Na tarde de segunda-feira (05), a Guarda Civil Municipal e funcionários da Sias (Secretaria de Igualdade e Assistência Social) fizeram uma ação de abordagem às pessoas que encontram-se em situação de rua, na Praça Coronel Fernando Prestes, Centro de Sorocaba.

No total, 11 pessoas – 10 homens e uma mulher – foram abordados pelos gcms e agentes sociais.

Seis deles já possuíam passagem pela polícia por várias infrações, como tráficos de entorpecentes, furtos e roubos. Oito desses indivíduos não são de Sorocaba, sendo originários de cidades como Itapeva, São Paulo e até Recife (PE).

Foto: GCM/divulgação

A Guarda Civil Municipal ainda apreendeu vários objetos que estavam sob posse dessas pessoas, sendo impossível a identificação de seus proprietários, como estiletes, faca, tesoura e cachimbos artesanais utilizados para o consumo de pedras de crack.

Todos os objetos foram encaminhados para o 5º DP. “Estamos intensificando esse trabalho devido às várias denúncias que recebemos. Continuaremos fazendo essa abordagem diária não somente na Praça Central, como em demais pontos públicos onde já temos o conhecimento de ações em descompasso com a lei, cometidas por algumas pessoas que estão em situação de rua”, diz o subcomandante da GCM, Alexandre Vieira.

Foto: GCM/divulgação

Os agentes da Sias fizeram a qualificação das 11 pessoas presentes e orientou-as a procurar o auxílio de diversos programas desenvolvidos pelo Poder Público, para que deixe a situação de rua.