Sindicato vai pedir a cassação de vereador que ofendeu professores em rede social

O Sindicato Municipal dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba afirmou que vai protocolar na próxima semana o pedido de investigação das atitudes do vereador Irineu Toledo (PRB), após o episódio em que o parlamentar ofendeu professores e munícipes em comentários no Facebook. O pedido será feito à comissão de Ética da Casa de Leis e pode gerar até a cassação do parlamentar. A assessoria da Câmara Municipal e também a do vereador foram acionadas, mas ainda não se manifestaram.

De acordo com o presidente do Sindicato, Salatiel Hergesel, serão tomadas três ações no primeiro momento. A primeira, na Justiça Comum, será uma ação judicial coletiva por danos morais, que será feita pelo Sindicato para defesa da categoria, por terem sido ofendidos todos os professores da rede municipal, segundo a visão da entidade.

O Sindicato irá também tomar duas posições diante da Câmara Municipal. A primeira, protocolar uma moção de repúdio quanto às declarações do vereador. Depois, pedir oficialmente para a comissão de ética abrir investigação por quebra de decoro do vereador. Esse pedido pode resultar na cassação de Irineu.

“Vamos protocolar na segunda à tarde ou na terça durante a sessão o pedido de investigação, porque na nossa visão houve quebra de decoro”, explicou Salatiel. “Esperamos que esse tipo de situação não ocorra mais, pois não é a primeira vez que o vereador Irineu tem esse tipo de atitude com relação aos servidores públicos municipais”, concluiu Salatiel.

De acordo com o sindicalista, Irineu desrespeitou as leis federais 9504 e 4737, além do decreto-lei federal 2001/1967 e o Regimento Interno do Legislativo.

Relembre o caso

O vereador líder da base do governo do prefeito José Crespo na Câmara, o pastor Irineu Toledo (PRB), protagonizou um bate-boca com professores e internautas no Facebook, nesta noite de quinta-feira (14).

Na discussão acalorada o parlamentar dispara diversas ofensas contra os professores, como “incultos”, “parasitas do serviço público”, “ditadores asquerosos” etc.

Tudo começou com o compartilhamento de um meme por um usuário do Facebook, que cita a tragédia ocorrida em uma escola estadual de Suzano. Nele, um usuário do Twitter opina que “professores ganham mal”. O vereador questionou o fato por meio de comentário na publicação: “não sei quem colocou na cabeça de vocês que professor ganha mal!!!”.

Quem acompanha a postagem resolveu contrariar a opinião do vereador e acabou entrando em um bate-boca com o mesmo, que chegou a comentar que “os professores reclamam de tudo, nunca estão satisfeitos e ganham os melhores salários”.

O Ipa Online se mantém à disposição para manifestação do vereador.

veja os prints da discussão abaixo:

 

29 Comentários

  1. Revolta ver um homem que se diz pastor falar tanta asneira vive do dinheiro do povo sem fazer nada tanto na vida pública quanto na vida particular vive malogrado a fé das pessoas e depois vai e sai candidato com apoio dos seus fiéis nada contra as pessoas que frequentam tal igreja mas vejam o homem que fala de Deus nos vossos cultos um homem que não tem nada de Deus mas sim falso profeta acorda Sorocaba vamos limpar a câmara na próxima eleição tirar esses parasitas que fazem do cargo de vereador uma profissão só ganhando e não fazendo nada para o bem da cidade fora Irineu toledo

  2. Tem que acabar com essa mamata de sindicatos. Isso sim.
    Agora sobre política o povo respo de na urna.
    Agora os vagabundo da parte de sindicato nunca sai do poder. #foralixodesindicato

    • Opinião encomenda. O pilantra ofende a mais importante categoria profissional, como se político tivesse moral para falar de quaisquer classe de trabalhadores e a culpa é do sindicato que sai em defesa dos professores?
      Que inversão de valores! Está tudo ao contrário…O rabo agora é quem abana o cachorro!

    • Trabalhei por mais de 50 anos em industrias, vivi intensamente os anos de chumbo, acompanhei varias greves na década de 70 e 80, e durante todo este tempo, nunca vi nenhum trabalhador, digo trabalhador mesmo, daqueles que suam a camisa, quando pensaram em ajudar o sindicato , entram e não ficaram mais de um ano, ou saíram por não compartilhar as ideias ou fizeram sair.
      Quem não se lembra da imagem aérea do Sindicato de São Bernardo, onde aparece uma churrasqueira coletiva, onde só os mesmos podem usar.
      Posso dizer com conhecimento de causa, vivi e vi , portando não me venham com demagogia barata.

      • Vc pode não ter simpatia por sindicatos, ter uma visão contraria, entender que eles não contribuem em nada, ou seja lá o que for. Mas no caso em específico o sindicato nao está errado. Errado está o sujeito que ofendeu uma classe de profissionais, excencial para a formação de todos, e se ninguém entrar em sua defesa fica tudo por isso mesmo, percebe? Quantas vezes o senhor em 50 anos trabalhando em industrias viu benefícios em sua categoria conquistados pelo sindicato? Se disser que nunca é mentira, e se não houvessem esses caras sua categoria estaria oprimida pelo patrão que se pudesse tiraria seus direitos e pagaria um salário cada vez menor e com menos benefícios. Não gostou rua! É o que vai voltar a acontecer a partir de agora com a reforma trabalhista, onde os legisladores tiraram direitos dos empregados. Vc e seus colegas estariam se matando de trabalhar, tornando o industrial cada vez mais milionário e sem nenhuma contrapartida.
        Mesmo assim o senhor tem todo o direito de odia-los , só acredito que o maior interessado no fim dos sindicatos são os patrões, por eles o povo volta a ser escravo e a trabalhar por um prato de comida.

      • Sindicato tem que existir, mas não assim, como se fossem Reis , só saem quando morrem.
        Veja o que acontece em época de eleição nos sindicatos dos motoristas de São Paulo.

  3. esse tal de irineu se voltou contra o povo em troca de dinheiro, não vamos esquecer isso nas próximas eleições

  4. Vamos ver agora , o Vitão, Fausto Peres, Vanderlei Diogo, se vão se omitir novamente, o povo não vai esquecer de vocês……2020 vem aí…

  5. Quer dizer que o sindicatozinho ficou ofendidinho porque o grande líder de nosso prefeito falou umas verdades ?
    Talvez seja porque eles ganhem mais e façam ainda menos que os professores. Leram que tem professor ganhando 15 mil e vão reivindicar equiparação salarial?
    Sinficato pelego e Petralha. Essa mamata vai acabar , vocês vão ver !
    Kkkkkkk

      • Agora fica com essa p…..de brincaderinha aqui é?
        Vem um e fala e vem o otro e grita fake news?
        Mais palhaçada desses retardados.

      • Nao tenho nada com isso…. não pedi para ninguém se passar por mim…
        Isso e entre você e o vagabundo que esta criando Fake meu….
        ‘RC”, so tem um, único e exclusivo ! O resto e Petralhada !

        “digo a verdade, doa em quem doer”

      • Apesar desse vagabundo expressar exatamente minha forma de pensar , acho ridículo criar um Fake meu para isso… por que não assume sua opiniões ?
        Como já estou cansado de dizer, ‘RC”, so tem um, único e exclusivo ! E o resto é Petralhada !

        “Digo a verdade, doa em quem doer”

      • O RC e um FAKE NEWS do verdadeiro RC, possivelmente um moleque que mora com os pais e entra depois da meia para “curtir” com todo mundo e NÃO TEM AUTORIZAÇÃO do Verdadeiro RC (EU) para usar minhas iniciais…. tanto que deixei de usar o RC (OFICIAL) em consequência do FAKE, e qualquer Nick que eu use, o FAKE NEWS copia ! Mas sou único, exclusivo e incomparável, sempre dizendo a “verdade doa em quem doer”.

  6. E esse Irineu se diz Pastor só se for…..
    Caso acabe em pizza se na próxima eleição que está perto ele for novamente votado ….. Desculpa mas daí o povo sorocabano tem que apanhar de chinelo…..
    Esse cara que se diz Pastor não merece estar na Câmara

    • Sr. Jorge Luis, teve partido que roubou descaradamente o pais por 13 anos e foi eleito e reeleito … Sinto muito, mas inteligência política não é a marca mais forte dessa nação. E quanto aos comentários sobre os professores, tirando a total perda de senso de um ponto da conversa em diante (de ambas as partes, vamos ser honestos), professor decide ser professor é reclama mesmo, e anão mesmo tempo há uma grande injustiça com esse educador da nação – exceto os militantes políticos esquerdopatas que destroem gerações inteiras com sua doença… Professores merecem todo respeito!!!!!!!

    • a educação nesse país é um lixo, é só culpam o governo; não se pode falar nada que se processado – recomendo que o vereador (que particularmente acho que foi infeliz nas declarações e gastar tempo comentando após tantas ofensas dos dois lados – que também processe todos que falaram da questão da fé… Pois está na lei… Quero só ver agora, kkkkk- mas que professor e injustiçado é verdade, mas que também decidiu pela profissão, é verdade. Defende a esquerda em muitos casos, a naonpercebevque alimenta a anarquia, não quer a PM mas reclama de apanhar de aluno, defende a esquerdopata visão política, mas não gosta do resultado final do que prega… Mas que sem dúvida é mal remunerado e mal treinado, não tenho dúvida, mereciam muito mais respeito e seleção para preparar nossa nação para o futuro. Desejo um Brasil com professores bem remunerado e respeitados, como deve ser. Tenho orgulho e amor em lembrar de todos meus queridos mestres que contribuíram em formar tantos cidadãos!!!! Viva os professores! Abaixo os militantes políticos disfarçados de educadores.

      • Vc fala de esquerda e não sabe o que fala!!
        O período que o Brasil mais cresceu foi no tempo do PT.. goste ou não goste!! O Lula preso se fosse candidato.ganharia eleições estourado, como pode?? E não é ganhar pelo nordeste não meu amigo e nem pelo bolsa família como os com preconceito gostam de falar!! Abra os olhos!! Foi dado um golpe e.o povo ainda não acordou!! Vai acordar quanto desconstruir tudo que foi feito se bom pelo pt e o povo trabalhar a.troco de.comida … sem aposentadoria, sem direitos trabalhistas, entregue nossas riquezas para os Estados unidos!! Estamos no rumo de virar um México, uma.india!!! Goste ou não goste, reflita os rumos do país atual!!
        Falar de.esquerda sem fatos,. é preconceito com.odio, vazio em.comhecimento!!

      • vejo, pela forma sofrível de escrever , e pelo desprezo aos professores, que não aproveitou o tempo na escola. Sintomático.

      • Sr Mi mi mi (idiota alegre)..
        Vejo, pela forma sofrível de escrever , e pelo desprezo aos professores, que não aproveitou o tempo na escola. Sintomático

  7. Se as coisas fossem sério aqui nessa cidade, a própria câmara deveria tomar providências contra esse senhor,as como aqui tudo acaba em pizza, vai ficar por isso mesmo, é bem a cara desse governo medíocre!

  8. Que episódio lamentável. Um sujeito que “trabalhou” como pastor e vereador, ou seja, sem profissão, falar tanta bobagem da mais nobre das profissões. Profissão esta que alfabetiza as nossas crianças, formam médicos, advogados, engenheiros, enfim, tudo começa pelo educador. Esse sujeito fala com tanto ódio, e o mais grave, representa uma parcela das ovelhas que o elegeram. Como pode um cidadão dessa categoria ter espaço na política e ainda se dizer cristão. Esse é o mesmo pensamento do prefeito, esse papel a que ele se presta é para defender os interesses do prefeito, o mesmo que a anos atrás o humilhou na câmara enquanto eram vereadores, e hj estão juntos. Que raça! Final dos tempos!

    #FORA CRESPO
    #FORA Irineu Toledo

  9. Se ofender servidor público render alguma penalidade a alguém minhas esperanças serão renovadas!

    • Espere sentada, você acha que eles vão penalizar um dos seus pares ? esta Câmara de Vereadores é um grande teatro, no palco você vê gritos, discursos eufóricos, e na coxia, todas renda da plateia.
      Eu já tenho o nome do vereador que vai puxar este processo.

  10. Não precisa ser muito letrado para perceber que o nobre edil incorreu em vários crimes ,e falta de decoro .quem fala muito dá bom dia a cavalo

Comments are closed.