A Câmara Municipal de Sorocaba recebeu, na manhã desta quinta-feira (29) um projeto de lei de autoria da vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) criando a Semana Municipal do Samba. A protocolização do documento foi acompanhada por dezenas de sambistas, que tocaram diversas músicas no saguão de entrada da Casa de Leis.

De acordo com o PL, a Semana Municipal do Samba passa a integrar o calendário oficial de eventos do Município, a ser realizada, anualmente, na semana em que recai o dia 02 de dezembro, “Dia Municipal do Samba”. O Dia Municipal do Samba foi criado pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB), que acompanhou a protocolização do projeto que cria a semana.

Em todos os dias “02 de dezembro”, comemora-se o Dia Nacional, Estadual e Municipal do Samba. A data comemorativa foi estabelecida para homenagear o dia em que o músico Ary Barroso visitou Salvador pela primeira vez. O que seria uma celebração local foi aos poucos se espalhando pelo país, até virar uma comemoração nacional – mais ou menos como aconteceu com o próprio samba.

“Porém, um só dia não basta para celebrar tanta luta, história, ginga, batucada e tanta arte realizada por povo que a todo momento não se cansa de mostrar o seu valor. Propomos aqui a ‘Semana do Samba’, do samba de roda, do samba de breque, do samba-enredo, do samba quadrado, do samba rock, do partido alto, do samba que é samba do samba da gente”, enfatiza Iara Bernardi.

“O samba é a confluência de forças que ressignificam as realidades. Sempre será a experiência corpórea e coletiva de uma brasilidade ainda pouco conhecida. A possibilidade de instituirmos a semana municipal do samba para Sorocaba é expressão genuína de nossa força enquanto povo”, escreve Iara em sua justificativa.

“Reconhecer este processo é o principio da (re)construção das nossas identidades. É afirmar que através do samba expressamos uma sociedade que reconhece a importância de sua ancestralidade, a importância do presente e a manutenção de um futuro possível a todos e todas”, conclui.

2 Comentários

  1. é para isso que o Vereador serve??? tanta coisa na Cidade para ser feita e estão dançando com nosso dinheiro suado, é uma vergonha, medíocres, medíocres.
    Cidade passando por um momento difícil , milhares de trabalhadores desempregados e eles preocupados com a semana samba, por que não a semana da saúde, semana da Melhor escola , mas não !! medíocres.

    • S.r. Robson
      Se eu criar a semana da melhor escola, vc vira cobra um escola melhor , melhor criar a semana do samba , do Rap , o dia do Sorocabano corintiano , conceder titulo de Barão da Itavuvu , Visconde da Vila Santana .
      Meu negocio é ganhar voto e servir de despachante para a população nas demandas da prefeitura

Comments are closed.