Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

WhatsApp recebe 235 denúncias de infrações de trânsito em uma semana

Postado em: 08/12/2018

Compartilhe esta notícia:

Com apenas uma semana em funcionamento e 235 denúncias, o “WhatsApp das Denúncias” firma-se como uma ferramenta eficiente no combate às infrações de trânsito. A população de Sorocaba aderiu à novidade e passou a adotá-la como um canal de comunicação para as denúncias.

“No início, recebemos várias perguntas sobre o funcionamento e até sobre o sigilo das denúncias, mas com o passar dos dias a população foi experimentando e comprovando a eficácia da ferramenta.” declarou o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

A Urbes orienta a população a gravar o número do CCO (Centro de Controle Operacional) da Urbes, 15 99183-0037, na agenda de contatos do celular e, quando presenciar uma infração, fotografar e enviar ao CCO. É importante que as informações sejam completas, especificando e mostrando qual o ato de infração praticado.

Além do WhatsApp, a Urbes possui o número de telefone 118 e o Fale Conosco do site www.urbes.com.br como canais de comunicação com a população. Neles a população realiza solicitações, tira dúvidas e faz denúncias. Com a nova ferramenta é possível atender em tempo real as denúncias, e caso confirmado pelo agentes de trânsito, autuar o infrator.

Em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, através da GCM (Guarda Civil Municipal) e com a Polícia Militar, foi possível aumentar o efetivo de agentes e atender a população com mais eficiência e em menor tempo.

Até o momento foram realizadas 7 autuações e 1 recolhimento de carro decorrentes das denúncias pelo WhatsApp. Dentre as denúncias mais comuns, estacionar em local proibido foi a campeã. É importante reforçar que a participação da população limita-se às denúncias e não às multas; apenas os agentes de trânsito e guardas civis credenciados são habilitados a aplicar multas. Dessa forma, cabe ao agente de trânsito, ao receber a denúncia, verificar a ocorrência através das câmeras de videomonitoramento ou pessoalmente no local da infração.

A Urbes esclarece que mesmo que a infração não seja comprovada pelos agentes, a denúncia fica registrada e, caso sejam recorrentes, irá inserir o local na rota de trabalho de seus agentes para que possam atuar preventivamente, coibindo novas infrações.

Com o objetivo principal de salvar vidas, a iniciativa busca a conscientização sobre a responsabilidade de cada cidadão por um trânsito mais seguro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suspeito de participar de homicídio da missionária Dorothy Stang é preso em Itapetininga

“Resposta jurídica é o impeachment”, diz Witzel sobre divulgação de vídeo por Bolsonaro

Prazo para aderir ao PPDM em Sorocaba termina na terça-feira

Criminoso tenta roubar bicicleta de PM e é preso em flagrante na Zona Leste

GCM faz 12 operações contra aglomeração no final de semana

Chuva causa prejuízo de R$ 110 milhões ao comércio em São Paulo