Vídeo: bailes funks aos fins de semana no Habiteto deixam moradores sem sossego

Foto publicada nas redes sociais no começo desse mês mostra grande público participando de festa de rua no bairro

Um grupo de moradores do Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto) tem procurado constantemente a redação do Ipa online para relatar a falta de sossego no bairro por conta dos bailes funks que ocorrem todos os fins de semana no local.

Segundo os denunciantes, as festas ocorrem sempre durante as madrugadas e reúnem centenas de pessoas que chegam com carros e colocam músicas do gênero funk em volume alto, interditam as ruas e fazem abertamente consumo de drogas e álcool durante os eventos.

Foto registrada mês passado mostra movimento na rua / Foto: reprodução/Facebook
Foto registrada semana passada, em plena quinta-feira, durante a noite.

Um denunciante que não será identificado relatou que os bailes costumam ocorrer também durante os dias de feriado, começam por volta das 23 horas quando não há presença da Polícia Militar e terminam somente no início da manhã.

Pelas redes sociais, por meio de diversos grupos e páginas criadas, os internautas divulgam fotos e vídeos das festas  de ruas. Muitas mostram jovens segurando bebidas alcoólicas.

Quando a PM faz ronda, o grupo espera os policiais irem embora e começam a festejar entre as 2 e 3 horas. Caso os policiais apareçam repentinamente, o público dispersa e se esconde até a equipe policial deixar o local.

O Ipa Online questionou a Polícia Militar sobre como funciona atualmente a ronda ostensiva no local para coibir as festas de rua sem autorização.

PM prende, flagra e apreende durante as festas

O Sétimo Batalhão da Polícia Militar do Interior, em nota de esclarecimento, explicou como funcionam as ações nos bairros. Ele informou que vem desenvolvendo ações pontuais visando a manutenção da ordem pública em especial, relacionada a bailes Funk, grandes aglomerações de pessoas, eventuais interdições de vias, veículos em direção perigosa, entre outras, nos bairros Paineiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança, Parque São Bento, Vila Helena, Parque das Águas, Jardim Santa Marina, Habiteto.

Exclusivamente sobre os bailes funks, foram realizadas 60 operações policiais cujos resultados culminaram em apreensões de veículos, drogas, captura de indivíduos procurados pela justiça e abordagem de centenas de pessoas nos perímetros de atuação, as quais serão mantidas independentemente de solicitações.

Referente ao atendimento de ocorrência no Habiteto a Polícia Militar informou monitorar as ocorrências e, na data de 14 de julho, foram constatadas duas ocorrências de perturbação de sossego, sendo as partes orientadas e sanado o problema naquele momento.

Entre o mês de maio até esta última segunda-feira (15), durante o policiamento no bairro, foram registradas duas ocorrências de flagrante por crime de tráfico de drogas, um por descaminho, e realizada a prisão de quatro pessoas procuradas pela justiça.
A perturbação do sossego, segundo a PM, está condicionada à representação da vítima para que seja efetivado seu registro e seguimento em sede de representação formal.

A Polícia Militar ressaltou que o policiamento nos bairros em questão tem sido intensificado, por meio de ações policias entre elas a realização de operação fiscalizadora, pontos de estacionamentos em locais estratégicos, com vistas a coibir delitos e aglomeração de pessoas. A população pode auxiliar o trabalho da Polícia Militar fornecendo informações pelo telefone emergencial 190 ou pelo Disque Denúncia 181.

Foto de junho mostra aglomeração de pessoas em rua do Habiteto

3 Comentários

  1. Enquanto isso nossos Vereadores brigando entre si para ver quem vai ficar com uma parte do BOLO,vergonhoso, e o mais vergonhoso são esses pais.. adolecentes bêbados e sem educação.
    estamos indo de mau a pior. Parabéns a Sorocaba.

Comments are closed.