trump fez a Suprema Corte mudar o posicionamento. Ele reforçou que essa postura representa um "valor incomensurável de um país democrático", finalizou.



COMENTÁRIOS