Você pode ter um bom currículo, mas, dificilmente conseguirá um emprego sem passar pela entrevista ao vivo e em cores com o empregador. Essa é a parte mais importante do processo seletivo, pois, é nela que você terá chance de vender seu talento realmente, conversando com o entrevistador sobre os pontos relevantes de seu lado pessoal e profissional.

Por esse motivo, o PAT Sorocaba divulgou uma série de dicas para que o cidadão possa se sair bem na hora da entrevista de emprego.

Respostas sinceras são imprescindíveis – mas sempre é bom estar preparado para as perguntas, pois a timidez ou a ansiedade podem atrapalhar seu desempenho.

Vá direto ao ponto – aborde sua qualificação e experiências profissionais relativas à vaga. Seja sincero e não invente nada. Forneça informações pessoais que ajudem o entrevistador a formar uma imagem favorável a seu respeito, sobretudo em relação à estabilidade emocional. O que se quer, na verdade, é verificar qual a percepção que você tem de si próprio e as suas competências.

Relate sua trajetória – ressalte resultados conquistados. Enfatize onde aplicou as habilidades pedidas para o cargo – mesmo que em trabalhos não remunerados. É importante demonstrar segurança e confiança nas suas competências, já que o entrevistador quer descobrir se você vai dar conta do recado.

Demonstre entusiasmo – diga que simpatiza com as atividades realizadas junto à comunidade – obviamente, você deve se informar sobre a área de atuação previamente.

Trabalho em equipe – Lembre-se: as empresas valorizam quem gosta e sabe trabalhar em equipe. Não hesite em dizer que prefere compartilhar suas ideias e atividades com alguém.

Seja diplomático – Quando o líder da equipe não estiver presente, mostre-se diplomático e diga que tenta entender o ponto de vista do líder e, se houver oportunidade, dialogue para apresentar sugestões em relação ao tema. Acrescente que também costuma se colocar à disposição do líder para fazer aquilo que ele julga apropriado para o momento. Essa é a melhor saída, já que a intenção é verificar como você lida com conflitos, sobretudo os que envolvem a liderança, assim como sua habilidade para argumentar e negociar.

Evite atrito no trabalho – Você pode ter certa dificuldade em atuar junto de colegas que se mostrem sem entusiasmo para resolver problemas de trabalho, mas ter educação e ainda ser eficiente mostra que você realmente tem capacidade de ser um líder. Quanto mais diplomático, melhor, para não correr o risco de ser preconceituoso ou parecer pouco amistoso.

Não desdenhe o seu local de trabalho – Jamais fale mal da empresa em que se encontra, o que acaba causando uma imagem bem ruim. A alternativa é falar sobre a falta de perspectiva de crescimento e dizer que sonha com novos desafios.

Seja franco sobre o seu trabalho – É importante frisar que todos temos pontos fracos, o que também não significa falar uma lista gigante de “defeitos”, como preguiça de levantar cedo e ter sono após o almoço. Uma boa opção é abordar alguma falha na formação em relação à atividade que desenvolverá.

Aponte suas qualidades, mas sem exagero – Foque nas principais competências que possui para a função que vai desempenhar. Fale de sua formação, sua qualificação profissional e frise o entusiasmo de começar o mais rápido possível na empresa.

Conte o por que de você estar interessado na vaga desejada – Primeiramente, agradeça a chance de participar da entrevista e disputar a oportunidade que lhe interessa tanto. Depois, mostre que tem clareza sobre o papel que desempenhará na empresa, caso venha ser contratado. De novo, ressalte habilidades e como imagina que vá agregar valor à companhia por meio de seu trabalho.

Vale lembrar que, o PAT disponibiliza de segunda a sexta, vagas voltadas para todas as áreas de trabalho, tendo sua divulgação feita por meio Facebook da Prefeitura de Sorocaba: www.facebook.com/prefeituradesorocaba. Além da unidade que fica Rua Cel. Cavalheiros, 353 – Centro, próxima ao Terminal São Paulo (centro), o PAT tem duas novas unidades que estão funcionando em Casas do Cidadão: Jardim Ipiranga (Zona Oeste) e na Avenida Ipanema (Zona Norte). Essas três unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Serviço
PAT Centro –(15) 3229-2880
Casa do Cidadão – Unidade Ipiranga: (15) 3229-2950
Casa do Cidadão – Unidade Ipanema: (15) 3313-9440