Fechamento da UPH Zona Leste é tema de audiência pública na Câmara

Foto: reprodução/Google Maps

O convênio entre a Prefeitura Municipal e o Banco de Olhos de Sorocaba para a estruturação, operacionalização e gerenciamento da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste será objeto de audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira (18) às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa da audiência é do presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB), juntamente com os vereadores Silvano Júnior (PV), Hudson Pessini (MDB) e Wanderley Diogo (PRP). A falta de um anúncio sobre o futuro da unidade tem causado preocupação na população.

“Nessa audiência pública, iremos discutir um assunto de uma importância gigantesca para aqueles que dependem da prestação de serviços de saúde através do SUS. Estamos convidando todos os interessados na permanência do BOS na UPH da Zona Leste para que possamos atender os anseios da população, que quer essa permanência”, afirma o presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB). O parlamentar enfatiza que a Zona Leste conta com aproximadamente 33 bairros e a UPH atende principalmente crianças e pessoas idosas.

O presidente do Legislativo é taxativo ao defender a permanência do convênio: “Não podemos sequer imaginar a possibilidade do fim desse convênio com o BOS. Precisamos ter o entendimento de que esse é um serviço absolutamente necessário para os pacientes do SUS e tem sido prestado com qualidade, o que justifica sua continuidade” – enfatiza Fernando Dini, conclamando a população a participar da audiência pública.

Vereadores querem manter unidade

O contrato vigente entre a Prefeitura e o BOS para gerenciamento da UPH da Zona Leste venceu em 14 de janeiro deste ano e foi prorrogado por quatro meses até o dia 15 de maio próximo, conforme lembra o vereador Silvano Júnior (PV), outro proponente da audiência pública. “Fui procurado por moradores da região da Vila Hortência e de toda a cidade que querem a permanência do convênio. Outros vereadores também foram procurados, inclusive o presidente da Casa, que é da região e irá presidir a audiência. São cerca de 18 mil atendidas mensalmente naquela unidade. A Prefeitura tem que fazer alguma coisa para manter o contrato com o BOS. É com esse propósito que estamos realizando essa audiência pública”, afirma Silvano Júnior.

O vereador Wanderley Diogo (PRP) também é enfático ao afirmar que a própria população sorocabana, especialmente os moradores da Zona Leste, é quem está solicitando a renovação do convênio com o BOS. “Como diz o ditado popular, em time que está ganhando não se mexe. Mesmo com todas as deficiências que a saúde enfrenta em todo o país, o atendimento oferecido pelo BOS na UPH da Zona Leste é de qualidade, funciona bem e com rapidez. O paciente consegue falar com o médico. Por isso, a população não quer que o BOS seja tirado da lá”, afirma Wanderley Diogo (PRP), convocando a população para comparecer em massa à audiência pública.

O vereador Hudson Pessini (MDB), também proponente da audiência, observa que, volta e meia, se ventila o fechamento da UPH da Zona Leste, o que, no seu entender, é inadmissível. “Nasci na Vila Hortência, moro na Vila Hortência até hoje e sei da importância daquela unidade de saúde. Ela atende vários bairros da região, como João Romão, Sabiá, Zacarias, e atrai pessoas de outras regiões, devido à qualidade do seu atendimento. “A UPH da Zona Leste recebe moradores de bairros como o Parque São Bento, porque o atendimento ali é bom, é digno”, afirma o vereador, que ressalta a importância da participação da população na audiência em defesa da manutenção da referida UPH.

A audiência pública sobre a prorrogação do contrato com a UPH da Zona Leste é aberta a toda a população e será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo), além das redes sociais da Casa.

5 Comentários

  1. Pessoas imorais, como vc não tem empatia, não se colocam no lugar dos outros. Não tem consciência, vendên-se a qualquer valor para quem pagar mais.

    Algumas pessoas são oportunistas no sentido de se valerem do que não é correto. Isto é, se o vento muda, ela muda junto para se aproveitar desta mudança. “Não creio que haja coisa pior no mundo do que a leviandade, pois os homens levianos são instrumentos prontos a tomar qualquer partido, por mais infame, perigoso e pernicioso que seja; sendo assim, é melhor fugir deles como se foge do fogo”.

    #FORACRESPO
    #FORAPUXASACOS

  2. Será muito bom para a sociedade Sorocabana , hoje a noite na audiência publica desta importante audiência, sua presença , o obelisco da moralidade jogando seu manto de sabedoria sobre os neófitos , toda sua estultice defendendo os fracos e oprimidos , bradando # FORA CRESPO.
    Esta é uma ótima oportunidade de subir na tribuna e desmascarar a administração , apontando o dedo em riste , para as mazelas que vc tanto propala .
    Imagine você amanhã , nas manchetes dos Jornais , e o povo carregando um destemido nos braços que trouxe a ordem e moralidade a Sorocaba , sufocando o tirano e sua turma
    Se você realmente for tudo isso, fazer o que fala ,acho que nosso excelentíssimo prefeito nada poderá fazer, e eu perder o cargo .

  3. RACHID DO CRESPO, será que seu mestre, o picareta mor da cidade, vai ter coragem de cometer mais essa atrocidade e fechar a UPH da ZL? Não duvido, ele, assim como vcs, não estão nem ai para o clamor do povo sorocabano mesmo.

    Não fiquem chateados, a verdade dói.

    #FORACRESPO

    • Meu mestre é minha consciência , e para os grandes homens a sua verdade não doe .

Comments are closed.