MP investigará enriquecimento de Crespo, Kermes e empresa em ‘caso do grafite’

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) instaurou inquérito civil contra o prefeito José Crespo, o ex-secretário de Cultura e Eventos, Werinton Kermes, e o Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) para apurar a prática de improbidade administrativa geradora de enriquecimento ilícito. A investigação é referente ao edital de chamamento feito pela Secretaria da Cultura e Turismo cujo tema foi “Seleção de graffiti e arte urbana”, que destinou verbas para que caminhões de coleta de lixo da empresa Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) fossem grafitados por artistas locais.

O promotor Orlando Bastos Filho concedeu prazo de 10 dias para que a Prefeitura preste esclarecimentos quanto ao fato e apresente toda a documentação do certame. O pedido de investigação foi apresentado pelo vereador Hudson Pessini (MDB), que também é relator da Comissão Processante que apura crimes no caso do Falso Voluntariado de Tatiane Pólis na Prefeitura e pode resultar na cassação do prefeito de Sorocaba. Kermes é um dos investigados também pela Operação Casa de Papel, da Polícia Civil e do Ministério Público, que apuram a atuação de uma organização criminosa na Prefeitura.

Segundo o parlamentar, o ato pode ser qualificado como improbidade administrativa e, se houver esse entendimento, resultará em responsabilização judicial tanto do prefeito, como do ex-secretário da pasta envolvida, já que verbas públicas teriam sido utilizadas para privilegiar uma empresa privada. O IPA Online divulgou a exposição dos caminhões, no último dia 7 de abril.

Junto à denúncia – que foi feita pelo presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias, vereador Hudson Pessini (MDB), – foi anexada a documentação que comprovaria a conduta ilegal. O custo de cada caminhão grafitado foi de R$ 2,6 mil, o que segundo o vereador totaliza R$ 26 mil de verba pública que foram destinados a uma empresa privada. A verba é oriunda de emenda impositiva feita pelo vereador Péricles Regis (MDB) para o orçamento municipal de 2018 e deveria, segundo Pessini, ser utilizada especificamente para fins públicos, não favorecendo uma empresa privada, como aconteceu.

Se o MP julgar a ação procedente, o ato de improbidade administrativa punirá tanto os agentes públicos envolvidos de alguma forma na realização dessa atividade, quanto aqueles que se beneficiaram dos valores pagos. A punição prevista é a devolução dos valores ao erário público por parte da empresa privada e afastamento do secretário da Cultura, Werinton  Kermes, e do prefeito José Crespo (DEM).

Para realizar o trabalho de grafitagem foram contratados artistas locais que, por conta do talento, contribuíram com a valorização dos caminhões da CSA. De acordo com o documento destinado ao MP, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) possui frota operacional própria, que poderia ter recebido tal intervenção artística, já que são veículos que fazem parte do bem público.

A CSA está em prorrogação de contrato da coleta de lixo, que se encerra definitivamente em julho deste ano. A denúncia comprova que houve a valorização da frota não somente pelas telas grafitadas, mas também pelo valor da obra de arte executada pelos grafiteiros.

A título de comparação, uma tela de grafite do reconhecido artista brasileiro Kobra chegou a valer mais de 40 mil euros. “Guardadas as devidas proporções, os artistas locais de Sorocaba (SP) apresentam talento ímpar, haja vista as obras executadas de grande qualidade, portanto, é inegável que se deva restringir neste caso apenas nos valores pagos diretamente aos artistas, mas, também no valor da arte e consequente valorização dos veículos”, relata o documento.

Exposição aconteceu dia 7 no Campolim

Em 7 de abril, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), iniciou a exposição itinerante dos caminhões de lixo da empresa CSA (Consórcio Sorocaba Ambiental) que foram grafitados por artistas da cidade. O primeiro local a receber a mostra foi o Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

O objetivo da Secretaria da Cultura é dar uma visibilidade ainda maior aos trabalhos realizados pelos 10 artistas que participaram do projeto e valorizar a arte do grafite. A ideia é que outros espaços com uma grande circulação de pessoas sejam contemplados com a exposição.

O projeto de grafite nos caminhões de lixo foi realizado de novembro de 2018 a fevereiro deste ano e teve como objetivo valorizar a arte urbana e deixar os veículos com o visual mais bonito e moderno. A arte do grafite está ligada aos grandes manifestos como uma forma de expressão da humanidade.

Os artistas grafitaram suas obras em painéis com tamanho de 2,30m x 1,80m e a temática era livre.

39 Comentários

  1. E agradeço ao GEDAI, seja o RC mesmo ou outro, que , com essa atitude de copiar a identificação do comentarista e postar logo a seguir uma mensagem chula, está apenas confirmando algo postado aqui que mostrava que a tropa GEDAI seguia a mesma cartilha da propaganda nazista. Nesse caso é o tópico que fala de entulhar a mídia com informações falsas e desencontradas para confundir a população.
    Vocês são maus cães GEDAIS… assim a voluntária ou vai encurtar sua coleira ou chutar vocês para fora da matilha.

    • Falou tudo Josafá! Esses mocorongos ainda não caíram a ficha, que governador de estado, ex presidente da república preso e o imbecil do bandido de estimação deles JC e sua trupe, se acham acima da lei! Logo eles vão achar o deles!! Bem por aí mesmo!! Bando de.mocorongos, acham que tem almoço gratis, a TP.morava no Piazza de Roma,.agora tá n condomínio, voluntária que botou na prefeitura marido, cunhado e vai saber mais quem…. Descarado.. pior que Sérgio Cabral, Pezão, Collor, Eduardo Cunha, enfiaram o pé na jaca!! E todo mundo vendo os prejuízos.. quer ver uma coisa, abre. Caixa preta do SAAE..
      #crespoequadrilhanacadeiaja!

    • E eu sou pior do que todos !
      Porque fico mais preocupado em cuidar da vida dos outros, do que da minha !

    • E eu tenho inveja dele, porque ele e conhecido em toda a cidade e eu nao sou nada…..

  2. Se eu não leio os comentários aqui postados , principalmente dos RCs, iria me enganar quanto ao teor da reportagem.
    Eu achando que era sobre mais uma improbidade do prefeito e um de seus secretários, quando na verdade se trata de saber quem faz sexo oral melhor na política sorocabana.
    Ou eu sou burro ou , NOVAMENTE, os comentários GEDAIS estão tentando desviar o foco , julgando o cidadão de bem de Sorocaba um boçal ingênuo ?

    • Porque eu admito que sou um boçal ingenuo, que acredito em tudo que este jornaleco publica…

      • RC , RC , seu menino idiota e covarde…
        Antes você só se escondia no anonimato poltrão dessa coisa ridícula de “RC”.
        Agora você copia a identificação de outro leitor para uma tentativa ridícula de ofender alguém aqui.
        Você não consegue perceber MESMO que quanto mais você ofende uma pessoa aqui mais os cidadãos decentes de Sorocaba passam a admirá-la ?
        E nós, repito, cidadãos decentes de Sorocaba, não estamos mais interessados em ofendê-lo… nós queremos vê-lo preso, como você VAI SER, e saber sua identidade GEDAI para podermos visitá-lo na cadeia e levar pão de queijo de Real para você não sentir falta.
        Afinal, ninguém aqui quer o seu mal… só queremos você no seu merecido local que é a cadeia.

      • Eu sou um sonhador !
        So porque eu digo as coisas, eu acho que realmente vai acontecer !
        Eu imagino muito as coisas e acredito de que e verdade.
        Espero que um dia eu aprenda que, nao e porque eu estou dizendo, que realmente ira acontecer!

    • Ja eu nao tenho diploma, tanto e que nem “Jaqueline” eu sei escrever direito…. ate o nome da vice-prefeita que eu amo, eu escrevo errado….

  3. Do jeito que anda a carruagem esse governo sera extinto e seus integrantes vao ter problemas com a Justica por um longo tempo. Agora devem abrir um concurso para resolver essas chupetas!

  4. Kkkkk onde o Crespo bota a mao, alguma coisa da merda, dinheiro desaparece.. o cara é o pior, ele, Lula, Maluf, Collor, Gilmar Mendes, Eduardo Cunha, Cabral etc.. mesmo naipe!! esperamos que Dr. Marcelo Carriel tire esse bandido e sua quadrilha de circulação o mais rápido possível!!!
    #foracrespoesuaquadrilha!

  5. Eu acho que estão investigando os caminhões de lixo para saber se vai caber todos os Vereadores e seus puxa sacos dentro…..

    #foravereadores

    • Fake NEWS de desesperado, pago com dinheiro público para defender prefeito corrupto.

      Coisa de RCs Gedai derrotado!

      #FORACRESPO
      #FORAGEDAI

    • RCs Gedai, o delegado mandou lembranças para vcs!!!!

      Cambada de ladrões safados!!!!

      • Porque eu sai a pouco tempo de la, então eu sei que ele mandou lembranças!!!! Ainda mais que eu sou um ladrão safado.

  6. A presidente do Conselho Municipal da Mulher, a advogada Emanuella Barros, que tem forte atuação profissional na defesa e combate à discriminação contra as mulheres, me disse que a denúncia de Tatiane Pólis será tratada pelo conselho de forma técnica que a denúncia exige, sem levar em conta as desavenças políticas que existe entre as partes em seus campos ideológicos e partidários.

    Muitas dessas mulheres que receberam o áudio se perguntaram, também, qual o posicionamento da vice-prefeita, Jaqueline Coutinho , que antes de se aposentar foi titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba a respeito do tom e teor da fala do seu namorado, o vereador Hudson Pessini.

    MUIIITTTTTOOOO ESTRANHO…. MUUUUUU

    • O vereador Hudson Pessini pecou em falar o que todo mundo pensa com as pessoas erradas, porque TP realmente merece o comentário que ele fez! Se tivesse um pouquinho de brio na cara, não voltaria para a prefeitura da forma errada que ela voltou! Isso se chama ganância pelo dinheiro fácil! Oportunismo! Diz uma coisa e fa outra! Igual o mão leve do Odorico Paraguaçu!
      Quanto a Dra Jaqueline Coutinho, bem ou mau, goste ou não goste dela, teve garra para passar num concurso público, ser delegada por 28 anos ( isso não é pouco e nem.facil!!), E apesar de não conhecer ela, só pelos jornais, acho que ela não precisava ter se envolvido em política, pois está de Vice com um.cara sem.moral e sem.palavras, um Parlapatao!! Todo sorocabano sabe disso! Escolheu mau o parceiro de chapa e agora espirra as bostas desse lixo nela.. a Dra Jaqueline precisa ser forte para vencer essa fase difícil, pois o mão leve vai querer arrebentar com ela como tem feito desde o início, pois sabe que ela tem.maior inteligência e capacidade que ele, e pior, é honesta e não vai tolerar as roubalheiras instaladas na gestão dele, então tá na cara, o Odorico Paraguaçu quer ver o diabo mas não quer que a Vice assuma a prefeitura, pois isso pode botar ele.em.cana por muito mais tempo!! Esperamos Justica, e rápido!!
      #foramaoleveesuaquadrilha!

      • Porque eu amo a Dra Jaqueline Coutinho, amo tanto que eu ate casaria com ela, mas eu não sou ninguém, então ela não me quer!!

      • Bateu a diarréia kkkkk só de lembrar.que a.dra Jaqueline é delegada aposentada, mulher de garra kkkkk não precisou comprar diploma, nem se humilhar e se.envolver.com político sem.moral e sem capacidade,.um atrapalhado e.burro pra mandar a real!!
        #foracrespoesuaquadrilha

      • Eu vivo com diarreia, então eu acho que todo tem também, mesmo porque, e a unica palavra que eu sei pronunciar.

    • Nada de estranho e nada vai acontecer… se não consultaram o conselho municipal de educação para impor as apostilas do SESI e não consultaram o conselho municipal da saúde para terceirizar as UPHs, por que iriam consultar o conselho municipal da mulher agora ?
      E depois, se consultarem, processarem, julgarem e condenarem o vereador, após ele ser queimado em praça pública poderemos , então, tratar do assunto principal que é mais uma falcatrua de prefeito e secretário ? Ok ?

  7. “O vereador Hudson Pessini, namorado da vice-prefeita Jaqueline Coutinho, está sendo denunciado no Conselho Municipal da Mulher pela ex-assessora do prefeito Crespo, Tatiane Pólis, de sexismo (ato de discriminação, quando se reduz alguém pelo gênero ou orientação sexual).

    “Recentemente recebi uma mensagem de áudio via whatssap enviado por pessoa desconhecida em que o vereador Hudson Pessini, em reunião realizada em seu gabinete com assessores e amigos diz o seguinte: ‘apesar que a Tati Pólis deve fazer uma chupeta do caralho, o Dini já não; ou o Dini faz também, aquele beição dele também deve fazer uma chupeta boa, aquele beição dele deve fazer uma babeta legal.””

  8. Sera o que Hudson Pessini já descobriu quem faz o melhor “boquete”, se e a Taty Polis ou o Fernando Dini, com aquele bocão ?

    fonte: Blog Deda, de 13 de Julho de 2018

    • Já que o GAECO está investigando profundamente as ações desse governo, com certeza ele descobrirá isso… assim como exporá a verdadeira identidade de todos os GEDAIs RCs .
      Aí então teremos um novo sábado de Aleluia !!!

      • Espero que descubram a minha também, imagina aquele homem de farda me agarrando. Aleluia!!

      • RC, RC… a dona da sua coleira de GEDAI deve estar pensando em cortar sua verba… você não está se comportando como um cão GEDAI que presta tecendo esses comentários vulgares. Isso depõe contra e não a favor do prefeito.
        Mudou o GEDAI ou você resolveu apelar porque gastou seu parco e falso vocabulário rebuscado ?
        Bom , até é bom você praticar essas falas de presidiário porque todos sabemos que logo logo você será um… boa idéia.

  9. Lendo essa notícia sinto-me livre para manifestar minha alegria em ver meu time de Cabrobó vencer o Santa Cruz e ir disputar o título do PE Sub-20!

Comments are closed.