Por Cida Muniz

Após muita discussão foi aprovado o projeto do Executivo que cria o Centro Municipal de Solução de Conflitos e Cidadania de Sorocaba, o Soluciona Sorocaba. O projeto foi aprovado com uma emenda do vereador José Francisco Martinez (PSDB), que obriga que os três cargos que serão criados sejam ocupados por funcionários concursados.

O vereador Péricles Régis (MDB) ocupou a tribuna para criticar a criação de cargos, afirmando que funcionários já lotados na municipalidade deveriam fazer esse trabalho. O vereador Martinez defendeu a importância da contratação, que causaria economia na Prefeitura, pois os procuradores contratados estarão trabalhando por 40 horas mensais, enquanto os atuais labutam somente 20 horas semanais.

Após muita discussão dos prós e contras, o vereador Péricles solicitou que o vereador Martinez reapresentasse sua emenda para que todos os três cargos fossem ocupados por concursados. Martinez aceitou reapresentar a emenda e questionou se caso isso fosse feito os vereadores aprovariam o projeto, o que eles concordaram.

Segundo o secretário de Negócios Jurídicos, Gustavo Barata, o Soluciona Sorocaba deverá trazer economia ao município e colaborar com a população, pois diminuirá a judicialização de diversas casos que poderão ser resolvidos amigavelmente.

Outro ponto colocado pelo secretário é que o Soluciona Sorocaba também colaborará com o Judiciário, pois menos casos serão levados para a justiça, desafogando o órgão. Barata acredita que no mês de agosto o projeto já entrará em vigor.