“UPH da Zona Leste não vai fechar”, garante chefe de gabinete de Crespo

Reprodução TV Câmara

A Prefeitura de Sorocaba não vai fechar a UPH Zona Leste. A afirmação foi feita pelo chefe de gabinete da Administração Municipal, Carlos Mendonça, durante audiência pública na noite desta segunda-feira (18), na Câmara Municipal. A Prefeitura, no entanto, ainda não sabe qual é a solução para o fim do contrato com a organização social gestora da unidade, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), em 15 de maio. A secretária da Saúde, Marina Pereira, não compareceu à audiência.

“A UPH Leste não vai fechar. O prefeito me disse isso hoje à tarde, pouco antes de vir pra cá. Então, não vai fechar a Zona Leste. Nós estamos tentando uma forma jurídica, prática, econômica, um jeito para que isso se sustente”, afirmou o chefe de gabinete do Executivo. Mendonça ainda disse na audiência que a Prefeitura não sabe como vai manter, e que os estudos estão sendo feitos.

O convênio entre a Prefeitura Municipal e o Banco de Olhos de Sorocaba para a estruturação, operacionalização e gerenciamento da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste foi renovado por quatro meses em 15 de janeiro e tem previsão de término para 15 de maio deste ano. O contrato tem sido renovado emergencialmente pela Prefeitura, devido o fim do prazo de 60 meses permitido pela lei de licitações, a 8.666/93.

De acordo com a assessora da diretoria do BOS, Jussara Cristina de Oliveira Souza, os funcionários da unidade sofrem desde maio de 2018 sem saber se vão continuar trabalhando. “Fizemos a rescisão com todos os funcionários, comunicamos nossos fornecedores. No entanto, em 21 de junho de 2018, em entrevista coletiva o prefeito nos anuncia que teríamos um termo de prorrogação excepcional e que em seis meses conseguiria fazer alguma coisa. Passado isso, em novembro de 2018 solicita-se, porém, um termo de prorrogação da prorrogação especial pelo período de quatro meses, que se encerra agora em maio de 2019”, explicou.

Durante a audiência, o vereador Silvano Jr., um dos proponentes do encontro, reclamou sobre a ausência da secretária da Saúde. “A secretária Marina tinha me garantido que estaria presente, e não veio e não justificou. Eu tinha pelo menos cinco perguntas para fazer”, afirmou o parlamentar. A iniciativa da audiência, além de Silvano, foi do presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB), juntamente com os vereadores Hudson Pessini (MDB) e Wanderley Diogo (PRP).

Além dos proponentes, participaram da sessão os vereadores Renan Santos (PCdoB), João Donizeti (PSDB) e Fausto Peres (Podemos)

A UPH Zona Leste, gerida pelo BOS, abrange uma área de 33 bairros, embora receba pacientes de toda a cidade, e atende principalmente crianças e pessoas idosas.

9 Comentários

  1. Isso tudo e resultado de uma administração prepotente que não ouve os munícipes e ainda deixa para a última hora
    Sei das prorrogações e o custo disso mas já deveria estar sendo feita uma nova licitação para substituir o BOS lembrando que a OS que entrar vai ter que começar do Zero tendo em vista que até o prédio e alugado pelo BOS!!!!

    • Não estava ontem na audiência e agora quer sentar na frente e mudar o trajeto do bonde.
      Sabe nada inocente !!!!!
      O prédio é propriedade do BOS , comenta o que não sabe, , fala o que não entende
      Sorocaba 2024 entre as cinco melhores cidades para se viver

      • O fato do prédio ser do BOS ( dizem que é do FC) ou nao é o de menos. A incompetência do governo está em não ter tomado providências antes do vencimento do contrato. Sabe que o contrato vai acabar, nao faz nada, o pagamento do BOS é feito com atraso, o que gera prejuízo aos cofres públicos, e fica prorrogando o contrato ate chegar em um beco sem saída.

        Não tem a mínima compaixão e respeito com a população da zona leste, e com os funcionários do BOS que trabalham na incerteza da permanência do emprego.

        Outra falta de bom senso e respeito foi mandar esse capataz, que so serve pra puxar o saco, entregar coxinhas e ganhar 18mil, para esclarecer um problema tão sério como esse. Cadê a secretária da saúde? Correu? Cadê o Pinóquio doido?

        Governo incompetente e irresponsável. Pede pra sair e da o lugar pra quem sabe administrar.

        #FORACRESPO

    • Dizem que é do FC , falaram que , acho que vi , me disseram que , alguém viu que , acho que , talvez tenham .. tudo indica … estava escuro e não deu para ver direito , todas as acusações de forma infundada ,
      Se forem á policia federal com estas acusações , adivinhem o que vai acontecer , !!!!!

  2. Estão cogitando de transferir o serviço para junto de um posto de saúde nas redondezas

  3. Esperávamos um obelisco de moralidade na audiência para jogar seu manto de sabedoria . uma temida espada de justiça ?
    Pela sua imensurável bravura , não comparecer , só uma justificativa plausível , acabou o bolsa família e não tinha dinheiro para ir de ônibus ?

    • O dinheiro do bolsa família ok, o problema foi o ônibus da URBES, chegam atrasado e ainda quebram no caminho.

      Kkkkkkkk

      É o desgoverno Crespo.

      #ForaCrespo

      • Não tinha dinheiro mesmo , o ônibus é desculpa , nem ao portão vc foi ….

  4. Cadê a secretária da saúde? Correu? Mandaram o jagunço no lugar dela para contar mentira a população. Esse puxa saco não sabe nem porque está no mundo, vai falar sobre contrato de pronto atendimento? O contrato venceu, o bos chegou a dispensar todos os funcionários, o governo disse que iria encerrar no fim voltou atrás e prorrogou, passou seis meses e prorrogou novamente. E agora como fica a população? Como ficam os funcionários trabalhando nessa incerteza se vai fechar ou não? Esse é o desgoverno municipal.

    #FORACRESPO

Comments are closed.