Foto: Titular da Selc, Hudson Moreno Zuliani presta depoimento na Operação 'Casa de Papel', nesta segunda-feira, dia 8

Por Gustavo Ferrari

A Operação ‘Casa de Papel’ assustou os servidores públicos municipais que chegaram para trabalhar no Palácio dos Tropeiros, na manhã desta segunda-feira (8). Muitos se viram impedidos de entrar nas próprias repartições.

O número de secretarias envolvidas nas diligências de busca e apreensão de documentos também impressionou os servidores. O chacoalhão policial atingiu o primeiro andar do Paço, colocando sob suspeita a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), a Secretaria de Licitações e Contratos (Selc) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Outra pasta investigada, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), aloca-se no Chalé Francês, na Antiga Sorocabana, a charmosa estação da estrada de ferro.

O que todas as secretarias investigadas têm em comum? As licitações envolvendo a empresa Twenty, que também atende pelo nome fantasia de Selt, do empresário sorocabano Felipe Augusto Bismara. Cabe ressaltar, aqui, que ele chegou a ser preso no final dos anos 90 por envolvimento com a distribuição de drogas sintéticas, e foi processado pelo MP em meados de 2016, quando teria sido beneficiado em contratos com a Prefeitura de Sarapuí.

Ocorre que a Twenty é uma empresa faz-tudo na atual Administração Pública Municipal. Ela concorre e ganha licitações nas áreas de eventos, com o aluguel de tendas e estruturas para shows; aluguel de banheiros químicos para as feiras livres; arquibancadas e sistema de som para o Carnaval, além de ser a responsável pelo cardápio e refeições do gabinete do prefeito e operar serviços de fossa séptica e limpeza de esgoto à municipalidade.

A Secom, uma das investigadas na operação, tendo à frente o secretário Eloy de Oliveira, e a Secult, do secretário Werinton Kermes, solicitam as licitações à Selc, do secretário Hudson Moreno Zuliani, que prepara os editais. Conforme apura o Gaeco, o vício e direcionamento, explícito no âmbito das denúncias até o momento, contemplam o empresário Bismara, tornando o seu negócio altamente rentável (os aluguéis e os serviços terceirizados). O debruçamento em cima dos documentos foca na averiguação se houve ou não algum favorecimento nessas contratações.

Os empenhos recaem todos sobre a Sefaz, do secretário Marcelo Regalado. Com a checagem das notas emitidas e dos recibos de prestação dos serviços, os investigadores procuram um elo entre os supostos envolvidos. A Twenty tem mais de 500 empenhos com a Prefeitura desde 2017.

Até deflagar a ‘Casa de Papel’, tanto a Polícia Civil quanto o Gaeco colheram diversos depoimentos de servidores municipais, de carreira ou comissionados, assim como licitantes e ex-licitantes. Ao que tudo indica, o novelo de lã se desenrola com o que foi falado e denunciado, inclusive com robusta documentação apresentada às autoridades. O desfecho disso tudo será previsível?

Nota oficial

A Prefeitura de Sorocaba esclarece “que a operação da Polícia Civil e Ministério Público, que ocorreu nesta segunda-feira (8), acontece em caráter de investigação. A Prefeitura preza pela transparência em todos os seus processos e serviços e está colaborando com todas as informações solicitadas pelos órgãos investigativos. Todos os serviços públicos voltados à população foram restabelecidos e estão funcionando normalmente.”

22 Comentários

    • Bando de Petralhas, espalhando FAKES do unico e inimitável RC.
      Nosso querido, lindo e delicioso prefeito não precisa de defesa alguma. Sua reputação ilibada e seus atos maravilhosos passados e muito atuais falam por si.
      “Digo a verdade doa em quem doer e olha como doí! Uiiiii Arrasei.”
      Sorocaba cidade hipócrita.

  1. Sorocaba, cidade de amadores.
    Até mesmo galerinha que adora postar coisas aqui.
    Rastrear cada aqui, ligar nomes e CPFs foi mais fácil do que conseguir dados dos envolvidos.

    Logo logo WikiLeaks Sorocaba – aguardem.

    Ninguém ficará de fora. Irei publicar dados e irei expor todos aqueles que sujam a cidade de Sorocaba. TODOS

  2. Gestão mais sem vergonha de toda a história da cidade de Sorocaba!! A mais picareta!!
    Esperamos ver esses bandidos na cadeia!! Inclusive o prefeito que seguramente não tem nada de inocente, pois pelas contratações é só ver o.historic, secretário envolvido em casos de suspeita de corrupção, assessora c diploma falso e o.prefeito fazendo o impossível pra manter a com diploma falso, e por aí vai.. ver CPIs transporte, saúde, alimentação etc.. só rolo!! A cidade não merece isso!! Agora até o SAAE com essa troca de relógios, os valores dobrados nas residências.. pior impossível, gestão mais lixo!! Digna de passar em.rede nacional para que outros pilantras sejam presos, e esses lixos de Sorocaba apodrecam na cadeia!!
    #cresponuncamais!

    • Sabe de nada Petralha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Tomando Café na Padaria Real e rindo de você kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Toma Petralha.

      Crespo diz que vai colocar culpados por desvio de verba na cadeia: ‘Maior prejudicado é o meu governo’
      Por determinação do prefeito, a Corregedoria Municipal abriu um processo de investigação própria. Operação Casa de Papel cumpriu 18 mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (8).
      Por G1 Sorocaba e Jundiaí

      • O R.C. acima e um FAKE !
        Uso nao autorizado pelo verdadeiro RC
        Nao me responsabilizado pelos comentários deste FAKE.

  3. O tal do RC sumiu kkkkk
    Falei que ele estava de aviso prévio…
    Quando vai chegar no segundo, terceiro, quarto e sexto andar? Acredito que logo.
    E como disse a colega, e agora José?
    Hj, com todas informações ele faz essas coisas, imagina se ele fosse prefeito há 20 anos o que teria feito?!!!!!?
    Espero realmente que o povo não se esqueça disso.
    Acho que ele já esclarecendo onde estava a quadrilha que ele tanto falou na campanha. Pelo menos isso ele cumpriu.

    • Sabe de NADA Petralha só não inocente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O nosso prefeito não está envolvido nessas coisas horríveis, você vai ver um homem Muito Honesto e que vai levar essa cidade para um outro nível!
      Você deveriam agradecer ao Nosso prefeito! Aproveite a oportunidade que o nosso prefeito está dando a vocês de viverem em uma cidade modelo!

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • O R.C. acima e um FAKE !
        Uso nao autorizado pelo verdadeiro RC
        Nao me responsabilizado pelos comentários deste FAKE.

  4. Está colaborando, piada né? Não tem q colaborar, polícia ja tem todos os documentos. Há algo de podre no reino
    do Alto da Boa Vista. Quadrilhas? E agora José????

    • Não está envolvido? A indicação é dele. A responsabilidade é dele. A não, ele vai fazer igual o Petralha Mor, dizer que não sabe de nada…

Comments are closed.