Aeroporto de Sorocaba só poderá receber aviões internacionais para manutenção

Segundo documento da Receita Federal, não serão permitidas operações de transporte internacional de cargas e passageiros


Aeroporto de Sorocaba só poderá receber aviões internacionais para manutenção Rede Voa

A internacionalização do Aeroporto de Sorocaba pode demorar um pouco mais de tempo. A Receita Federal de São Paulo afirmou que o processo está suspenso devido à falta de documentação do processo alfandegamento.


Segundo documento da Receita Federal, ao qual o Jornalismo da Jovem Pan e o Portal Ipa Online obtiveram acesso com exclusividade, a Rede Voa que administra o Aeroporto Bertam Luiz Leupolz, não conseguiu apresentar o rol completo de documentos que trata o artigo 6º da Portaria da própria receita que pede além de Laudo de Corpo de Bombeiros (AVCB), outras autorizações como licença ambiental, habilitação de tráfego internacional expedida pela autoridade competente, regularidade fiscal relativa a tributos.


Em resposta ao jornalismo da Jovem Pan, a Receita Federal disse que o processo está suspenso até que a documentação que falta seja encaminhada.


Outra situação é a questão do transporte de passageiros internacionais ou de cargas no aeroporto.


Segundo a Receita Federal, o operador aeroportuário, que no caso é o administrador do aeroporto, solicitou que o ingresso de aeronaves provenientes do exterior poderia acessar exclusivamente o aeroporto para a realização de manutenções.


“Portanto, não serão permitidas operações de transporte internacional de cargas e passageiros. No que diz respeito ao transporte internacional de passageiros, a infraestrutura e as instalações atuais do aeródromo dedicadas à operação internacional não comportam operações com passageiros. O recinto foi dimensionado apenas para atendimento da tripulação operando voos das aeronaves em manutenção. ”, diz um trecho da nota da Receita Federal.


Um terceiro questionamento realizado pelo Jornalismo da Jovem Pan foi a respeito do transporte de passageiros em voos nacionais para a ANAC (Agência Nacional de Aviação), da possibilidade de voos comerciais partirem da cidade de Sorocaba para alguns destinos aqui do país.


Segundo a ANAC, não existe 'óbice' (ou seja, impedimento) para a realização de voos domésticos comerciais no terminal, desde que respeitadas especificações de infraestruturas disponíveis.


Segundo a Agência, a decisão por estabelecer rotas e frequências é determinada pelo interesse de empresas estrangeiras em operar em dada localidade. “Ou seja, ultimamente a implantação de voos comerciais no aeródromo depende de articulação entre a operadora do terminal e empresas aéreas”, diz a ANAC sem dar uma previsão de quando os voos poderiam ou não ocorrer em Sorocaba.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.