Após uma sessão turbulenta, os vereadores decidiram cassar o mandato do prefeito José Crespo (DEM). A decisão ocorreu há pouco, por meio de votação. O democrata não será mais chefe do Executivo e a Prefeitura de Sorocaba passará a ter a gestão da vice-prefeita Jaqueline Coutinho, que toma posse como prefeita.

Os parlamentares decidiram seguir a recomendação da Comissão Processante, que o investigou no caso do ‘Falso Voluntariado”, e concluiu por sua cassação. Foram 16 votos a favor e 4 contra a cassação.

Esta é a segunda vez que Crespo tem seu mandato cassado em dois anos, por escândalo envolvendo sua ex-assessora e ex-voluntária Tatiane Pólis. Em 2017, primeiro ano de mandato do democrata, ele foi cassado por prevaricação no caso do “Diploma Falso”. A sessão daquele ano também ocorreu em agosto. Por meio de liminar concedida através da Justiça, Crespo conseguiu retomar seu mandato.

Veja como votou cada vereador

Anselmo Rolim Neto (PSDB) – Sim
Cíntia de Almeida (MDB) – Não
Hélio Mauro Silva Brasileiro (MDB) – Sim
José Francisco Martinez (PSDB) – Sim
Francisco França da Silva (PT) – Sim
Fausto Salvador Peres (Podemos) – Sim
Fernanda Schlic Garcia (PSOL) – Sim
Fernando Alves Lisboa Dini (MDB) – Sim
Hudson Pessini (MDB) – Sim
Iara Bernardi (PT) – Sim
João Donizeti Silvestre (PSDB) – Sim
José Apolo da Silva (PSB) – Não
Péricles Régis Mendonça de Lima (MDB) – Sim
Irineu Donizeti de Toledo (PRB) – Não
Luis Santos Pereira Filho (Pros) – Não
Renan dos Santos (PCdoB) – Sim
Rodrigo Maganhato (DEM) – Sim
Antonio Carlos Silvano Júnior (PV) – Sim
Vitor Alexandre Rodrigues (MDB) – Sim
Wanderley Diogo de Melo (PRP) – Sim

13 Comentários

  1. Apesar de professar a mesma fé qeu Luis Santos Pereira Filho (Pros), não foi esse o motivo de meu voto nele, mas sim pelo projeto em relação a moradores de rua e afins. Pelo visto os brilhos do poder estão deturpando seus ideais. Reafirmando, não pela religião, mas pelos seus projetos, acredito que tenha que rever seus conceitos. Tão cedo meu voto e de familiares não terá novamente.

  2. Ao meu ver, acredito que estes não temem perder os votos no dia da eleição, pois já se acostumaram com o famoso “voto de cabresto” que muitas igrejas ainda pregam nos dias de hoje… Ouvi em muitos comentários que na Câmara Municipal eh um voto político e na Justiça Estadual Comum eles seguem o legislativo e que em caso de recurso e indo pro tribunal, estes seguem o povo que elegeu Crespo nas últimas eleições (como na primeira cassação)… MAS SE O POVO DE SOROCABA FOSSE CONSULTADO HOJE… meu caro STJ siga mesmo a vontade do VOTO e mantenha-o cassado.

    • Ah tempo !!! e tem uma aí que não seria o “voto de cabresto”, mas perder a mamata já !

  3. Terceirização das farmácias das UBS, ficou completamente vazias as prateleiras, não tem nada.
    Ônibus lotados, assaltos, estupros, buracos nas ruas, obras super faturadas !!!!
    Falta de médicos em postos de saudê, filas enormes para exames e muito mais !!!!
    E a Prefeita fica só olhando o próprio “umbigo” e nada faz….
    #FORAJAQUELINEESEUSCAPANGAS
    #IMPEACHMENTJA

    • Derrotado detectado!!!

      Acabou a mamata!
      O choro é livre!
      E vai chorar na cadeia bandido!!!

      • Vc já duvidou que seria cassado e tomou no rabo. Foi cassado pela segunda vez. Que episódio vergonhoso. Um sujeito com cara de dar dó na Câmara, cabisbaixo, enfermo. Marcado na história da cidade como o pior prefeito, o unico cassado duas vezes e basicamente pelo mesmo motivo, com as mesmas pessoas envolvidas. Vai debochando da justiça. Vcs não cansam de passar vergonha. Desapareçam com o rabo entre as pernas e humilhados como sempre!!!

        Adeus!!!

  4. O cristianismo sempre pregou que o ser humano deve ter coragem, mesmo diante de uma morte certa. Diante da injustiça sempre escolheu ficar ao lado do justo. Foi assim que o seu líder se posicionou ao lado de Barrabas e morreu, quando poderia escolher Poncio Pilatos e ao lado do poder. Tres vereadores foram eleitos por serem condutores das ansiedades do seu povo, dos evangelicos, pois são pastores. No entanto, ao inves de viverem o amor a justiça, pensaram contra o justo e votaram a favor do Sr. Crespo. É certo que dirão que possuem convicções próprias, mas diante de uma votação, onde se posicionaram como julgadores e assumiram um papel que vai além da vereança, um papel deveriam demonstrar que o cristianismo jamais se acovardou diante da injustiça. Todavia, para que aqui não fique um ponto de vista solitário, que divulguem a sua convicção de apoio ao Sr. Crespo e contra os anseios do povo de Sorocaba. Que D_us nos ilumine e guarde.

    • Bom dia senhor Fernando, se bem entendi seu texto, você diz que acima da justiça apenas os evangélicos, os demais apenas, um detalhe?
      Os vereadores que votaram a favor da cassação, apenas por interesse pessoal, haja vista que vários estão sendo investigados pelo GAECO, não tem nada de justiça ou algo em beneficio do povo, você acha que um vereador teria condição de ter um salario que tem e os benefícios na atividade privada ? Não tem santo tampouco pastor nesta historia.

      • Denis, bom dia. Eu não sabia desse fato e vc somente confirma o motivo pelos quais os pastores agiram de forma covarde, inclusive traindo sua crença e os seus eleitores. Obrigado pelo esclarecimento.

    • Nunca em momento algum deveria ser misturado assuntos religiosos com política!! Pessoas de igrejas que votam em ” pastores” são cegas de ignorância, pois temos inúmeros casos desses “pastores” ,e digo em Sorocaba, deputados e vereadores, sem vergonhas, usam a igreja como um curral eleitoral para benefício próprio!!! Vimos o deputado de Sorocaba ( evangélico( que apoiou esse lixo de ex prefeito e os vereadores!! Só pensam em $$ e o curral eleitoral eles enrolam as pessoas com conversas bonitas, maa enganosas, como pudemos ver nesse episódio!!

Comments are closed.