Luís Santos é o novo membro da Comissão Processante que investiga Crespo

O vereador e pastor Luis Santos (PROS) foi sorteado para compor a Comissão Processante que investiga supostas irregularidades cometidas pelo prefeito José Crespo (DEM), durante a sessão ordinária na Câmara, na manhã desta quinta-feira (23).

Vale ressaltar que Santos preside também a Comissão Processante que investiga a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB). O sorteio ocorre após Cíntia de Almeida deixar a secretaria de Igualdade e Assistência Social para reassumir seu mandato. Com o ato, o vereador Rafael Militão (MDB), segundo suplente, que integrava a CP, teve de deixar sua cadeira no Plenário.

Para o sorteio o vereador José Francisco Martinez (PSDB), com apoio da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) ajustou a urna com o nome de todos os vereadores, exceto o do presidente da Câmara, Fernando Dini (MDB). Após a leitura do nome de todos os parlamentares, Cíntia subiu à mesa da diretoria e sorteou um dos vereadores.

Assista ao momento do sorteio

Ainda no sorteio, o vereador Anselmo Neto (PSDB) questionou se, mais adiante, o nome sorteado de Luis Santos não correria risco de sofrer nulidade, já que ele integra outra CP. A resposta foi negativa por Dini, ao argumentar que o Plenário é “soberano”.

Questionado se aceitaria integrar a comissão, já que não pode ser obrigado a participar, Santos respondeu positivamente, contanto que seja membro “vogal”, mesma posição que Militão ocupava na CP.

É presidente comissão que investiga o prefeito o vereador Silvano Júnior (Pv) e relator Hudson Pessini (MDB). Ao saber da exoneração de Cíntia para voltar à Casa Legislativa, os integrantes da comissão, ainda com Militão como integrante, aceleraram a decisão de continuar com a investigação sobre Crespo, após o chefe do Executivo enviar sua defesa.

Os prazos de trabalho do grupo não sofrerão alterações.

Comissão sobre vice-prefeita

A Comissão Processante que apura denúncia de infração político-administrativa por parte da vice-prefeita Jaqueline Coutinho, definiu que vai prosseguir com as investigações após analisar o documento de defesa apresentado pela acusada. A decisão foi divulgada semana passada, após reunião entre os vereadores que formam a comissão: o presidente Luis Santos (PROS), o relator Anselmo Neto (PSDB) e Engenheiro Martinez (PSDB).

De acordo com Anselmo Neto, o motivo para manter a investigação é a não concordância com a defesa prévia da vice-prefeita, que pedia o arquivamento do processo alegando que não havia matéria para a investigação, por ela não exercer o cargo de prefeita, argumento que não foi aceito. “A denúncia da infração se refere ao período em que Jaqueline substituiu José Crespo, portanto, quando ela estava na função de chefe do executivo”, explica.

O relator disse também que o próximo passo da comissão será notificar o advogado de defesa de Jaqueline Coutinho para que, no prazo de cinco dias, ele informe se a vice-prefeita deseja ser ouvida antes ou depois das testemunhas que serão convocadas para depoimentos. “A partir da resposta do advogado é que iremos programar as oitivas, a princípio com as 10 testemunhas informadas pela vice-prefeita no documento de defesa”, avisa o vereador Anselmo Neto.

O prazo para a Comissão Processante finalizar a apuração e apresentar o relatório final é no dia 28 de julho.

3 Comentários

  1. Executivo usando a vereadora como massa de manobra para seu bel interesse, pior é a vereadora se deixar levar, dá pra ver o nível da “nobre” edil. A câmara fica só nisso vivendo de CPIs e a cidade as moscas. #ForaCrespo

  2. Agora o Pastor vai botar pra quebrar sangue no Zoio e a vereadora que o Crespao mandou de volta ja pode atravessar a passarela e voltar pro Paco e assim caminham os Processos com as bencaos do MP e do Judiciario!

  3. Não se preocupem vereadores a favor desse prefeito mentiroso e que trata a cidade como se fosse dele, fazendo as coisas mais absurdas com o que é público! Tudo tem um fim, bem que ele consiga chegar ao fim do mandato fazendo esses desmandos!! Mas nunca mais ganhara e vcs estão marcados na história como traidores, estão contra o que é o correto e de bom.senso!!
    Entrar para a história como lesa pátria! Lamentável o que esse Bosta de Prefake faz!!!
    #cresponuncamais

Comments are closed.