Atualizada em: 08/06/201122h34
Áudio: Programa de exercícios para gestantes chega a Sorocaba
O programa “Mais Vida Gestantes”, desenvolvido em São Paulo pela professora de
educação física e mestre em farmacologia Gizele Monteiro, vai ser implantado em Sorocaba.
Segundo Gizele, o projeto tem o objetivo trazer vida ativa para a mulher grávidas. Nele, há exercícios direcionados conforme a mudança gestacional com ginástica, musculação, aeróbica e alongamento. “Tudo dentro de critérios de seguranças, estabelecidos por autoridades internacionais que abordam e estudam os exercícios para a gravidez”, explica.
Além de atender a mulher grávida, o programa também serve para as que desejam engravidar ou então estão passando pelo período de pós-parto. “Aquela que vai ser mamãe também precisa de exercícios específicos para preparar a postura e colocar o peso dentro de um padrão saudável”.
Gizele explica, ainda, que o programa traz facilidade para o parto
natural “O exercício contribui no parto, trazendo uma consciência corporal
melhor para a mulher. Ela aprende a direcionar força no momento adequado e melhora
a resistência muscular".
De acordo com os parâmetros
saudáveis, o IMC (Índice de Massa Corporal) da gestante deve aumentar somente
entre 7 e 12 kg do peso normal. “As mulheres que não costumam praticar
exercícios ultrapassam esses valores e chegam a engordar 25kg, 30kg em uma
gravidez. No pós-parto, ela acaba retendo peso e não consegue emagrecer”.
O programa “Mais Vida Gestante” chega a Sorocaba através da professora de educação física Juliana Bonvino Gaya. Mais informações nos telefones (15) 9710 - 1238, com Juliana, ou (11) 7871 - 4162, com Gizele.
Ouça a entrevista completa com Gizele Monteiro.