A antiga Locomotiva 58, construída em 1891, terá uma participação especial nesta quarta-feira (15), às 13h, durante a comemoração de aniversário de Sorocaba, que completa 364 anos de fundação. A famosa maria-fumaça trafegará da Estação Paula Souza até a antiga fábrica Santa Maria, o equivalente a 1 km pela estrada de ferro.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com a Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba. O projeto de revitalização da Locomotiva 58 começou no início do governo do prefeito José Crespo em 2017.

Segundo Eric Mantuan, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, a parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba acontece desde o início do projeto, e no dia do evento, 40 ex-ferroviários participarão do trajeto percorrido pelo trem.

“A nº 58 foi construída em 1891 e restaurada na década de 90. Ela é um bem histórico que foi doado pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana à Prefeitura de Sorocaba em 1969, e desde estão está sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação de Preservação Ferroviária, que é responsável pelo funcionamento da locomotiva”, afirma Mantuan.

Além de manter viva a memória ferroviária de Sorocaba e preservar o bem histórico mantendo-a em perfeitas condições de funcionamento, o projeto é o primeiro passo a implantação do futuro trem turístico que ligará Sorocaba a Votorantim.

A Estação Paula Souza está localizada na rua Doutor Paula Souza, no Centro de Sorocaba. Mais informações pelos telefones (15) 3211-1143 ou (15) 3211-0578.01

1 Comentário

  1. Sorocaba tem uma bela malha ferroviária, que deveria ser usada para transporte de passageiros, como é feito em São Paulo, e não somente usada quando há ocasiões especiais.

    Passo todos os dias junto a antiga estação da Fepasa e me dói vê-la tão abandonada, onde poderia servir para transporte de passageiros ou mesmo Turismo Municipal.

    Creio que falta iniciativa da Secretaria de Cultura, desta gestão e das anteriores, para reativação e tal patrimônio fundamental na história de nosso país e na fundação desta Metrópole !

    “Digo a verdade, doa a quem doer”

Comments are closed.