Dirigentes de escolas de samba discutem com Manga sobre ação contra Carnaval

Secom Câmara

A ação do vereador Rodrigo Manga (Dem) “Carnaval com meu dinheiro, não!”, contra a licitação aberta pelo prefeito José Crespo (Dem) para a contratação da infraestrutura do desfile das escolas de samba, que no ano passado foram orçadas em R$ 397 mil, gerou discussão no Legislativo sorocabano. Os dirigentes de algumas escolas de samba foram até a Câmara Municipal para pedir satisfações ao vereador, e o presidente da União das Escolas de Samba de Sorocaba, Edson Negracha, utilizou a tribuna para defender o desfile.

O vereador Rodrigo Manga (DEM) encaminhou um ofício ao prefeito solicitando que ele aplique os recursos destinados para o Carnaval 2019 em ações voltadas à saúde, segurança, educação ou mobilidade, segundo o parlamentar prioritárias ao município.

“A saúde precária, por exemplo, é um dos principais problemas que nosso município vive, onde a população clama por atendimento digno e de melhor qualidade. A Administração Pública deve rever suas prioridades, especialmente quanto à aplicação de seus recursos, o que nos parece uma decisão acertada neste caso”, frisou o vereador.

Durante o debate de projetos de lei, o vereador foi até o auditório conversar com alguns dirigentes, que se mostraram contrariados com a argumentação do vereador e chegaram a discutir acaloradamente. Apesar dos ânimos alterados, não houve violência e o vereador se desculpou com os integrantes das escolas de samba e disse que não é contra a realização de festividades carnavalescas. “Mas sou contra utilizar o dinheiro público, em momento de crise, para essa finalidade. Há outras prioridades. Investir no Carnaval, que é uma tradição cultural, é interessante, sim, desde que feita com planejamento e competente gestão pública, de modo que gere arrecadação ao município e não mais despesas”, explicou.

“Se fui mal entendido, que me desculpem. Não tenho nada contra o carnaval, mas tenho contra o mau uso do dinheiro público porque Sorocaba tem muitas necessidades”, afirmou Manga. O vereador considera que Sorocaba deveria seguir o exemplo de outros municípios do Estado e do País, em que a respectiva administração pública buscou alternativas inteligentes para não criar impacto no erário municipal. “Tem até cidade, como Maringá, no Paraná, que abriu concorrência para empresas interessadas em explorar o carnaval de rua em 2019. A iniciativa privada pode explorar a venda de comidas, bebidas, camarotes e até a publicidade. E ainda gera receitas ao município diante da arrecadação com o evento. É uma opção”, mencionou.

Manga destacou que a Prefeitura abriu somente em 8 de fevereiro a licitação para a montagem da estrutura do carnaval de rua 2019. O IPA Online publicou com exclusividade a informação na última sexta-feira. A abertura do pregão presencial está prevista para as 8h30 do próximo dia 22 de fevereiro. Em 2018, o custo aos cofres públicos foi de R$ 397 mil e este ano deve passar disso, segundo o parlamentar. “Foram dois dias: um para montagem e testes, e outro para o evento. Desta vez seriam três: um para montagem e testes, e dois para eventos. Por que só deixaram para a última hora para decidir sobre isso?” questionou.

O presidente a União das Escolas de Samba, Edson Negracha, utilizou a tribuna para criticar os vereadores que, na sua opinião, tentam jogar a opinião pública contra as escolas de samba. De acordo com ele, desde 2016 a Prefeitura não tem investido dinheiro nas agremiações, ficando responsável apenas pela infraestrutura da festa.

“Mais um ano as escolas de samba estão indo para a rua com recursos próprios. O trabalho tem sido intenso, árduo. A gente entendeu que as declarações foram uma falta de respeito para um segmento da sociedade. É interessante que essa casa não falte com o respeito”, afirmou.

Negracha pediu que Manga não utilize o Carnaval como forma de perseguição ao prefeito. “Caso o vereador Rodrigo Manga tenha alguma diferença com a administração, eu peço que não use as escolas de samba para se promover”, exclamou.

14 Comentários

  1. Políticos de uma forma geral são todos oportunistas ,demagogos e só querem fazer campanha pessoal com interesses pessoais e para beneficiar terceiros(indicados ou parentes) , e Sorocaba não foge à regra com estes vereadores oportunistas !

  2. Enquanto isso as outras escolas, essas sim, formadoras de cidadãos e trabalhadores continuam até mesmo sendo assaltadas, perdendo de vez o pouco que possuem. Não ao dinheiro público no carnaval.

  3. Meu dinheiro não !!! tremenda demagogia ,
    Posso saber do Nobre vereador o que ele acha do meu dinheiro para o fundo partidário ?

  4. Prefeitura de Sorocaba não tem OBRIGAÇÃO de BANCAR O CARNAVAL
    Isso deveria ser feito pelas ESCOLAS DE SAMBA!!

    Se tivéssemos tudo funcionando em todas as Secretarias Municipais como :
    ☑️Saúde sem filas para atendimentos nas UBS e UPHs !
    ☑️Educação sem filas para Escolas e Creches!
    ☑️Obras com todos os Buracos das Ruas , Calçadas, Praças e Jardins!
    ☑️Cultura PRESERVANDO a nossa HISTORIOGRAFIA SOROCABANA !
    Ai sim poderíamos pensar e PATROCINAR EVENTOS COMO O CARNAVAL!!!
    Existem patrocínios para levantar um evento desse porte e a Prefeitura caberia apenas a cessão do local para o evento e a segurança do local !!
    #CARNAVALCOMDINHEIROPUBLICONÃO

    • É exatamente isso!

      #CARNAVALCOMDINHEIROPUBLICONAO

      Nem carnaval
      Nem marcha evangélica
      Nem parada gay
      Nem marcha da maconha
      Nem marcha das vadias
      Ong’s etc…

      Cada grupo que faça a sua festa com recursos próprios, dinheiro publico é coisa séria, é para beneficiar a sociedade como um todo e nao setores específicos. Sem contar o momento de crise financeira que os estados e municípios atravessam, temos outras prioridades.

      #FORACRESPO

      • Nem Ong’s etc…
        Meus filhos são perfeitos , você que se vire com os seus ….
        A pobreza espiritual sempre coaduna com a ignorância.

      • Ah é!? Interessante. O puxasaquismo, por sua vez, coaduna com a sua total parcialidade. Ainda mais o carrapato profissional, que vive grudado no saco do chefinho. Aí tem a obrigação de aparecer por aqui dar PITACOS favoráveis ao seu mestre.
        É por isso que suas opiniões e argumentos e um cachorro latindo surtem o mesmo efeito.

        Tu não cansa de passar vergonha, compreensível, viver agarrado no saco do chefe, tambem coaduna com a falta de vergonha na cara.

        #FORACOMISSIONADOS
        #FORACRESPO
        #FORAPUXASACOS

      • Não passo vergonha , passo fome , não fico na fila do bolsa família , bolsa gás e não passo férias em Mongaguá .

      • Para pessoas com seu caráter, infelizmente temos muitos assim como vc atualmente, tudo se justifica pelo dinheiro. Para nao passar ferias em Mongaguá, vc se vende fácil e por muito pouco. E o pior é que imagina que pessoas dignas e que trabalham duro, matando um Leão por dia, sentem inveja sua e se tornariam verdadeiros carrapatos grudados no saco de políticos de carater tao duvidoso quanto o seu. Só lamento a sua pequenez, pobre lacaio.

        #FORACRESPO
        #FORAPUXASACOS

  5. Boa vereador, é isso mesmo!!!
    Quem quer ir pra retiros tem que pagar do próprio bolso, quem viaja nessa época tbm paga, agora os queridinhos querem que o povo pague pelo divertimento deles? Dinheiro público é para ser usado para o bem da sociedade como um todo e não para o proveito de meia dúzia de interesseiros.

  6. Demagogia do vereador. Não podemos deixar de prestigiar uma festa de tradição e cultural. Tem que ter orçamento pra tudo. Não adiante discutir agora faltando dias para o carnaval. Os vereadores e o prefeito podem estar apoiando uma nova formula para o próximo ano onde não se precise investir dinheiro público. Tem muito vereador querendo fazer nome e, assim, acaba jogando a população contra as escolas de samba.

  7. As comemorações do dia 7 de Setembro . 20 de agosto , entre outras também são custeadas pelo dinheiro publico , portanto isso é discriminação velada com as escolas de Samba .
    Rio de Janeiro , tem escolas de Samba onde são gerados milhares de empregos durante o ano para preparação desta grande festa cultural.
    Nossa Sorocaba não pode ficar fora deste evento , com mentalidade de vira lata ,temos que trazer turistas e renda para Sorocaba.
    Sorocaba é grande e não pode ser administrada por amadores

  8. gasta com titulos e medalas para figuras sem importancia, contrata coronel recem aposent. o que dizer do entregador de coxinha, vai morder 20.000, no gabinete, infinito o custo mensal dessa associac. ou irmandade ou parceiros, o que dizer dos representantes legislativo, o do pq. sao bento , diz estar fazendo experiencia como vereador, mas leva quase $ 20.000, o medico que diz inconstitucional nao serve para o debate, o cachorrao tem tamanho talves no futuro , os pastores tem um montao de amigos indicados, coitados dos beberao da agua do supiriri envasada pelo saae um dia vao ter cobrar politicos ou aprendiz.

Comments are closed.