Foto: Rubens Maximiano

A Câmara Municipal de Sorocaba aprecia, nesta terça-feira (20), a Moção 03/2019 do vereador pastor Luís Santos (Pros), que manifesta repúdio contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a declaração de constitucionalidade do sacrifício de animais em cultos religiosos.

O caso chegou ao supremo graças a recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra uma decisão do Tribunal de Justiça gaúcho, que autorizou a prática em religiões de matriz africana.

Na ocasião, o ministro Luiz Fux considerou a norma constitucional. Segundo ele, este é o momento próprio para o Direito afirmar que não há nenhuma ilegalidade no culto e liturgias. “Com esse exemplo jurisprudencial, o Supremo Tribunal Federal vai dar um basta nessa caminhada de violência e de atentados cometidos contra as casas de cultos de matriz africana”.

Da mesma forma, a ministra Cármen Lúcia considerou que a referência específica às religiões de matriz africana visa combater o preconceito que existe na sociedade e que não se dá apenas em relação aos cultos, mas às pessoas de descendência africana. Ele citou, como exemplo, o samba, que também foi objeto de preconceito em razão de quem o cantava.

4 Comentários

  1. Cadê o Greenpeace agora? WWF? Ah é, só querem “lacração”.
    E os direitos dos animais? Então quer dizer que dentro de uma religião pode tudo?

    Não se trata de preconceito contra negros ou religiões africanas. Independente de raça, cor ou credo é errado sacrificar animais! Exceto quando se trata de alimentação ou prover matéria-prima, mas aí é outro assunto um pouco mais complexo que necessita de uma maior reflexão.

    • Não c oma seu churrasco então, não como nem arroz, feijão ou qualquer outra coisa, pois tudo hoje em dia tem derivado de animal seja por maquinas mal limpas ou insumos ou adubos. Larga mão de ser ignorante não existe consumo zero, não respira também ou faz digestão, pois bactérias são seres vivos e você está consumindo. Vá comer um alface e nos deixe em paz e por ultimo te pergunto

      Se na churrascaria tem alface por que no restaurante não tem carne? Quem é o preconceituoso agora?

      • Senhor Churrasco, o senhor não entendeu nada do comentário do Cidadão Sorocabano.
        Pelos seus comentários o senhor sabe apenas fazer churrasco !

    • Notoriamente a ignorância sempre anda de mãos dadas com a miséria.
      Achar que fazer oferenda as entidades espirituais vai melhorar alguma coisa é de uma sandice imensurável.

Comments are closed.