Bate-boca entre vereadores interrompe apresentação de delegado seccional

Reprodução TV Legislativa

A sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (19) começou com clima bastante acalorado no Legislativo. Um bate-boca entre os vereadores Irineu Toledo (PRB), Rodrigo Manga (Dem) e Francisco França (PT) e Fernando Dini (MDB) chegou a interromper até a fala do delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, que fazia uma apresentação sobre os números da polícia civil na cidade.

A discussão começou após o pedido de Manga para que o presidente do Legislativo, Fernando Dini (MDB), pautasse o projeto de resolução de autoria dele, 01/2019, que permite que qualquer vereador peça a retirada de projetos de pauto que tenham origem do Executivo, o que hoje é ato exclusivo do líder do prefeito, no caso o vereador Irineu Toledo. Manga aproveitou a palavra e criticou o que chamou falta de respeito da Prefeitura em não participar das discussões da Casa, como as audiências públicas desta segunda-feira (18).

“Foi um desrespeito com vossa excelência ontem (na ausência da secretária da Saúde na audiência pública). Eles mandaram o Carlão (Carlos Mendonça, chefe de gabinete). Eu gosto do Carlão, mas o Carlão… Ele não entende de saúde. Não permita isso senhor presidente”, comentou o vereador.

Dini repreendeu o colega, que não compareceu na audiência pública. “O senhor podia estar presente no dia de ontem e deveria ter se manifestado no momento oportuno”, disse Dini. Em outro momento, Dini voltou a dizer que o vereador estava exagerando. “O senhor vire sua artilharia para outro lado, não para mim. Eu defendo a independência dos poderes”, salientou Dini.

O líder do prefeito, Irineu Toledo (PRB), tomou a palavra para falar que Manga tem intenções eleitorais para fazer ataques sistemáticos ao prefeito. “Nós vivemos hoje em Sorocaba a situação com uma oposição irresponsável que visa o caos, o quanto pior melhor. São atitudes populistas para tentar ganhar adeptos, que é o que está acontencendo”, afirmou Irineu.

“Da última vez que a gente trouxe o secretário aqui, ele foi atacado pelos vereadores. Se eu fosse secretário, eu não vinha também. Por que eu sendo secretário eu viria em uma reunião que só tem oposição e ninguém quer ouvir o que eu tinha a falar”, disse Irineu.

O vereador do PRB disse que a política é rasteira. “Manga é o mensageiro do caos, com vistas na eleição do ano que vem. Estamos vivendo um momento de política rasteira, ao ponto da vereadora Iara Lula afirmar aqui que eu sou um péssimo líder, que só arrumo brigas, que não contribuo. Quem seria um exemplo de líder? O Genoíno, o Zé Dirceu? Eu quero saber qual é o líder que esses vereadores indicam. Alguém que tenha ligação com a corrupção como o maior caso de corrupção da história da humanidade como o PT fez. O modelo de líder que eles gostam é aquele que vem com uma mala. O líder do prefeito apresenta o projeto e eles votam”, cutucou Irineu.

Ele foi interrompido por França. “Traz a Tati Polis para discutir o projeto. O senhor tem é que respeitar o partido, parar de falar besteira, e fazer seu trabalho”, gritou França ao lado de Irineu. Os vereadores se aproximaram bastante e com dedo em riste seguiram discutindo.  “Não, traz o Lula, o Dirceu, o Genoíno”, retrucou o líder do prefeito.

Manga respondeu Irineu dizendo que vereadores da base estavam presentes na audiência, sendo interrompido por Dini. “Peço que o senhor colabore com a sessão”. Manga interrompeu o discurso.

Irineu provocou o colega para dizer que vai apresentar um projeto de lei, visando derrubar o salário dos vereadores para R$ 7 mil, questionando se o colega do Dem votaria a favor do projeto.

O presidente Fernando Dini convocou então o delegado seccional para fazer sua apresentação, enquanto o vereador Renan Santos (PCdoB) fazia suas homenagens. Ao iniciar sua apresentação, Marcelo Carriel foi interrompido pela discussão entre os vereadores, que continuou no plenário.

O parlamentar Anselmo Neto (PSDB) pediu a palavra para se desculpar com o delegado. “Infelizmente o Legislativo não é organizado como a polícia civil. Apesar da falta de educação, tem gente aqui disposta a ouvir o senhor e também na TV Legislativa”, afirmou o vereador. O delegado seguiu a apresentação e o bate-boca diminuiu.

19 Comentários

  1. O PT afundou o País, não precisa ser nenhum gênio para descobrir isso. Esse maldito Partido tem que explodir.
    PT originou-se nos Sindicatos, e Sindicatos são a pior coisa, cheio de cupimchadas de diretores para fazer média e não trabalhar, quando um pobre trabalhador vai procurar um Sindicato para mostrar alguma irregularidade, assim que pisa na porta do Sindicato, telefone toca na mesa de algum graúdo do DRH Empregador e canta tudo que o pobre coitado foi dizer contra o Patronado.
    Tem Sindicatos bons, tem! Mais a maioria faz de conta que está ao lado do trabalhador, assim que o denunciante vai ao Sindicato, metem-lhe um punhal no Rins, típico dos Petistas.

  2. Boa tarde! Lamentável esta baixaria na Câmera, teriam que dar exemplos para a população.
    Não tem respeito nem por eles mesmos como vão transmitir segurança e organização para o povo

  3. Lamentável, a Câmara de vereadores parece um cortiço, a começar do vereador Irineu que provoca a todos e tumultua a sessão. Se não respeitam nem o delegado convidado vão respeitar o povo?

      • Nao…. bonito e a vice usar veiculo e motorista do SAAE, em horário de expediente, para levar e buscar filho na escola, para fazer compras em shopping etc… Isso e bonito não acha Petralha ? O povo pode ter memoria curta, mas eu não tenho não…

        “Digo a verdade, doa a quem doer”

      • Petralha, eu? HAHAHA! E você é o que? Um puxa-saco lambe-botas que é pago para vir defender o prefeito a cada comentário negativo contra ele? Se esse fosse um governo minimamente razoável, isso seria totalmente dispensável, tanto que outros governos não se davam a esse trabalho, e olha que tivemos governos anteriores muito ruins também, mas este é hors concours no quesito!
        É claro que não foi correto o que ela fez, mas ela também faz parte do governo o qual você mama nas tetas em prol de defendê-lo em sites de notícias.
        Tudo pra vocês é guerra entre partidos. Qualquer crítica ao governo e a resposta é sempre tentando desqualificar a população que vem aqui comentar alegando que somos partidários ou zombando da nossa cara.
        Aproveite bem este resto de mandato porque depois vai ter que puxar o saco de outro político para poder sobreviver!

      • Vai tomar seu Gardenal primeiro, buscar seu bolsa familia, acabar seu “supretivo”, depois vem falar comigo….kkkkkkk

      • Eu não preciso de nada disso, meu caro. Tenho emprego, nível superior, bom salário e autocontrole.
        Você é que não gostou de ser lembrado que vai perder o bolsa-cabide! Você é quem depende do dinheiro do governo, mané!
        Mas, eu compreendo o seu desespero, afinal, sua teta tem data para acabar, e você vai ter que procurar um emprego ou procurar outro político para se pendurar!

      • Isso e o que voce diz Klapaucius !
        Nao quer dizer que seja verdade….
        Internet aceita tudo….

      • Aceita mesmo, você é a prova disso, vindo destilar mentiras sobre o “maravilhoso governo” que só existe para quem vive do dinheiro público em cargos arranjados!
        Quer falar mal daqueles que recebem uma miséria do bolsa-família quando ganha uma nota preta do mesmo governo apenas para ser puxa-saco e ficar usando a máquina pública para vir bater boca com a população!
        Tira a trave do olho antes de notar o cisco no dos outros!

    • Rc e demais, que ganham dinheiro público para defender o padrinho nao tem caráter assim como o padrinho. Quando o governo é criticado e eles nao tem argumentos, usam a velha estratégia de tentar desqualificar o cidadão que reivindica por melhorias na cidade. Todos que nao concordam com eles sao petista, comunista, pobre, sem estudo e por ai a fora.

      Veja a falta de carater do padrinho deles, inimigo de Renato se juntou a ele, que estava impedido de se candidatar (ficha suja), para conseguir realizar seu sonho de ser prefeito. Conseguiu sendo um fantoche. La se vao 2 anos e a cidade só viu confusão e picuinha.Tudo que ele criticou no antigo governo não teve capacidade de fazer melhor. Hoje o líder do prefeito na Câmara é outro antigo inimigo dele, ja quase sairam no braço em sessão na Câmara , hj estão unidos e o vereador defende-o como um cachorro, por que será???

      Raça de víboras!

      #FORACRESPO

      • Se eu fosse receber de salario o que vc paga de IPTU ao ano , poderia ir a Mongaguá de ônibus , ou eu como um pastel e volto de carona , ou voto de Cometa e fico com fome.
        Se souber de algo , vá ao ministério publico denuncie com provas e pare de difamar pessoas do bem de forma leviana.

      • O milionário, a custa do dinheiro público. Um dia a máscara cai e a verdade aparece.

        #FORACRESPO

  4. Que VERGONHA essa câmara municipal de Sorocaba. A única coisa que se salvou, foi a educação e postura do Delegado Carriel. Como dizia o Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite II, a PM do Rio tem que acabar……Aqui a câmara tem que acabar, começar tudo de novo…..com esses representantes buscando somente o interesse pessoal e partidário. Não sei quem é pior o legislativo ou executivo. Pobre do cidadão Sorocabano.

    • Cidadão Srocabano você falou tudo! CADA UM QUER PUXAR A SARDINHA PAR O SEU LADO…….. TÁ MAIS QUE NÍTIDO que o Rodrigo Manga e o Hudson Pissini querem ser o próximo prefeito por isso essa AVALANCHE DE ATAQUES para se auto-promoverem e ganharem votos!

    • Nosso excelentíssimo prefeito tem trabalhado incessantemente para o bem dos Sorocabanos , e a população em 2020 saberá separar quem trabalha e quem atrapalha.

      A grande frase , não posso fazer um governo menos melhor que o seu , em dois anos já esta demonstrado que só não fez , mas como também , será impossível de supera lo.

Comments are closed.