Descaso na saúde leva MP a questionar sobre falta de médicos na rede pública

A secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, ao lado do prefeito José Crespo

O Ministério Público está apurando através de um Inquérito Civil (nº 4373/18) o déficit de médicos na rede pública de saúde de Sorocaba e quer informações a respeito do impacto da reestruturação das unidades médicas na qualidade dos atendimentos à população. O inquérito foi aberto após ofício do vereador Péricles Régis, embasado em respostas da Prefeitura Municipal que apontavam queda acentuada no número de profissionais em algumas áreas em relação a períodos anteriores. A promotora Cristina Palma oficiou o vereador Péricles solicitando que ele encaminhe ao Executivo um pedido de por informações.

Em julho do ano passado, o vereador Péricles Régis (MDB) levantou através de requerimento que o número de médicos em diversas áreas havia sido reduzido no atual governo em relação a gestões anteriores. Agora, o MP quer saber se a contratação de uma gestão terceirizada para duas UPHs da cidade, com o remanejamento dos médicos concursados para as unidades básicas de saúde, impactou positivamente o cenário da saúde pública em Sorocaba.

Em julho de 2018, Péricles Régis questionou o Executivo e a resposta mostrou enorme déficit de profissionais, o que impactava diretamente na redução da oferta de consultas com especialistas e realização de exames que dependem destes profissionais.

Agora, na continuidade das investigações do Judiciário, a promotora Cristina Palma oficiou o vereador Péricles solicitando que ele encaminhe ao Executivo um pedido de por informações, questionando se já é possível aferir melhoria no atendimento à população como resultado da reestruturação da saúde.

Aprovado na sessão desta quinta-feira (14/3) o requerimento nº 523/19, solicita uma descrição detalhada sobre todos os procedimentos de gestão alterados com a mudança, além de perguntar se houve alteração nos protocolos de atendimento tanto nas UPHs Oeste e Norte, que passara m a ser terceirizadas, quanto nas UBSs dos bairros que receberam reforço das equipes que trabalhavam nestas Unidades Pré-Hospitalares.

Também pergunta se o número de médicos aumentou na atenção básica, uma vez que no ano passado havia 220 médicos, quando o necessário seriam 500. Ou na urgência e emergência, onde havia 99 clínicos e 31 pediatras sendo que a necessidade era de 139 clínicos e 56 pediatras. Entre enfermeiros, antes da reestruturação, havia 110 profissionais, quando a necessidade era de 150.

Uma vez recebendo a resposta do requerimento, Péricles o encaminhará ao MP para a continuidade do Inquérito Civil. O Executivo tem 15 dias para responder ao requerimento, prazo que pode ser prorrogado por mais 15.

Resposta da Prefeitura ao primeiro requerimento enviado pelo vereador:
http://www.camarasorocaba.sp.gov.br:8383/syslegis/materiaLegislativa/imprimirTextoIntegralFinal?idMateria=193882

28 Comentários

  1. Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que

    é você mesmo RC, não adianta se esconder, sustente o “que” você escreve.

  2. Na atenção básica:
    Nº de médicos necessários = 500
    Nº de médicos contratados = 220
    (Sem contar as outras categoriais)

    Nas UPHs:
    Nº de clínicos necessários = 139
    Nº de clínicos contratados = 099

    Nº de pediatras necessários = 56
    Nº de pediatras contratados = 31

    Nº de enfermeiros necessários = 150
    Nº de enfermeiros contratados = 110

    Plano de Ação: sucatear os serviços para convencer a população que a terceirização é a solução, pois com funcionários concursados não é possível nenhuma negociata com contratos.

  3. Engraçado…essa pessoa que se intitula RC se esconde atrás do pseudônimo pra defender o prefeito e ofender a inteligência das pessoas. Deveria colocar o nome verdadeiro e assumir o que fala. O prefeito é péssimo, amador e prepotente dá pra perceber que não tem comprometimento com a cidade e sim com a sua própria vontade, haja vista o caso Tati Polis. Não está investindo nos prédios públicos, mas sim na gestão compartilhada. A cidade toda esburacada e gasta milhões com BRT, que sinceramente acho que não vai sair. Como disse outro leitor que esse ano passe rápido pra cidade se livrar deste senhor

  4. Fala para o seu padrinho visitar as mais de 30 ubs’s da cidade e perguntar se o povo esta com essa satisfação toda, se estão sorrindo desse jeito. Irão precisar de coragem para ouvir as pessoas atendidas nesses postos. Muitas ubs’s nem o prédio está em condições de trabalhar, o que dirá atender bem o povo.

    • Hoje teve audiência publica, e o espaço regimental destinado à Tribuna Popular foi utilizado pelo haitiano Edrice Ramon, que se manifestou sobre direitos do cidadão e regulamentação de áreas habitacionais, pedindo o apoio dos vereadores na manutenção do auxílio aluguel de famílias da sua comunidade.
      Será que eu tenho que falar o que você pensa ? fale você obelisco da moralidade.

      • Claro que não, com educação e respeito ao povo sorocabano vc pode pensar da forma que quiser, não precisa concordar comigo. Entretanto quem utiliza o serviço publico municipal está a par da situação na prática, vc tem seu convênio médico e nem imagina o caos que a população está passando, para ter uma nossao da realidade vc deveria ir ao encontro desses munícipes e ouvir o que eles tem a dizer. Sentado aí na sua poltrona no paço será difícil entender. Boa noite ilustre causídico.

        #FORACRESPO

  5. Para complementar, na zona norte senhor RC, tem pessoas dignas, que não se vende por dinheiro como vc, tenha mais respeito com as pessoas e as regiões da cidade, se vc ganha esse salário hj é graças aos impostos que essas pobres pessoas da zona norte pagam, sua falta de respeito e preconceito já passou dos limites…

    • O RC (OFICIAL) e um FAKE NEWS do verdadeiro RC, possivelmente um moleque que mora com os pais e entra depois da meia para “curtir” com todo mundo e NÃO TEM AUTORIZAÇÃO do Verdadeiro RC (EU) para usar minhas iniciais…. tanto que deixei de usar o RC (OFICIAL) em consequência do FAKE, e qualquer Nick que eu use, o FAKE NEWS copia ! Mas sou único, exclusivo e incomparável, sempre dizendo a “verdade doa em quem doer”.

    • Vai ler o jornal da maçonaria, que ignora os problemas da população, RC vc é a cara desse governo, arrogância em pessoa, que dizer que no Vitória Régia não existe pessoas? Não a necessidade de saúde? Preconceito me enoja, raça do cão!

  6. RC. Saúde tá melhor é brincadeira né. Concordo que melhorou em alguns aspectos, mas continua sucateada, falta profissionais, gestão, capacitação. E vc vive no mundo de Bob. Só por Deus!

  7. Cidadãos sorocabanos vejam o vídeo de uma UPH do Vitória Régia que o vereador Rodrigo Manga mostrou hoje na câmara Municipal , um verdadeiro, crime coletivo com a Quele povo tão sofrido……uma vergonha.

  8. Que dúvida indigna! É visível que a saúde de nossa querida cidade melhorou a olhos vistos. Basta perguntar à população que as respostas virão com um sorriso de satisfação com nosso prefeito no rosto.
    Após as OSs assumirem, a saúde de Sorocaba tornou-se algo de primeiro mundo. Graças à visão gestira do nosso prefeito.

    • Ah, esta uma beleza! Estão cancelando todos os convênios médico, até quem paga Unimed, quando soube da novidade a cerca da excelência do atendimento das Uph’s, ubs’s, e hospitais públicos do município encerraram o contrato com os convênios. Sorocaba não terá mais mercado para os planos de saúde, tamanha eficiência da gestão pública nesse setor!

      Quem acredita nisso levanta a mão!

      #FORACRESPO

    • O RC (OFICIAL) e um FAKE NEWS do verdadeiro RC, possivelmente um moleque que mora com os pais e entra depois da meia para “curtir” com todo mundo e NÃO TEM AUTORIZAÇÃO do Verdadeiro RC (EU) para usar minhas iniciais…. tanto que deixei de usar o RC (OFICIAL) em consequência do FAKE, e qualquer Nick que eu use, o FAKE NEWS copia ! Mas sou único, exclusivo e incomparável, sempre dizendo a “verdade doa em quem doer”.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here