Secretário afastado e investigado na ‘Casa de Papel’ recebe R$ 18 mil da Prefeitura

Hudson Zuliani em 8 de abril, quando compareceu à Delegacia Seccional durante a operação Casa de Papel / Foto: reprodução/vídeo

O secretário afastado Hudson Zuliani, que consta como investigado na operação Casa de Papel, feita pela Polícia Civil e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), recebeu normalmente seu salário da Prefeitura de Sorocaba. A denúncia foi feita pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, Salatiel Hergesel, durante entrevista ao Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, nesta terça-feira (30).

Consultada, a prefeitura confirmou por meio de nota o pagamento do recurso, ao ex-secretário.

Zuliani chefiava a secretaria de Licitações e Contratos (Selc) e chegou a pedir exoneração do cargo, porém o ato não foi aceito pelo prefeito José Crespo (DEM), que decidiu por seu afastamento. Atualmente, consta como titular da Pasta Rosângela Arcuri Pacheco.

O Ipa Online consultou às 10h33, desta terça-feira (30), o Portal da Transparência da Prefeitura de Sorocaba. Nele, ainda conta o nome de Zuliani com condição normal de pagamento, sendo o salário de R$ 18.147,28 bruto com cargo de secretário.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, Salatiel Hergesel, considera ilegal o pagamento de salário. “Ele não pode receber salário. É um afastamento ilegal”, disse. Ele opinou ainda sobre o fato de Crespo manter Zuliani apenas afastado e não exonerá-lo. “O Eloy [de Oliveira, ex-secretário também investigado] foi à delegacia e fez uma delação premiada. Manter o Zuliani é uma forma de não haver outra delação. Mantê-lo é uma forma de ele se manter calado”, comentou. “Se ele recebeu esse pagamento ilegal, nós vamos ingressar na Justiça”, declarou.

“No nosso entendimento jurídico, o prefeito vem, de certa forma, tentando obstruir as investigações tanto da Casa de Papel quanto do voluntariado [que envolve Tatiane Polis]”, disse ainda o presidente do sindicato.

Outros dois ex-secretários são investigados pela operação, sendo Werinton Kermes (Cultura) e Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos). O prefeito acatou o pedido de exoneração de ambos.

Zuliani oficializou o pedido de demissão por meio de um documento encaminhado ao prefeito José Crespo, no dia 11 de abril. O ex-secretário ressaltou ter sido envolvido e inserido como investigado na operação ‘Casa de Papel’ de maneira infunda e injusta. “Estou com a consciência tranquila e certo de que a verdade sobre a minha inocência e lisura perante a Administração Pública será evidenciada”.

Em nota, a Prefeitura confirmou que “em virtude de recomendação da Comissão Especial da Câmara Municipal de Sorocaba, em relação à investigação dos fatos relacionados à ‘Operação Casa de Papel’, o Sr. Hudson Moreno Zuliani foi afastado de suas atividades, sem prejuízo dos vencimentos, por decisão administrativa, auxiliada por análise jurídica da pasta competente, embasada, em especial, pelo disposto no Art. 20, Parágrafo Único, da Lei Federal nº 8.429/1992. Em relação à situação ‘normal’ constante no Portal da Transparência, trata-se de mera necessidade sistêmica para que não haja interrupção nos vencimentos do interessado, em função da decisão administrativa mencionada”.

14 Comentários

  1. Esse cidadão tem seu salário mais que normal ,como se estivesse em suas funções ,a Taty Polly tbm recebe seu super salário mesmo sendo voluntária , infelizmente a proprina rola por debaixo dos panos na prefeitura de Sorocaba,existem muitos índios calado e o pior cacique faz a dança como quer…Crespo mais liso que bagre e o povo gosta de saber que esse ser ,faz oque bem quer manda e desmanda em sua política….

  2. Esse cidadão tem seu salário mais que normal ,como se estivesse em suas funções ,a Taty Polly tbm recebe seu super salário mesmo sendo voluntária , infelizmente a própria rola por debaixo dos panos na prefeitura de Sorocaba,existem muitos índios calado e o pior cacique faz a dança como quer…Crespo mais liso que bagre e o povo gosta de saber que esse ser ,faz oque bem quer manda e desmanda em sua política….

  3. Normal 18.000 sem trabalhar e i resto do povo continua Cachimbao so leva FUMO. E agora o sr Crespo quer uma Prefeitura nova mas acho que nao vai dar tempo dele usar. E a estacao rodoviaria continua aquela PORCARIA e os usuarios que se danem. Com relacao a 18.000 de salario sem trabalhar ta melhor que Tati voluntaria que segundo informacoes na midia receberia 11.000 mas tinha muita eficiencia e trabalho.

  4. “Ele não pode receber salário. É um afastamento ilegal”

    Essa alegação, e no minimo, contraditória. Se o afastamento e ilegal, significa que ele não deveria ter sido afastado, afinal ilegal = errado, logo, se e ilegal ter sido afastado….. então…. receber o salario e correto no momento.

    Portanto, essa alegação não tem fundamento….

    Mas e sindicato né…. sabe como e….

    • Ah , sabemos sim !
      Sabemos que esse secretário está sendo pago para não delatar como o Eloy está fazendo.
      Não é tão difícil de entender… faz parte dos conceitos incluídos na palavra “corrupção “.
      Um “acordo” né… sabe como é…

      • Tem como comprovar estas alegações por documentos ou pericia florense ?
        Tem algum depoimento em vídeo desta alegação ?
        Tem algum e-mail que prove esta alegação ?
        Tem algum depoimento formal em que o mesmo confessa tal alegação ?
        Se não, não me venha com Chorumelas!!!

      • Perícia “florense”? kkkkkkkkk
        Que burrão! Dá zero pra ele! Vai fazer supletivo, vai!

      • Que ótimo!
        Por sua reação , praticamente histérica , já se tem a certeza de que acertei em cheio !
        Bom, se acertei, como em todo agrupamento de crime organizado , em algum momento as provas que você ladra pedindo logo surgirão, até porque 18 mil nenhum faz com que um ser humano aguente tanta pressão e assuma tanta bandalheira que não cometeu sozinho ou que lhe foi imposta pelo capo.
        Quanto à perícia “florense” você precisaria me indicar sobre qual flor deveria ser feita para eu tentar com algum botânico… só não entendi o que isso tem a ver com esse assunto.

      • Para você, “cannis gedaiensis” , cujo habitat natural são as sombras e o esgoto, deve ser realmente difícil avaliar que por , 18 mil , o Sr Secretário simplesmente não tem mais vida.
        É fácil intuir que toda sua amada família está sendo alvo de chacota e ódio, seus amigos se afastaram , seu rosto está estampado em toda a mídia com o carimbo de “corrupto” , ele não pode mais ir a um restaurante, a um cinena, a um supermercado, a uma banca de jornal ou até mesmo, por que não, à Padaria Real tão amada, sem ser execrado , acusado e acuado por todo sorocabano decente…
        Ele JÁ está preso, cão GEDAI… e , em algum momento, ele vai se dar conta disso. O resto será consequência natural.

    • Tá certo… Sempre tem uma maneira de rasgar dinheiro público e “justificar” né, sabe como é né.. a Venezuela tá igual, o Maduro sempre encontra uma brecha na “lei”, e se mantem, mas o país tá destruido.. ve se acorda!! Que mundo vive?? Totalmente fora da realidade!!! Rasgar o rico e suado dinheiro público com bostas como vemos!! Um escárnio!!

    • Opinião sob encomenda do senhor prefeito e paga com nosso dinheiro suado! Canalhas, ordinários e vagabundos. Está chegando a hora de Vcs!!!!!

Comments are closed.