Manga realiza ‘visita surpresa’ em UPH e detona Crespo: “pior gestão de saúde”

Foto: reprodução/vídeo

O vereador Rodrigo Manga (DEM) realizou uma visita surpresa à Unidade de Pronto-Atendimento (UPH) Zona Norte, na noite desta última quarta-feira (2), e constatou problemas no atendimento aos pacientes.

A ação ocorreu após o parlamentar receber uma série de denúncias de usuários da unidade, alertando sobre caos, sobretudo quanto à demora no atendimento de consultas e exames, além de problema na transferência de doentes para internação em hospitais, devido à falta de leitos. O caso será denunciado ao Ministério Público Estadual.

O ex-presidente da Câmara, que fora aliado do governo, demonstrou, por diversas vezes, descontentamento com algumas questões relacionadas ao trato com as políticas públicas aplicadas à cidade. “É a pior gestão de saúde da história. Eu acreditei nessa turma. Defendi o projeto que eles falaram que iria melhorar e piorou. As pessoas estão morrendo”, esbraveja.

Manga, inclusive, deixa um alerta no vídeo caso sofra ameaças. “Se tentarem algo contra minha pessoa, se me ameaçarem, agredirem, vocês já sabem quem foi”, joga a indireta no caso de ‘inversão dos fatos’ da denúncia.

“Quero mostrar para vocês o caos que está a saúde. O prefeito vira as costas para a população. Aquele que tinha que resolver deixa se tornar esse caos. Não chama funcionários, não faz reunião com o pessoal”, reclama Manga em uma transmissão ao vivo feita pelo Facebook.

“Lamentavelmente, a Prefeitura não tem feito a sua parte. Muita gente está sofrendo. A saúde deve ser prioridade”, aponta Manga. No local, o vereador soube, por meio de um dos usuários, que havia pacientes esperando atendimento por mais de sete horas. “É inadmissível ficar esperando tanto tempo assim. Ouvi relatos de gente dizendo que muitas outras pessoas desistiram e foram embora para casa, sem atendimento médico”, complementa.

Assista a Live feita no Facebook durante a visita

Casos vistos na UPH

Um pai, que esperava por atendimento ao seu filho, destacou que a demora foi de quatro horas. No momento havia três médicos, mas quando ele chegou, não tinha nenhum. Já havia passado das 22h, e uma senhora disse que outra paciente, com bebê em fase de amamentação, aguardava por atendimento desde as 18h. Ainda conforme depoimentos de usuários da unidade, um paciente internado desde o dia 29 de dezembro, no aguardo de liberação de leito em hospital, não resistiu e morreu na UPH, nesta quarta-feira.

Além de pacientes, médicos e funcionários da UPH Zona Norte também confirmaram os problemas de atendimento. “A queixa é a falta de gestão. São necessários mais médicos e os funcionários que estão no local se desdobram. É humanamente impossível e quem está aqui, agora, está trabalhando no limite do estresse. Falta mão de obra”, evidenciou Manga.

Segundo os relatos, muitos profissionais de saúde da unidade estão em férias, outros foram exonerados. “Não dá para ficar como está”, reclamou uma médica. “O caso não é de epidemia, nem de médico dormindo, é de falta de gestão. Falta valorização do profissional e estrutura adequada para se trabalhar na UPH. Para você ver, que tem até médico pedindo socorro, querendo ajuda para tentar reverter essa situação…”, acrescenta Manga.

O vereador vai elaborar um documento citando as contestações feitas durante a visita e encaminhá-lo ao Ministério Público, para que cobre providências da Prefeitura. “É desumano ver pessoas ‘acabadas’ na fila de espera. Essa situação precisa mudar”, finaliza.

35 Comentários

  1. Tem um sujeito aqui, e também em outras matérias políticas que mencionam o Sr prefeito, que é um tremendo puxa saco, pelego, provavelmente tenha algum carguinho em comissão, ganhando uns trocados pago com o dinheiro publico e com a finalidade de defender o indefensável. Um de seus apelidos é RC e sempre termina sua redação com a expressão “Doa a quem doer “. O pelego, além de puxar o saco com esse apelido, usa vários outros nomes, para “concordar com ele mesmo”. Uma situação patética que chega a dar pena do que se sujeita um cidadão capacho e mau caráter, vergonhoso! Se quiserem confirmar é só reparar na escrita do ze mané. A maneira de escrever é a mesma e os nomes são diferentes.

  2. Parabéns Nobre Vereador Rodrigo Manga! Que seja candidato a Prefeito em 2020 e que tenha sucesso!!
    Precisamos de pessoas com sua Coragem e Fibra!!
    O prefeito tem o pior índice de aprovação da história da cidade, pior que da Dilma, então isso mostra o quanto o povo está feliz com essa gestão!!!
    Parabéns pela atitude!!!

    • Estranho isso…” Apos denúncias…” Então nossos vereadores nunca visitaram as UPH???? Nunca usaram o que implantaram????? E porque foi visitar vira “herói”???? Para com isso.
      Crespo, Manga, Vereadores, Secretários, VÃO TRABALHAR E PAREM DE FAZER CAMPANHA QUE O POVO CANSOU DESSA POLÍTICA INEFICIENTE QUE TODOS FAZEM!!!!!!!! Vão trabalhar e pensem no povo o ano todo, antes, durante e depois de eleitos. Se a cidade está ruim, regular ou boa (perto da última gestão, está melhor; em relação a mais anteriores, deve muito) isso não é responsabilidade única do prefeito, Srs vereadores e secretariado, porque está assim???? Porque não viram antes?? O que estão fazendo recebendo salários com dinheiro dos contribuintes e sem dar retorno adequado??? TODOS!!!!!!!!!! Ou trabalha ou recomendo que TROQUEM TODOS!!!! Aí vc vai ver trabalhar e cobrar de verdade uns aos outros. Fazer campanha disfarçada de “cuidar do povo ” não cola mais… VÃO TODOS TRABALHAR, QUE ESTAMOS PAGANDO CARO PRA MUITO POUCO RESULTADO!!

      • Disse tudo!!!!!!!!!! Chega de política, queremos administradores competentes e eficientes. Muito custo pra muito pouco retorno. VÃO TRABALHAR!!!!

      • Também concordo, se os vereadores usassem o sistema de saúde municipal, eu apoiaria totalmente eles. Tem planos de saúde e só visitam pra fazer “bonito”… Hipocrisia. De todos.
        Tava na hora de trabalhar mais e aparecer menos. Aprendam com o atual presidente: 8 segundos de TV sem dinheiro pra campanha (com as sobras fez doação) e não precisou fingir ser cidadão. Vamos corrigir o que está errado e trabalhar contra corrupção e desperdício de dinheiro que vocês ganham muito mais votos.

      • O exemplo de A.Santos é muito forte. Se alguém faz algo grandioso como uma campanha presidencial sem dinheiro e sem marketing / marketeiros (ilusionistas de um povo semi-analfabeto) e ainda sobra, ESSE É O ADMINISTRADOR QUE QUERO CUIDANDO DO DINHEIRO DO CONTRIBUINTE. O Haddad gastou mais do que podia, do que tinha, e ainda teve que pedir dinheiro depois (a famosa vaquinha do PT); isso é incompetência pura, pois fizeram um “investimento” durante a campanha apostando todas fichas, e ia recuperar o dinheiro se ganhasse… (???????) isso é uma piada, ou estão chamando os brasileiros de idiotas completos???????? Até tem alguns qu acreditam nos ilusionistas, mas o povo acordou e os políticos deveriam começar a ser sérios e trabalhadores. Secretários competentes (chega de puxa-sacos de cabide de emprego lambe-botas) e eficientes. Caso contrário, concordo com o comentário: VAMOS TROCAR TODOS QUE ESTIVEREM NA GESTÃO INCOPETENTE!!!!!!!!!!!

      • Infelizmente o prefeito não tem capacidade de formar equipe e ter clima de união na prefeitura, por isso desde que iniciou o mandato tem essa guerra inclusive dentro do partido dele próprio ( Manga por exemplo ).e.a sua Vice Prefeita, esses dois exemplos dá para se ter ideia de como é péssima a gestão de pessoas.e de equipe. Quem perde e paga essa conta é o povo, infelizmente!
        Quando o Manga refere a.ma gestão, goste ou não, ele tem razão, pois o prefeito é o que tem o poder, e.essa falta de habilidade ocasiona essa falta de união ! Lamentável para todos nós, pois a conta dessa incapacidade fica para o cidadão!! Que termine logo esse show de.horror!!! E que troque a equipe completa, não apenas o prefeito!!!

  3. Boa noite, acho que a gestão corrigi o descaso ocorrido, o prefeito num faz plantão no PAs e a cidade vai seguir seu desenvolvimento, apesar de tudo.
    dois anos de governo e muito se fez,acho que “algumas coisas tá fora da nova ordem mundial” ( Caetano) mas já é apesar da crise e governo anterior a 20 econômia nacional.,..aguardar o progresso do que se faz! é a campanha a prefeitura já começou…pro candidato Manga., Lamentável

  4. Se nao faz reclamam…
    Se faz reclamam mais ainda….
    Complicado
    Parabens Manga fica em paz
    Nem Jesus agradou todo mundo

  5. Quanto OPORTUNISMO…..Chama Alexandre Frota na Camara de Sorocaba pra fazer discurso,depois vai passear na TV RECORD e fica na primeira fila da TV pra acompanhar a FINAL DA FAZENDA( pasmem..) e Agora vem posar de salvador de Sorocaba?????
    Vai se enxergar!!

  6. Acompanhar de perto é o mínimo que devem fazer. A saúde ta assim faz tempo e cada vez mais decadente.

    Barulho feito, veremos os próximos capítulos.

    Manga, Crespo e os demais, TRABALHEM !
    Isso é o mínimo que queremos !

  7. A gestão do Rodrigo É ótima como vereador ………………………, traz como convidado para a Câmara o ALEXANDRE FROTA,se ele teve tempo para isso porque não olha cuida mais para a saúde……..QUANTA HIPOCRISIA!”

  8. Se for no PA do eden tbm sera assim,a ultima vez q fui la minha filha(que ja teve convulsao febril) ela estava com 39 graus e eu havia medicado e nao havia abaixado a temperatura,cheguei la informei,logo o medico chamou,fui la pra dentro o medico atendeu e pediu para q eu fosse ate a sala de medicacao para que tirassem a temperatura dela pra dai ele poder medicar,chegando la tinha 1 crianca com termometro,e outras 2 na minha frente,todos esperando o termometro pois dó havia 1 termometro no PA todo,como pode ter 1 termometro em 1 Pa? E fiquei ali esperando ate q o termometro chegasse na minha vez,e os adultos q estavam la esperarsm bastante tambem pois chegou um caso de AVC e toda equipe de enfermagem e de medicacao foram ajudar no AVC e so ficou 1 enfermeira na sala de medicacao, com certo de 5 criancas la e uns 8 adultos esperando serem atendidos! Uma baita falta de respeito pois tinha pessoas de cadeira de rodas e com pe quebrado no meio disso,deveriam ter mais funcionarios la ou qualificar melhor os funvionarios q teem pra nao precisar ir mais de 10 pessoas pra cuidar de um AVC pq ate entso era 1 paciente só,como coube tanta gente cuidando de 1 paciente so?

  9. Parabéns vereador Rodrigo Manga, mostra que tem personalidade pois mesmo sendo do partido desse péssimo prefeito não se intimidou e mostrar a realidade, chega de mentiras, fazer propaganda na televisão enquanto nossa população morre aguardando atendimento, só não encherga quem não quer, cidade esburacada, mato pra todo lado, cadê os ecopontos? Ônibus mais caro do Brasil, só elogia esse governo quem recebe alguma vantagem! Parabéns prefeito, o pior da história!

  10. A obrigação de todo político em cargo eletivo é averiguar irregularidades e tomar iniciativas para atender os interesses do povo que o elegeu. Assim, a afirmação de que Rodrigo Manga é picareta e oportunista, entre outras barbaridades que eu tenho lido e ouvido por aí, cai por terra. PRA QUEM JÁ LEU A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO E A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE SOROCABA sabe que está ocorrendo uma grande violação nos direitos dos eleitores, inclusive violação dos direitos humanos, e que o trabalho do Rodrigo Manga é coerente, brilhante e digno de aplauso. Qual outro político eleito vai de perto conhecer as mazelas do povo tratando com consideração, respeito e carinho aqueles que estão precisando, e pior, aqueles que tem o direito que lhes está sendo negado. Então, diante de tanto ACHISMO, fica a dica: A LEITURA DOS 3 LIVROS CITADOS NO MEU COMENTÁRIO. E a você, RODRIGO MANGA, meu muito obrigada! Estou torcendo pela sua eleição como PREFEITO EM 2020! ????????????????????

    • Esse monte de ????????????? no meu comentário eta pra ser uma salva de palmas. Mas não saiu as figurinhas aqui! UMA SALVA DE PALMAS A VOCÊ, RODRIGO MANGA!

      • Se nao faz reclamam…
        Se faz reclamam mais ainda….
        Complicado
        Parabens Manga fica em paz
        Nem Jesus agradou todo mundo

      • O Alexandre Frota tem uma experiência de vida de recuperação de drogas que deve ser compartilhada, infelizmente houve distorção do fato na.nossa cidade !! Igual a esse vídeo que o Manga fez, se a carapuça serviu e incomodou é porque tem.verdade.nas declarações e fatos mostrados!!
        Melhor uma atitude como a do Manga que um.prefeito que age com total falta de respeito e profissionalismo, como última.viagem tima a Espanha, despachar remotamente?? Fechar o gabinete cómo se.fosse a prefeitura uma empresa privada e.nao.tivesse Tratamento Vice Prefeito!! Tratamento escroto!! Tapa.na cara do.povo!!! Gastar $$ em comissionada de Brasília, sem necessidade, gastar uma.fortuna em propagandas!!! CPIs.inumeras!!! Por suspeitas de corrupção!.
        Esperamos bons candidatos para 2020, Manga, Vitor Lippi, Raul Marcelo, Flávio Amary.. pois esse atual é decepção!!! Só falta de profissionalismo como o caso da Espanha e baixarias, como inúmeros casos, diploma falso por exemplo.. não dá pra ter uma.pessoa com.essa postura representando nossa cidade!!!

  11. A gestão desse prefeitinho que passa no melhor hospital e não se importa se a população, vai ter ter um hospital decente a população precisa se unir para tirar esse prefeitinho de merda se a população se uniu para tirar um precidente podemos tirar o Sr CRESPO da nossa cidade basta querer.

  12. o primeiro que eu vii ate hoje que fala a vdd deveria mostra esse video para a secretaria da suade pra ele manda aquela nota sempre deizendo que isso nao acontece que o tempo de espera e no maximo 30 minutos parabens manga o primeirp qie vejo falandp a vdd e na lata .

  13. Quero parabenizar o vereador Rodrigo Manga por suas livres, mostrando o que de fato acontece nessa administração. Entendo que esse é o verdadeiro papel de um vereador, mostrar as falhas do executivo, cobrar das autoridades competentes, para que o povo, que paga o salário desses políticos, tenha os seus impostos revertidos em serviços de qualidade. Bom seria se o empenho dele fosse copiado por todos os vereadores. Puxar o saco do prefeito qualquer imbecil faz, agora ter a coragem de mostrar o que de fato ocorre no governo são poucos. Parabéns Rodrigo Manga, continue nessa luta, pois o povo que depende do serviço público há de reconhecer o seu empenho. Já os puxa sacos do executivo, cidadãos que não necessitam do serviço, que obtem vantagens ou tem algum interesse, desses pode esperar as críticas.

    • Sr Miguel , lembra-se do Ministro Rubens Ricupero ? , dizia o que é bom a gente mostra , o que é ruim a gente esconde , ai a regra continua.
      Pergunte a ele , quanto custaram as homenagens concedidas , títulos de cidadão Sorocabano , não somente as placas , digo custo total , despesas de funcionários , energia elétrica , salgadinhos etc.
      Quero ver ele esbravejar com os valores !

      • SR Denis, isso é simples de resolver. Se vc não acredita nele, vote em outro candidato. Vivemos em uma democracia. O que está em questão nesse momento é a atitude dele em acompanhar, mostrando e denunciando uma gestão péssima. Essa atitude eu parabenizo, na minha concepção essa é a uma atitude correta e de coragem, que deve ser copiada por todos os vereadores. Eles estão lá pra isso, defenderem os interesses da população. Não pra puxar saco do executivo, votando o que ele quer, e jogando a sujeira pra baixo do tapete (como vc disse)

      • S.r. Miguel , eu com 96 anos , já vi e vivi varias coisas , as pernas não obedecem , mas considero me lucido , assim me dou o direito de mostrar aos mais jovens como o sistema é perverso , teria imenso prazer em dialogar contigo sobre nossos governantes.
        Fazer barulho , gritar , serve apenas para as massas atenderem a elite , tivemos Jânio Quadros , Carlos Lacerda , Collor de Mello , entre outros picaretas ,temos 40% do PIB concentrado em 2 % da população , essa é nossa democracia , quando da aprovação do orçamento anual da prefeitura , a câmara aprova o referido orçamento em meia hora ! seria normal algo dessa magnitude? temos orçamento impositivo , na qual os vereadores indicam verbas para suas bases ? Um voto de cabresto de forma velada , veja a quantidade de títulos que a câmara concede ao final do ano , você com a mais boa vontade só será candidato a prefeito se atender aos interesses partido se não fizer parte do esquema , está fora
        O bom de hoje é que podemos discutir , dialogar , temos fontes para pesquisar e comprovar .
        Queria votar por opção ,e não por exclusão.

      • Infelizmente seu Denis, enquanto o sistema não mudar (O que eu concordo com o senhor, está tudo errado) vamos ter que continuar escolhendo o menos pior. Mas a sujeira, tem que aparecer, de uma forma ou de outra. Não podemos recriminar um cidadão que está mostrando as falhas, independente do seu interesse com isso. Caso contrário, nunca aparecerá denúncias e ficaremos na ignorância. Telhado de vidro, todos tem, ninguém é santo. Mas acho que os maus gestores devem ser cobrados e punidos exemplarmente, se for o caso. Que a lava jato avance para os estados e municipios, para que o sistema vá mudando aos poucos, senao iremos sempre dar 1 passo a frente e 3 para trás. Enfim, tudo é muito complexo, mas não podemos perder as esperanças nunca. Paz e bem seu Denis.

      • E parabéns pela lucidez seu Denis. O senhor tem todo o meu respeito. Um abraço!

  14. Manga, parabéns pela atitude!! Esse desgoverno age como ditador, dá pra dar as mãos para as ditaduras da Venezuela ou Fubá?
    Esperamos que continue representando os interesses do povo e.nao desse lixo que só sabe ter puxa sacos e fazer propaganda!!!
    Acorda povo sorocabano!!!

  15. Esse manga é um picareta conheço faz tempo sempre querendo aproveitar da situação

  16. Nem eu nem o pinoccio acreditamos nesse teatrinho de segunda categoria.
    O nobre vereador a cada dia perde o pouco crédito que ainda possuía e se iguala aquele vereador que virou prefeito. Quanto a gestão da saúde , essa sim é verdadeira e horrível. Gestão incompetente.

    • A diferença é que o Crespo não ganhou por ter competência, ganhou pelo apoio do Renato Amary e o Mangá está fazendo a parte dele!! Muito diferente desse ditador que se acha dono da cidade, mas se não fosse o Renato Amary, nunca teria ganho para a prefeitura!!

  17. Antes o então vereador Crespo também esbravejava , falava , gritava , pegava secretário pelo braço , agora o sonhador futuro candidato a prefeito vai na mesma linha populista comportamental.
    A cada dois dias uma homenagem a um cidadão Sorocabano, não aceitou sessões a noite , haja vista que tem que atender a centenas de cidadãos pedindo algo , o famosos dando que se recebe .
    Um grande circo , um teatro , desculpe me , a mim não engana.

    • Não reposição de corpo clínico quando de férias obrigatórias, licenças prêmio obrigatórias, afastamento por saúde dentro da legalidade e ignorar substituição de concursados que se aposentam, desfalcando a escala de plantão propositalmente, para denegrir a imagem do serviço.
      Deixar faltar medicamentos básicos em uma unidade de emergência, tirando recursos dos profissionais para melhor atender a população.
      Tirar o laboratório que funcionava na unidade , “terceirizando” o serviço , fazendo com que qualquer exame, por mais simples que seja, demore 3 horas para ser entregue ao paciente.
      Levar profissionais a verdadeiro pânico quando se dirigem para cumprir seu plantão, pois não sabem se ficarão em 8, 6 ou 2 plantonistas para atender toda a procura , por mau gerenciamento proposital de pessoal.
      Deixar nas unidades pacientes graves aguardando transferência para leitos hospitalares, muito acima do período permitido pela lei.
      Levar acompanhantes ao desespero e, muitas vezes aos confrontos com os funcionários, por verem seu entes queridos aguardando uma vaga por dias na unidade, instigando que sua revolta se dirija justamente a quem está fazendo algo pelo paciente, mascarando o verdadeiro culpado.
      Não cumprir sua obrigação de gestão, sucateando propositalmente a saúde pública , procurando maliciosamente provocar o conflito entre o cidadão e o funcionário concursado, como se prestar concurso hoje em dia não fosse mais prova de capacidade, mas sim atestado de inidoneidade moral.
      Anunciar , pomposamente , que 15 leitos abertos na indiscutível Santa Casa de Sorocaba “resolveriam de vez o gargalo de leitos das unidades pré hospitalares”…
      Se o Sr., Sr Denis, duvida de tudo isso também, eu acredito que o Sr. deveria fazer uma visita a uma UPH, onde poderá constatar a veracidade de todas essas informações simplesmente conversando com qualquer profissional ou mesmo só se dedicando a observar.
      E, se mesmo assim, continuar achando que isso é “um circo” , ao menos definiremos quem é o palhaço nesse caso: o cidadão sorocabano.

      • Desculpe me S.r. Gleidson , tenho dificuldade em redigir textos , assim posso ter destorcido a ideia , sou atendido na policlínica pelo Dr. Décio sempre com atenção e dedicação , e acredito que possa haver descaso na Zona Norte , o que não acredito é a forma que o processo é conduzido , muito barulho e demagogia , não existe o salvador da Pátria e não ouço o canto da Sereia
        Note , todos estes problemas de descaso são criticados , mas eu também tenho pessoas indicadas em cargos comissionados , toda semana faço homenagens concedendo títulos de cidadão Sorocabano , e isso ninguém pode negar , se levar os dois na feira da barganha , você não faz negocio

Comments are closed.