Prefeitura de Votorantim fecha Parque do Matão após encontrar 3 macacos mortos

A Prefeitura de Votorantim informou que o Parque do Matão foi fechado na manhã desta quarta-feira (3). A medida foi adotada tendo em vista que três macacos bugios foram encontrados mortos no local. Os animais já foram enviados para análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, o resultado deve sair em dez dias.

A Prefeitura informa ainda que a cidade não registra caso de febre amarela e a vacinação até o momento segue a rotina normal para as pessoas que viajam para as áreas consideradas de risco, com doses administradas às sextas-feiras pela manhã, na UBS do Parque Bela Vista.

De acordo com a Vigilância municipal, se a causa da morte de um dos animais for por febre amarela, haverá vacinação e os critérios serão discutidos juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e o Ministério da Saúde, seguindo os protocolos oficiais.

O Departamento de Vigilância em Saúde ressalta que prossegue com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela em humanos, assim como dengue, zika e chikungunya.