Adolescente comercializa diplomas falsos pela Internet e DIG acaba com a farra

Por Cristiane Carvalho

Um esquema de produção e venda de diplomas falsos em Sorocaba foi desvendado pela Polícia Civil. A comercialização ilegal dos títulos era feita por um adolescente, de 17 anos, residente na Zona Oeste da cidade. Com ele, foram apreendidos diversos diplomas falsificados, outros títulos e carimbos médicos.

O flagrante ocorreu na tarde de quinta-feira (25), em um shopping de Sorocaba. De acordo com informações do delegado Acácio Aparecido Leite, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), os produtos eram oferecidos por meio das redes sociais. “Após um trabalho de investigação da nossa equipe, simulamos o interesse no certificado e fizemos o flagrante”.

O rapaz comercializava diversos títulos, inclusive atestados médicos. Um diploma de ensino superior era vendido a R$ 200 e os de ensino médio custavam em torno de R$ 100. Além dos certificados escolares, o adolescente também vendia atestados médicos e falsificava registros na Carteira de Trabalho.

Foram identificados diplomas falsos de uma faculdade particular de Sorocaba e de diversas unidades de ensino da rede estadual da cidade.

Durante as investigações, a polícia conseguiu identificar uma cliente que comprou um ‘kit’, composto por histórico escolar e carteira de trabalho, com registro possivelmente falso. “Todas as pessoas envolvidas serão chamadas para prestar depoimento”, disse Acácio.

Em depoimento à polícia, o jovem disse que trabalhava para uma pessoa e que recebia um valor diário para a entrega dos documentos. Além dele, um motorista de um aplicativo de transporte, que ajudava nas entregas, também foi detido, mas liberado após prestar esclarecimentos.

O caso ainda segue em investigação. O jovem foi ouvido e vai responder em liberdade, por se tratar de crime sem violência.

1 Comentário

  1. Criminosos devem ser contídos em suas ações delituosas. Os criminosos acham que a ” WEB” É TERRA DE NINGUÉM, mas se enganam. As pessoas sensatas e prudentes sabem que a INTERNET, é um ambiente virtual ALTAMENTE PERIGOSO, INCLUSÍVE PARA A VIDA . Pessoas incautas desconhecem que as rêdes sociais , principalmente o FACEBOOK, está infestado de estelionatários, golpístas, bandídos,e todo tipo de criminosos e seus afins . Mas esses mal intencionados às vezes se esquecem que a POLÍCIA ( INVESTIGAÇÕES GERAIS) está dia e noite MONITORANDO TUDO.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here