Crespo cometeu seis ilegalidades para manter Taty Polis ao seu lado, diz relatório

O relatório parcial concluído nesta segunda-feira (22) pela CPI do Falso Voluntariado, e apresentado nesta terça-feira (23), durante sessão na Câmara de Vereadores, aponta que o prefeito José Crespo (DEM) cometeu seis ilegalidades para manter a voluntária Tatiane Polis trabalhando ao seu lado na Prefeitura de Sorocaba, entre elas improbidade administrativa, infração político-administrativa e crime de responsabilidade.

A CPI tem a presidência da vereadora Iara Bernardi e relatoria de Fernanda Garcia.

Ilegalidades supostamente cometidas pelo prefeito

Segundo a conclusão do arquivo, o prefeito, “além das irregularidades cometidas no contrato de trabalho voluntário da Sra. Tatiane Pólis, o Chefe do Executivo cometeu outras ilegalidades, como o desvio de finalidade nos atos de demissão e remoção de Servidores Públicos Municipais, uma vez, que após as oitivas que tais funcionários prestaram a esta Comissão, o Chefe do Executivo praticou retaliação, totalmente deslocada do interesse público, transferindo ou exonerando funcionários competentes apenas por terem contribuído com os trabalhos desta CPI”.

Ainda no que diz respeito ao papel do prefeito, “notou-se configuração de ato de improbidade administrativa que atenta contra princípio na administração pública, uma vez que análise de todo o contexto do voluntariado de Tatiane Pólis, nota-se postura ativa do Chefe do Executivo em possibilitar tal atuação irregular, AO ARREPIO DA LEI, resultando na prática de ato visando fim proibido em lei ou regulamento diverso daquele previsto, na regra de competência, conforme previsão no art. 11, I, da Lei Federal nº 8.429, de 02 de junho de 1992″.

Tatiane Polis e prefeito José Crespo / Foto: Arquivo/Agência Sorocaba

O Chefe do Executivo teria cometido também “ocorrência de crime de responsabilidade, relacionado à negativa de execução à lei municipal vigente, sem qualquer justificativa plausível, uma vez que havia regulamentação municipal tratando do serviço voluntário, mais rígida do que a da Lei Federal 9.608, de 1998, devendo o Sr. Prefeito tê-la observado, como fez com todos os voluntários, exceto com a Sra. Tatiane Pólis, incidindo no tipo legal previsto no art. 1º, XIV, do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, que prevê a ocorrência do crime de responsabilidade no caso de negativa de execução à lei municipal vigente, sem qualquer justificativa plausível”.

Por fim, no que diz respeito ao papel do prefeito, “notou-se a ocorrência de infração político-administrativa, causada pela postura ativa para manter em seu Governo, uma “voluntária” fora do regramento legal para tanto, ferindo a dignidade que se espera de um Alcaide na regular administração municipal, pois, se o próprio registro do serviço voluntário é precário, o que dizer da postura ativa, inclusive com indícios com base em depoimentos na de determinação de pagamentos à “ex-voluntária” através da empresa DGENTIL, conforme denúncia relatada pelo ex-secretário Eloy de Oliveira em sede policial, cujo depoimento integra os autos desta CPI. Dignidade e decoro são adjetivos incompatíveis com as ações do Chefe do Executivo, que ao agir de tal maneira, incorreu no disposto no art. 4º, X, do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967. “.

Segundo o relatório, no que diz às 6 ilegalidades cometidas pelo prefeito estão:

  • 1) Violação aos Princípios Constitucionais atinentes a Administração
    Pública: previstos no art. 37 da Constituição Federal, especialmente os da legalidade,
    moralidade e impessoalidade, por conta da assinatura de termo de voluntariado ao arrepio da Lei Municipal vigente, com manifesto interesse pessoal em beneficiar ex-assessora e notória apoiadora do Governo;
  • 2) Inobservância da Lei e do Decreto Municipal que tratam do
    trabalho voluntário no âmbito municipal: como constatado documentalmente, o Chefe do Executivo criou termo de voluntariado informal com a Sra. Tatiane Pólis, inobservando os requisitos da Lei Municipal 6.406, de 2001, e do Decreto Municipal 22.930, de 2017;
  • 3) Retaliações à Servidores Públicos Municipais, destituídas de
    finalidade pública, antes e durante os trabalhos desta CPI: conforme constam de
    depoimentos de funcionários da SECOM, e de documentos juntados aos autos oriundos da investigação paralela da Polícia Civil, nota-se que o Chefe do Executivo ao
    remover/exonerar funcionários, o fez por motivos particulares, desvinculados da finalidade público, causando vício no elemento “FINALIDADE” do ato administrativo, sendo cabível o controle judicial em tal caso;

  • 4) Crime de responsabilidade relacionado à negativa de execução à
    lei municipal vigente, sem qualquer justificativa plausível: uma vez que havia
    regulamentação municipal tratando do serviço voluntário, mais rígida do que a da Lei
    Federal 9.608, de 1998, deveria o Sr. Prefeito Municipal ter observado-a, como fez com
    todos os voluntários, exceto com a Sra. Tatiane Regina Góes Pólis, incidindo no tipo legal previsto no art. 1º, XIV, do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, que prevê a ocorrência do crime de responsabilidade no caso de negativa de execução à lei municipal vigente, sem qualquer justificativa plausível;
  • 5) Condutas incidentes como atos de improbidade administrativa que
    atentam contra os Princípios da Administração Pública: da análise de todo o contexto do voluntariado de Tatiane Pólis, nota-se postura ativa do Chefe do Executivo em possibilitar tal serviço, AO ARREPIO DA LEI, o que resulta na ocorrência de ato de
    improbidade administrativa que fere Princípios da Administração Pública, como a prática
    de ato visando fim proibido em lei ou regulamento diverso daquele previsto, na regra de
    competência, conforme previsão no art. 11, I, da Lei Federal nº 8.429, de 02 de junho de 1992.
  • 6) Infração político-administrativa de ato incompatível com a
    dignidade e decoro do cargo: conclui esta CPI, que o Chefe do Executivo ao tomar
    postura ativa para manter em seu Governo, uma “voluntária” fora do regramento legal para tanto, fere a dignidade que se espera de um Alcaide na regular administração municipal, pois, se o próprio registro do serviço voluntário é precário, o que dizer da postura ativa, inclusive com indícios de determinação de pagamentos à “ex-voluntária” através da empresa DGENTIL, conforme denúncia relatada pelo ex-Secretário Eloi de Oliveira em sede policial, cujo depoimento integra os autos desta CPI. Dignidade e decoro são adjetivos incompatíveis com as ações do Chefe do Executivo, que ao agir de tal maneira, incorreu no disposto no art. 4º, X, do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967.

Ilegalidades de Tatiane Polis

No que diz respeito ao falso voluntariado de Tatiane Pólis, “houve aparente lesão ao erário público, causados pelos repasses de valores em pecúnia da empresa DGENTIL diretamente à voluntária, por ordem do Sr. Prefeito Municipal, conforme consta de depoimento prestado pelo ex-Secretário de Comunicação ]Eloy de Oliveira].”

Segundo o depoimento de Eloy de Oliveira, ex-secretário de Comunicação, ficou “evidente o fato de que a função de Taty Polis era a de coordenar programas e diversos projetos da SECOM com a total chancela do mandatário do Poder Executivo [Crespo]”.

Também é citado o pagamento de R$ 11 mil à ‘voluntária’. Segundo Eloy, “ela [Tatiane] disse que se fosse para não ser registrada ela queria 2 mil reais a mais, ou seja, queria que lhe fosse pago o valor de 11 mil reais; que depois disse o declarante colocou essa informações para o prefeito e para o Luis Navarro, o qual concordou com o valor imposto, embora não tenha ficado satisfeito; assim ela começou a trabalhar na Secretaria de comunicação como “voluntária”, por ordem do Prefeito Crespo, sendo que sua intenção era manter contato entre a empresa DGENTIL e os veículos de comunicação, mais especificamente ela queria operar os contratos da DGENTIL”.

Ex-secretário de Comunicação e Eventos Eloy de Oliveira durante operação Casal de Papel / Foto: Alana Damasceno

Ainda, o relatório reproduz diversos e-mails [estes revelados à Polícia Civil por Eloy de Oliveira] em que aparecem as funções da ‘voluntária’ na prefeitura, sendo que nenhum é ligado diretamente ao voluntariado que segue  o rito da legalidade dentro da prefeitura. Entre as funções de Taty, estão por exemplo, coordenar o Gedai (Grupo Estratégico de Ação na Internet) para defender o democrata nas redes sociais; gestão de agenda externa do prefeito; coordenação de “pré-campanha de reeleição” de Crespo; coordenação do gabinete do prefeito, gestora de campo.

Chama atenção no relatório, o que é informado como: “a dependência da aprovação e concordância da senhora Tatiane Regina Góes Polis, sobre a dinâmica das ações do poder público municipal, principalmente no tocante às atividades desenvolvidas pelo senhor Prefeito é muito forte e conflita com as atribuições cabíveis a alguém em regime de voluntariado e com os interesses da celeridade de resoluções a qual os Secretários demandam junto ao Chefe do Poder Executivo, senhor Prefeito José Antônio Caldini Crespo”.

O relatório revela também a estranheza de Tatiane, considerada ‘voluntária’, entrar em atritos com o então secretário Eloy, este do alto escalão do Executivo, durante discordância entre ambos de ações relacionadas ao prefeito: “em notória disputa, o desejo mútuo de elidir um ao outro, o senhor Edemilson Eloi de Oliveira, e a senhora Tatiane Regina Góes Polis, acentuam seus embates sobre a condução dos trabalhos na SECOM”.

Tatiane “possuía sala própria nas dependências do sexto andar do Paço Municipal, tinha conduta de mando e de tomada de decisão, sob a égide [o amparo] do Prefeito José Crespo”.

De acordo com a CPI, Taty Polis teria cometido dois processos ilegais:

1) usurpação de função pública: conforme exposto em sua oitiva de
17/04/2019, e em confronto com as demais provas e depoimentos constantes dos autos,
nota-se a usurpação de função pública, mesclada em falso voluntariado, ocorrendo a
infração penal prevista no art. 328 do Código Penal;

2) Condutas incidentes como atos de improbidade administrativa
que atentam contra os Princípios da Administração Pública: da análise de todo o
contexto do voluntariado de Tatiane Pólis, da mesma forma que o Chefe do Executivo
incorre nessa tipificação, o mesmo deveria se aplicar à Sra. Tatiane Pólis, uma vez que o
cenário mostra participação ativa da “ex-voluntária, AO ARREPIO DA LEI, o que resulta
na ocorrência de ato de improbidade administrativa que fere Princípios da Administração
Pública, como a prática de ato visando fim proibido em lei ou regulamento diverso daquele
previsto, na regra de competência, conforme previsão no art. 11, I, da Lei Federal nº 8.429, de 02 de junho de 1992.

Tatiane Polis durante oitiva na CPI do Falso Voluntariado
Taty Polis no gabinete do prefeito José Crespo, sentada em sua mesa de reunião, discutindo o Fala Bairro

Recomendações da comissão

Já no fim do relatório, a CPI recomenda:

● criar uma regulamentação (alterando a Lei Municipal vigente, ou
instituindo novo Decreto Municipal, já que o Decreto anterior foi revogado durante os
trabalhos desta CPI), que discipline efetivamente o trabalho voluntário no âmbito
municipal, que sujeite a todas as pessoas, SEM EXCEÇÕES;

● cessar imediatamente a prática de qualquer voluntariado que não
esteja pautado em regulamentação vigente;

● zelar pela observância dos Princípios Constitucionais atinentes à
Administração Pública, especialmente os da legalidade, impessoalidade, moralidade,
publicidade e eficiência, nos termos do art. 37 da Constituição Federal;

● cessar a retaliação promovidas aos Servidores Públicos Municipais
que foram retaliados antes e ao longo dos trabalhos desta CPI, tendo sido exonerados dos
cargos de livre nomeação em comissão, ou em função de confiança;

● averiguar por meio de controle interno, através da Corregedoria do
Município, caso ainda não exista, uma profunda investigação acerca da legalidade dos
repasses efetuados à empresa DGENTIL, objeto de investigação desta CPI;

●manter afastados do Governo Municipal todas as pessoas
envolvidas na Operação “Casa de Papel”, que, paralelamente a esta investigação,
também apurou indícios de irregularidades nos mesmos moldes desta CPI, especialmente o
afastamento dos Secretários Eloy de Oliveira, Hudson Zuliani, Wérinton Kermes, além da
ex-voluntária Tatiane Pólis.

Vereadoras Fernanda Garcia, relatora; e Iara Bernardi, presidente da CPI do Falso Voluntariado

A CPI

Entre os focos principais da CPI está o de averiguar a existência de agentes irregulares na administração pública Municipal, sendo que estes desenvolveriam práticas de coerção, assédio, tráfico de influência, com anuência e aval do mandatário do Poder Executivo.

Durante o trabalho da comissão foram juntados 16 volumes de documentos, entre eles o termo de voluntariado de Tatiane apresentado pelo prefeito; suposto comprovante de transferências bancárias; e declarações de secretários, empresários e servidores feitos à Polícia Civil e encaminhados à CPI, como as de Eloy, Antonio Bocalão Neto (jornal Gazeta do Interior) e Ricardo José Mari; além da denúncia do grupo Gedai (Grupo Estratégico de Ação na Internet).

Segundo o relatório, foi também estabelecida a cooperação com a Polícia Civil, através da Delegacia Seccional de Sorocaba, por meio do inquérito que apura o crime de responsabilidade e o artigo 328 do Código Penal no qual figuram como investigados Crespo e Tatiane. Cooperação também estabelecida com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Desde 12 de março, quando CPI foi instalada, até o momento, foram ouvidas 19 pessoas, entre Secretários Municipais, servidores públicos e ex-servidores.

107 Comentários

  1. RC ouça a música do Chico Buarque ” vai trabalhar vagabundo “

  2. Olha só como a internet publica e interessante… Fazendo uma breve pesquisa técnica enquanto eu sentava gostoso, achei algumas coisas bem interessantes que explicam o motivo pelo qual este “jornal” tem tanto ódio do meu amado Perfeito Fresco, vamos la:

    O jornal Ipanema ou IpaOnline, pertence ao sócio proprietário Dr. Francisco Pagliato Neto, que faz parte do Partido Social Democrático (PSD), coligado ao PT e PSOL, o qual em 2004, apoiou a candidatura da então ex-Presidente da Republica CAÇADA, Dilma Rousseff, só ai a coisa já vai se explicando…

    Em 30 de Agosto de 2017, quando a então Prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, assume a Prefeitura, ela nomeia do Dr. Francisco Pagliato Neto (KIKO), como Relações Institucionais e Metropolitanas, o qual foi EXONERADO DO CARGO na ocasião do retorno do Prefeito Crespo a cadeira da Prefeitura, para a entrada de Flavio Chaves.

    Ou seja, trata-se CLARAMENTE de uma tentativa de VINGANÇA PESSOAL contra o meu amado Perfeito em usar sua ferramenta de mídia de massa para disseminar o ódio contra a atual Gestão do Governo Jose Crespo, bem como seus Secretários, onde patrocinados pelo PT e PSOL (Iara Bernardes e Cia Criminosa), o que desobedece totalmente o Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, nos seguintes termos:

    Art. 7° – O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.

    Art. 10 – O jornalista não pode:
    – Concordar com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais, de sexo e de orientação sexual;

    Art. 13 – O jornalista deve evitar a divulgação dos fatos: – Com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas; – De caráter mórbido e contrários aos valores humanos.

    Felizmente, em nosso pais, são jornais desta natureza que ajuda a não manchar a imagem dos Jornalistas honestos de nosso pais !

    “Digo a verdade, doa em mim doer e olha como doí gostoso. Sorocaba, cidade hipócrita e de Gente Trouxa!”

  3. Logo, logo passa mais dois anos e os sorocabanos ainda votam nesse senhor para deputado. Tem muito gente cega no mundo. Infelizmente.

  4. RC – É um dos Robozinhos contratados pela Taty para enaltecer a figura pública do seu prefeito! Nem percam tempo, o RC está recebendo para isso.

  5. agora tenho certeza que esse tal RC e do tal gedai kkkkkkkkkk chora naoo bb logo logo o unico gedai que vai ter e o filme … logo logo vc e o seu amado prefeito vao estar fora do governo.

  6. Ops o “MARIO” acima é outro eu sou aquele que não é do governo muito menos filiado a nenhum partido político….. porém gosto de ir além da informação e certa forma contra a “mare” neste caso que tanto este jornal SÓ TEM UM ASSUNTO? ops detalhe Dra vice Prefeita disse que recebeu as “cartas” anônima em sua residência OK ELA mora onde? E casa de “rua”? Ou em condomínio ? Ops ninguém viu quem entregou as cartas? Ninguém foi anunciado na portaria? OU em breve iremos descobrir que tanto tem por traz de UM ÚNICO ASSUNTO deste jornal? Vale a reflexão!

    • O desconfiado…Tem uma quadrilha roubando nosso dinheiro!!! Isso está claro!!!A cidade está uma merda!!! Aí aparece um jornal que denuncia as falcatruas do exceutivo e vc acha ruim??? Tem gente que nasceu para ser corno mesmo. Tu deve ser daqueles que pega a mulher com outro no sofá da sala, e vende o sofa para resolver o problema!!!Em que mundo vc vive? É so por Deus!!! Se vc nao gosta do jornal , vai ler outro jornal então e não enche o saco.

  7. O jornal é o responsável por toda corrupção na prefeitura.
    Típico argumento de petralhas que querem continuar mamando no governo.
    O que será que a Polis tem?

  8. OS 11 PRINCÍPIOS DA PROPAGANDA NAZISTA.

    Conhece Joseph Goebbels, o violento ministro de propaganda de Hitler? Estes são os 11 princípios que levaram o povo alemão a tentar exterminar à humanidade:

    1.- Princípio da simplificação e do inimigo único.

    Simplifique não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem concentre-se em um até acabar com ele.

    2.-Princípio do contágio

    Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem. Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.

    3.-Princípio da Transposição

    Transladar todos os males sociais a este inimigo.

    4.-Princípio da Exageração e desfiguração

    Exagerar as más noticias até desfigurá-las transformando um delito em mil delitos criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”

    5.-Princípio da Vulgarização

    Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.

    6.-Princípio da Orquestração

    Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo estas replicadas pela “imprensa oficial’.

    7.-Princípio da Renovação

    Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.

    8.-Princípio do Verossímil

    Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas em contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor, não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.

    9.-Princípio do Silêncio.

    Ocultar toda a informação que não seja conveniente.

    10.-Princípio da Transferência

    Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes

    11.-Princípio de Unanimidade

    Busca convergência em assuntos de interesse geral apoderando-se do sentimento produzido por estes e colocá-los em contra do inimigo escolhido.

    Qualquer semelhança com as práticas dos RCs e outros perfis GEDAI que estão aparecendo NÃO é mera coincidência.
    A Polícia e o GAECO estão chegando perto e a intensificação da propaganda nazisto/GEDAI é a prova disso.
    Te veremos na cadeia , RC !
    E será um dos maiores prazeres da vida dos cidadãos de bem da “cidade hipócrita”.

    • Petralhas, Câmara Municipal podre, e os outros prefeitos, comentários encomendados, zona noia, eu como pão de queijo na Real, eu moro em condomínio, quem é petralha é facilmente detectado, repetir o mesmo comentário dezenas de vezes, saturar o site de posts vindos da vários comentaristas fakes contra o jornal ipanema e/ou seu proprietário, desviar o foco do verdadeiro alvo que é o prefeito, apresentar-se falsamente como um expoente de cultura….
      Os RCs e outros GEDAIS daqui estão seguindo a cartilha certinho.

      • E são tão B U R R O S todos esses GEDAIS, que não percebem que cada comentário, cada post, cada agressão, cada escárnio, cada calúnia que é publicada aqui por eles só reforça a verdade da existência do grupo denominado GEDAI e comandado pela voluntária, com a finalidade já detectada pela POLÍCIA.
        Quem seria demente o suficiente para , como cidadão normal e honesto, se posicionar como esses quadrilheiros o fazem ?

  9. Um conselho aos nossos vereadores cuidado proxima eleição pode ser que não tenham essa chance pq representar a população não e omitir safadeza fatos tão aí até quando vão deixar prefeito tomar conta da nossa cidade pois população não acredita mais no crespo a cada dia que se passa ele nos faz perde esperava de cidade melhor cabe a vocês nos dar resposta

  10. Kkk dou risada crespo anos no quase até que por um asar virou prefeito aí vem mentalidade dele vou me vingar dos sorocabanos por terem me zuado por anos pensa num cara burro pra mim marido e Tati quebra prefeitura que patrocinaram e colocaram ele lá ai como ele sabe que essa foi a primeira e última vez dele como prefeitoe se quer vai virar fiscal da prefeitura vamo mete a mão kkkparem de ficar discutindo por besteira Tati quebra prefeitura e dona do pedaço

  11. Nao adianta PT, sua mascara já caiu….
    Nao adianta dizer que se ataca A ou B somente para se fazer de vitima da sociedade….
    A parcialidade não esta mais mascarada, já caiu por Terra….
    Falem o que quiser, xinguem, babem, ameacem, inverta a situação para se passarem por vitimas… de nada adiantara…. A MASCARA DA PARCIALIDADE CAIU !!!!
    Seu carro chefe (este jornal) já caiu em descredito !!!! Ja era !!!!

    • Caiu tanto em descrédito que vc não sai daqui dos comentários e está desesperado, cada palavra sua demonstra isso.

      Recebendo ordens para criar Fake NEWS e confundir a cabeça dos leitores.

      Só que ninguém é tonto mais, só vc acredita em suas próprias mentiras!

      #FORACRESPO

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita !

    • Trouxa, chupa saco do Odorico Paraguaçu, que não tem moral de andar na cidade sem.medo de tomar tijolada.. o cidadão de bem não aguenta mais esse lixo que acha que é dono da cidade.. esperamos nos livrar desse lixo o quanto antes… E não tem nada a ver com PT babaca.. começar com cabidao de emprego, voluntários falso, quadrilhas de bandido dentro da prefeitura e vc vem com esse papo de Jornal de esquerda??? Então significa que quer fala a verdade e mostra a ladroagem desse incompetente é de esquerda?? Ser se esquerda significa que é pessoa do bem?? Esse lixo do DEM só trouxe corrupção e prejuízos pra cidade, nada mais que isso, pro cara ter a capacidade de pagar chupa sacos com vcs.e a vigarista com diploma falso, cara, de boa, souais PT e de esquerda se isso que vcs estão fazendo é o contrário de esquerda e PT.. e pra seu comentário, botei no Bolsonaro seu incompetente!!
      #cresponacadeia!

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita !

    • Concordo com vc RC o PT e Comunas caíram, e logo vai cair a sua máscara. Você é um robozinho da empresa contratada pela Taty para enaltecer a figura pública do seu prefeito.

  12. Ao colocar uma VINGANÇA PESSOAL usando a ferramenta de mídia de massa para disseminar o ódio contra a atual Gestão do Governo Jose Crespo, bem como seus Secretários, onde patrocinados pelo PT e PSOL (Iara Bernardes e Cia Criminosa), o IpaOnline desobedece totalmente o Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, nos seguintes termos:

    Art. 7° – O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.

    Art. 10 – O jornalista não pode:
    – Concordar com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais, de sexo e de orientação sexual;

    Art. 13 – O jornalista deve evitar a divulgação dos fatos: – Com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas; – De caráter mórbido e contrários aos valores humanos.

    • Gedai trabalhando a todo vapor!

      Bateu o desespero total!!!

      O exército, jagunços de JC e TP resolveu atacar o jornal, os vereadores, o tempo chuvoso, o sol, a Dilma, o Lula, a esquerda, a igreja, a crise nacional, a crise mundial, todos são culpados.
      Com excessao do chefinho mequetrefe.

      Que papelão, e ainda fazem isso e recebendo nosso dinheiro como pagamento.

      Assumam as suas mazelas, tiveram coragem para roubar. Tenham coragem para assumir a incompetência e a roubalheira!!!

      #ForaCrespo
      #CadeiaNeles

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

      • Seita satânica é toda hein RC

        Kkkkk

        Não tinha coisa melhor para inventar não?

        Quanta FAKE NEWS, ninguém em sã consciência acredita em suas balelas seu tonto!

        É cada uma!

        Que papelão!

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica!

      • Tadinho do menino…. sabe de nada inocente….
        Se mantenha assim inocente que e melhor, você não aguentaria a carga !

  13. R.C., não fique de tromba, menina, eu já vi, eu já VIVI,ANda,sai dessa! Abandona o cargo que tudo se SOLUCIONA pra você ! Ofender pessoas com injúria, é crime. Te digo que tudo passa! Eu já VI, já VIVI e sobreVIVI! Tudo se soluciona com o tempo né

    • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

      • Defensor de corrupto em troca de dinheiro público.

        Escória da sociedade.

        Logo estarão onde merecem, podem espernear a vontade!!!

        O choro é livre!!!!

        Kkkkkkk

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

  14. Enquanto as CPIs continuam o sr Prefeito se mantem no cargo pelo andar da carruagem termina o mandato e a CPI nao acabou! Enquanto isso o povo Sorocabano continua um Cachimbao so Leva Fumo!

    • Bem comentado Erivaldo!! Esperamos mais agilidade!! Esse lixo tem que sair do sexto andar algemado!

  15. Para mim este Jornal Ipanema está em descrédito! Está tratando como pessoal a caça ao Prefeito!!!
    Jornalzinho de merda!!!!
    Não agrega nada de bom e deixou de ser uma rádio imparcial!!!

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

  16. RCs voltaram
    Pagamento do dia 20 deve ter caído, por isso eles estão na ativa novamente..

    • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

  17. Olha só como a internet publica e interessante… Fazendo uma breve pesquisa técnica enquanto eu sentava gostoso, achei algumas coisas bem interessantes que explicam o motivo pelo qual este “jornaleco esquerdista” tem tanto ódio do meu amado Prefeito Crespo, vamos la:

    O jornal Ipanema ou IpaOnline, pertence ao sócio proprietário Dr. Francisco Pagliato Neto, que faz parte do Partido Social Democrático (PSD), coligado ao PT e PSOL, o qual em 2004, apoiou a candidatura da então ex-Presidente da Republica CAÇADA, Dilma Rousseff, só ai a coisa já vai se explicando…

    Em 30 de Agosto de 2017, quando a então Prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, assume a Prefeitura, ela nomeia do Dr. Francisco Pagliato Neto (KIKO), como Relações Institucionais e Metropolitanas, o qual foi EXONERADO DO CARGO na ocasião do retorno do Prefeito Crespo a cadeira da Prefeitura, para a entrada de Flavio Chaves.

    Ou seja, trata-se CLARAMENTE de uma tentativa de VINGANÇA PESSOAL contra o meu amado Perfeito em usar sua ferramenta de mídia de massa para disseminar o ódio contra a atual Gestão do Governo Jose Crespo, bem como seus Secretários, onde patrocinados pelo PT e PSOL (Iara Bernardes e Cia Criminosa), o que desobedece totalmente o Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, nos seguintes termos:

    Art. 7° – O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.

    Art. 10 – O jornalista não pode:
    – Concordar com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais, de sexo e de orientação sexual;

    Art. 13 – O jornalista deve evitar a divulgação dos fatos: – Com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas; – De caráter mórbido e contrários aos valores humanos.

    Infelizmente, em nosso pais, são jornais desta natureza repugnante que mancha a imagem dos Jornalistas honestos de nosso pais !

    “Digo a verdade, doa em mim doer. Sorocaba, cidade hipócrita e de Gente Trouxa!”

    • “Digo a verdade, doa em mim doer. Sorocaba, cidade hipócrita e de Gente Trouxa!”
      Esta frase e FAKE NEWS

    • Nitidamente o PT e PSOL agem como Satanas faz com as pessoas: “misturando a verdade com a mentira”, assim, ele engana a muitos…..

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

  18. O PT tenta, o PSOL tenta, o PSD tenta…. a corja Petralha toda tenta… mas no final…. o caminho e um so… Morrer na praia !!!! E esse arquivamento de processo e prova disso… kkkkkk

  19. O loco varrido do sexto andar, a vigarista do diploma falso e seus RCs ( mocorongos pagos para lamber as botas do prefake e obedecerem ordens da vigarista ) podem esperar que a hora deles vai chegar… A cadeia os espera seus vigaristas!!

    • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

  20. Em 30 de Agosto de 2017, quando a então Prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, assume a Prefeitura, ela nomeia do Dr. Francisco Pagliato Neto (KIKO), como Relações Institucionais e Metropolitanas, o qual foi EXONERADO DO CARGO na ocasião do retorno do Prefeito Crespo a cadeira da Prefeitura, para a entrada de Flavio Chaves.

    Dr. Francisco Pagliato Neto (KIKO…DONO DO JORNAL IPANEMA!!!
    Está mais que na cara que esse Jornal Ipanema quer estar no governo, QUER SER o governo…..

    • Olha o Gedai ( bando de.mocorongos,.loco varrido e ou vigaristas) ativo kkkkkk
      O Kiko Pagliato é um grande.jornalista.e.nao.depende de governo para se manter, é só ver a quantidade de anos que tem em Sorocaba!.não depende de lamber botas de políticos nem de comprar falsos diplomas kkkkkkk

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

      • Se não depende de Governo, por que se tornou Secretario da Prefeitura ?
        Alegação sem qualquer coerência e sem sustentação…..

  21. Olha so como a internet publica e interessante… Fazendo uma breve pesquisa técnica, achei algumas coisas bem interessantes que explicam o motivo pelo qual este “jornaleco esquerdista” tem tanto ódio do Prefeito Crespo, vamos la:

    O jornal Ipanema ou IpaOnline, pertence ao sócio proprietário Dr. Francisco Pagliato Neto, que faz parte do Partido Social Democrático (PSD), coligado ao PT e PSOL, o qual em 2004, apoiou a candidatura da então ex-Presidente da Republica CAÇADA, Dilma Rousseff, só ai a coisa já vai se explicando…

    Em 30 de Agosto de 2017, quando a então Prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, assume a Prefeitura, ela nomeia do Dr. Francisco Pagliato Neto (KIKO), como Relações Institucionais e Metropolitanas, o qual foi EXONERADO DO CARGO na ocasião do retorno do Prefeito Crespo a cadeira da Prefeitura, para a entrada de Flavio Chaves.

    Ou seja, trata-se CLARAMENTE de uma tentativa de VINGANÇA PESSOAL em usar sua ferramenta de mídia de massa para disseminar o ódio contra a atual Gestão do Governo Jose Crespo, bem como seus Secretários, onde patrocinados pelo PT e PSOL (Iara Bernardes e Cia Criminosa), o que desobedece totalmente o Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, nos seguintes termos:

    Art. 7° – O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.

    Art. 10 – O jornalista não pode:
    – Concordar com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais, de sexo e de orientação sexual;

    Art. 13 – O jornalista deve evitar a divulgação dos fatos: – Com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas; – De caráter mórbido e contrários aos valores humanos.

    Infelizmente, em nosso pais, são jornais desta natureza repugnante que mancha a imagem dos Jornalistas honestos de nosso pais !

    “Digo a verdade, doa em quem doer. Sorocaba, cidade hipócrita !”

    • Ok… mas… O relatório da CPI apontou que, com base no depoimento do ex-secretário de Comunicação Eloy de Oliveira dado à polícia, houve aparente lesão ao cofre público no que diz respeito ao falso voluntariado da Tatiane Polis. Segundo o documento, ocorreram repasses de valores em dinheiro da empresa DGentil diretamente ligada à voluntária, por ordem do prefeito José Crespo.

      Contra fatos não há argumentos.

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

      • CPI essa presidida pelos Vereadores do PT e PSOL, ou seja, totalmente parcial e de cunho de “vingança” contra o Prefeito Crespo. CPI desta natureza não tem valor, asem contar que os componentes desta CPI estão mais sujos que pau de galinheiro !

    • Pt e PSOL são mais honestos que DEM.. só ver o naipe do prefeito de Sorocaba kkkkk deixou PT no chinelo kkkk logo esse trouxa de prefake vai se juntar ao Pezão, Cabral, Lula etc.. se tivesse um.pouco de dignidade, copiaria o gesto do ex presidente do Peru.. pelo menos não passa a vergonha de ser fotografado com algema, nem passar noites frias na cela especial kkkkkkk

      • Ai o “bagulho” que você estava injetando acabou e você acordou !!!! kkkkk
        Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

      • Nao entendi. você diz que o PT e PSOL são honestos, mas dai você cita o Lula ? Total incoerência de um Petralha desesperado !!! kkkk

  22. RC SEU BOSTA SE EU TROMBO VC AMAÇO A SUA CARA FACIL FACIL SEU CHUPETA DO CRESPO ESSES VEREADORES TAMBEM TODOS UNS BOSTA …
    o crespo deve ta comendo seu cu RC junto cm a taty polis

    • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

    • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

  23. Vixee RC camarão esta com o celebro confuso, ahh esqueci camarão não tem celebro no lugar tem bosta na cabeça,por isso que esta repetitivo, The End Camarão.

    • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

  24. Reportagem encomendada por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !
    Claramente na Folha de Pagamento do PT !

  25. Ae se continuarem dando bicuda no saco do crespo RC não demora vai estar com as duas mão engessada,pobre camarão.

    • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

    • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita Satânica !

  26. O pedido de abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito José Crespo (DEM) foi arquivado por 17 votos a 2 na Câmara de Sorocaba. A solicitação protocolada inicialmente pelo munícipe Fábio Ricardo dos Santos, em 11 de abril, recebeu aditivos e pedia o afastamento e cassação do chefe do Executivo sorocabano.

  27. Cambada de Petralhas…..Isso é perseguição ao nosso nobre Perfeito….

    Admitam que Não querem deixar ele elevar o nível de Sorocaba, ensinando o que é Administração de verdade……

    O R.C. é aquele cidadão que os Petralhas temem…
    É aquele que traz a público a podridão da Câmara de Vereadores que se acham “deuses”…
    É aquele que “diz a verdade, doa em mim doer”, amante real do nosso único e inigualável Perfeito e por isso, é caluniado, perseguido e copiado por dezenas de FAKE NEWS espalhados por toda a cidade !
    É aquele que “chora de rir” com os dezenas de “Petralhas” e “Esquerdo Patas” que dizem coisas psicóticas e lúdicas achando que me ofendem, enquanto eu estou com meu amado na Padarial real tomando café ou almoçando, quando na verdade, apenas passam vergonha a cada comentário fantasioso !
    O R.C. é aquele que “fresca sem vergonha” e ri da memória curta da população de Sorocaba e Região….
    Enfim, o R.C. é aquele que não tem medo de Vagabundo, e assume sim a minha opção sexual pouco importando o quão “importante” este seja, dizendo sempre a “verdade, doa em quem doer” !!!

    • RC então é um Gedai do Crespo (Grupo Estratégico de Ação da Internet)… Mas deveria ser um Sith! kkkkkk

    • Fake News encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorçao e Seita!

  28. Na verdade isso aqui nem jornal é….esse meio parcial de comunicação foi criado para essa finalidade, ser oposição daqueles que não os beneficiaram(jornal ipanema) com cargos dentro da prefeitura.

  29. Pessoal…esse jornal aqui não vale nada, vamos ler o que o Cruzeiro e diário falam vai!!

    • Kkkk

      O que vc faz aqui então Gedai?

      Vai la para o Cruzeiro, jornal que esconde as mazelas do governo Crespo.

      Quem defende bandido, coisa boa não é!!!

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita !

    • O Cruzeiro que é bom, né? kkkkkkkk
      De imparcial não tem nada… aquele veículo de comunicação só defende interesses e os irmãos da maçonaria.
      Todas as matérias referentes ao governo são compradas. Prova disso foi o editorial de domingo, que tentou diminuir a importância da investigação Casa de Papel.
      Acorde para vida!
      Nós, sorocabanos de verdade, já acordamos há muito tempo.

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita !

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita!

  30. Reportagem encomendada por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorçao e Seita!

    • Xiii RC, deu ruim para vcs!!!

      Que desespero hein?

      Que papelão o seu. Sua corja está enquadrada e vc querendo acusar alguém ainda.

      Assumam a roubalheira no governo, seus vigaristas covardes!

      Turminha Gedai paga com dinheiro público para defender bandido e acusar adversários políticos.

      #ForaCrespo
      #ForaGedais

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorçao e Seita!

      • Nao importa como se escreva…. isso não vem ao caso, com “s” ou não, os Vereadores ainda são bandidos !

      • É que agora eles estão em missão de atacar adversários para se defender. Veja só para onde vai parte do dinheiro de nossos impostos. Aí, não da tempo para consultar o Google e passar pelo cidadão com o português impecável que o mesmo tenta demonstrar.

      • O analfabeto fez a correção……kkkkkkkkk RC burrooooo…….. diploma falso mais uma vez…….kkkkkk

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita !

    • Kkkkkkkkkkkk, a casa caiu, só não boto fé nas duas vereadoras, mas tá valendo, o importante é limpar a prefeitura de Sorocaba, e o próximo passo limpar a Câmara Municipal, principalmente acabar com corgos comissionados e R.C. como diria ” O CHORO É LIVRE”.

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita!

    • E pior o cara faz várias acusações aqui nos comentários, mas não formaliza as denúncias à quem é de direito, cagalhão!!!!

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita!

    • RC em total desespero.

      Equipe da TP/JC a todo vapor (Gedai) com medo de perderem a boquinha no governo.

      Bateu a diarréia novamente.

      Kkkkk

      • Comentário encomendado por puxa saco de Vereador Vagabundo pago com dinheiro da Pedofilia, Calotes, Tentativa de estupro, Ameaças de morte, Extorsão e Seita !

Comments are closed.