Avião pousa “de lado” em Santa Catarina durante ventania

Fenômeno ocorreu no aeroporto de Navegantes, onde rajadas chegaram a 67 km/h


Avião pousa “de lado” em Santa Catarina durante ventania Reprodução

Um avião comercial foi flagrado realizando um pouso “de lado” durante a aterrissagem no aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, na quarta-feira (5). O vídeo da manobra, chamou a atenção de internautas por mostrar a aeronave descendo em um ângulo incomum antes de tocar o solo.

O procedimento é conhecido como pouso-caranguejo (ou crab approach, em inglês) e é utilizado por pilotos para compensar o vento cruzado, quando as rajadas sopram lateralmente em relação à pista.

Naquele dia, as rajadas chegaram a cerca de 67 km/h.

Como funciona a manobra

Durante ventos fortes, o piloto ajusta o ângulo da aeronave para que ela avance “de lado” em relação à pista, semelhante ao movimento de um caranguejo. A técnica permite manter o controle da trajetória até o momento do toque no solo, quando o avião é alinhado com a pista para garantir um pouso estável e seguro




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.