Uma mulher é estuprada a cada dois dias em Sorocaba, segundo SSP

Cida Muniz

Apesar da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo afirmar que os índices de violência caíram no estado neste ano, os números relativos a Sorocaba ainda são assustadores. Segundo o informativo da própria pasta, em 2018, até novembro, foram registrados 187 estupros, sendo que no caso de vulneráveis foram 135. Tomando por base que o ano tem 365 dias e dividindo pelo número de ocorrências (187) temos 1,95 de ocorrência, sendo a média uma a cada dois dias.

O número de roubos (441) e furtos de veículos (1624) também é muito alto, totalizando 2.065 nos primeiros 11 meses do ano. Ainda tomando como princípio o número de dias no ano, dividido pelo número de ocorrências, teremos 5,6 casos, em média por dia.

Os furtos, tirando os de veículos, também está alto. Foram 7.190 no ano, significando que foram 19,69 por dia, sendo que com os números de dezembro, com certeza, em média, serão mais de 20 ao dia, o que deixa a população insegura nas ruas e em suas casas.

Já o número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, é alto, porém, a estatística mostra os casos misturados com acidentes de trânsito. A tabela também não separa os feminicídios, que foram muitos este ano em Sorocaba.

A lesão corporal culposa (sem intenção) por acidente de trânsito atingiu o número de 754 até novembro e os homicídios culposos por acidente de trânsito chegou a 56. Enquanto cidades menores da Região Metropolitana de Sorocaba neste ano tiveram muitos roubos a bancos, Sorocaba não registrou nenhum crime desse tipo.

Confira a tabela completa com as ocorrências registradas este ano em Sorocaba

Fonte: SSP

FONTE: DEPARTAMENTO DE POLÍCIA CIVIL, POLÍCIA MILITAR E SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA

  • (1) Soma de Roubo – Outros, Roubo de Carga e Roubo a Banco.
  • (2) Homicídio Doloso inclui Homicídio Doloso por Acidente de Trânsito.
  • (3) Nº de Vítimas de Homicídio Doloso inclui Nº de Vítimas de Homicídio Doloso por Acidente de Trânsito.
  • (4) Soma de Estupro e Estupro de Vulnerável.
  • (…) Dados não disponíveis.
  • Os dados estatísticos do Estado de São Paulo são divulgados nesta página em data anterior à publicação oficial em Diário Oficial do Estado (Lei Estadual nº 9.155/95 e Resolução SSP nº 161/01). No período compreendido entre a divulgação inicial e a publicação oficial em Diário Oficial, há possibilidade de retificações que são atualizadas automaticamente nesta página.

 

1 Comentário

  1. Vez por outra lemos que a cidade é uma das melhores para se viver. E isso é fato: temos parques, universidades, comércio e etc. Porém a violência cresce junto. A cidade está ficando perigosa. A região próxima da rodoviária é próspera em todos os tipos de crime acima citados. Os bairros periféricos idem.

Comments are closed.