Prefeitura tenta de novo doar terreno de R$ 13 milhões para BRT; Câmara vota na 5ª

Foto: Julio Leite/Colaboração

A Câmara Municipal agendou uma sessão extraordinária para esta quinta-feira (28) com o objetivo de votar a doação da área onde seria construído o Hospital Municipal de Sorocaba para a concessionária que vai gerenciar o BRT-Sorocaba. O objetivo é que o terreno seja usado como garagem. Alguns vereadores apresentaram emendas para tentar sanar o problema e até o Ministério Público foi acionado, na tentativa de vetar a doação.

O Projeto de Lei 169/2018 já esteve em pauta por quatro vezes para apreciação dos vereadores, mas saiu de discussão em dezembro, após um empasse na apresentação de emendas. Duas delas, dos vereadores Péricles Régis (MDB) e Rodrigo Manga (Dem), preveem o pagamento de um aluguel pelos 20 anos de concessão (não inferior a 0,5% do valor do imóvel mensalmente), a construção e manutenção de uma Unidade de Pronto Atendimento e a doação de 30 ambulâncias.

No último dia 13 de dezembro, o Ministério Público acatou uma representação do vereador Francisco França (PT) para investigar irregularidades presentes no Projeto de Lei. O MP recomendou que o referido projeto não fosse mais pautado pela Câmara Municipal até que todos os esclarecimentos sejam apresentados.

França apontou que a área foi desapropriada, inicialmente, para construção de um hospital público na Zona Norte de Sorocaba, tendo saído do orçamento da Saúde a verba para tanto, o que veda sua doação è empresa privada. Ele também considerou que não houve desafetação da área, de imóvel para uso especial para de uso comum, desvio de finalidade pela concessão à empresa privada e que não há no projeto indicação se essa doação irá repercutir na tarifa técnica de remuneração do Transporte Coletivo.

O terreno tem uma área total de 26 mil m² na avenida Ipanema, no bairro Ipanema Ville. Ele foi adquirido em 2013 por R$ 13 milhões, com o objetivo de sediar o Hospital Municipal de Sorocaba, que ainda não saiu do papel mas pode ser encontrado no site da Prefeitura Municipal, pelo link http://www.sorocaba.sp.gov.br/ppp/hospital-de-clinicas-de-sorocaba/.

Em julho de 2018, a Secretaria de Planejamento e Projetos divulgou que fará a concessão da área da garagem da antiga concessionária Transportes Coletivos Sorocaba (TCS) para a empresa que irá gerir o BRT (Bus Rapit Transit). A concessão prevista será por um período de 20 anos.

12 Comentários

  1. A Câmara Municipal agendou uma sessão extraordinária para esta quinta-feira (28) com o objetivo de votar a doação da área onde seria construído o Hospital Municipal de Sorocaba.

    Uma dica, com toda a humildade, pare de falar feito papagaio de pirata e tome uma atitude eficaz, vá a Câmara e fale o que pensa, aponte os erros, mas por favor, cuidado com o vocabulário chulo que vc usa, procure se controlar e diga palavras corretos, não precisa ser nada sofisticado ou rebuscado, use o básico que vai bem.
    Se precisar de ajuda, estarei la e pode contar com minha ajuda.

    • Ok grato pela dica, agora pode voltar lá lamber as botas do padrinho.
      Pobre lacaio!

      #ForaCrespo

      • Vai ou não vai.??
        acho que não, esta com medo !!!!!! um falastrão …

    • Deixa de ser ridiculo cara, quem vai ter medo de um pobre lacaio igual a vc?

      #ForaCrespo

      • Tenho que me redimir, talvez não seja o medo em si, pode ser vergonha e ir a um lugar diferente que você não esta acostumado a frequentar e sentir se deslocado, a frente de pessoas cultas, educadas, pessoas que usam palavras polidas ,mas não tema , la é um lugar publico com acesso livre para toda a população.
        Só não use palavras do seu cotidiano, algumas pessoas podem não entender, assim
        entendo e peço mil desculpas

      • Quando vc diz que ali não é um ambiente que eu estou acostumado a frequentar vc tem toda razão! Irei me sentir deslocado mesmo,sabe, muitas vezes acompanho as sessões pela TV e observo as pessoas cultas, educadas e com palavras polidas que estão por ali não! Há dias em que seu ambiente está pior que um cortiço. Lembra o dia em que o delego Carriel era o convidado? Resolveram bater boca e atrapalharam toda a explanação do delegado, um verdadeiro mercado de peixes onde um queria gritar mais que o outro. O sentimento foi de vergonha, se houver meia dúzia com essas características mencionadas pelo senhor é muito! Sem contar as tramóias, trapaças e esquemas que não vem a tona e se encontram nesse meio. Tens toda razão, ali não é ambiente para um cidadão como eu, chafurdem na lama sozinhos!! Semelhante atrai semelhante. Seu ambiente é para quem não gosta de trabalhar duro, acordar cedo, dormir tarde, enfrentar a vida com dignidade. É o ambiente de sujeitos que gostam de vida fácil e cheia de privilégios, sujeitos falsos que demonstram preocupação com o povo quando na verdade na realidade visam o próprio interesse. Enfim, ali tem mais cobra que o Instituto Butantã.

        #ForaCrespo

  2. É mil vezes melhor o hospital do que uma garagem .como sempre os interesses dos empresários vêm primeiro que o povo.
    ???? .

  3. O prefeito é igual a cavalo em desfile de 7 de setembro.

    Esta cagando e andando para a platéia!

    A prova disso sao os textos de seu correspondente. É a mesma cabeça, o mesmo raciocínio. Deprimente!

    #FORACRESPO

    • Rc discipulo 26/02/2019 at 21:42
      A Câmara Municipal agendou uma sessão extraordinária para esta quinta-feira (28) com o objetivo de votar a doação da área onde seria construído o Hospital Municipal de Sorocaba.
      Uma dica, com toda a humildade, pare de falar feito papagaio de pirata e tome uma atitude eficaz, vá a Câmara e fale o que pensa, aponte os erros, mas por favor, cuidado com o vocabulário chulo que vc usa, procure se controlar e diga palavras corretos, não precisa ser nada sofisticado ou rebuscado, use o básico que vai bem.
      Se precisar de ajuda, estarei la e pode contar com minha ajuda.

      • Na última fila com o celular na mão?

        O Zé do pitaco , que vive grudado no saco do padrinho?
        Vc é que é papagaio de pirata, onde tem uma camera fotografando la esta o senhor pendurado no papai. Rsrs
        Pobre lacaio!

        #FORACRESPO

      • Usar termos chulos aqui na tela do computador, é fácil, quero ver o obelisco da moralidade falar na tribuna, esse Leão da verdade usa lacinho no pescoço para não se perder do dono e só mia.

Comments are closed.