Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Votorantim registra 28 casos de coronavírus em seis dias; hoje foram 6 novos casos

Secom Votorantim
Postado em: 21/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), confirmou nesta quinta-feira (20), mais seis casos de novo coronavírus (Covid-19). Com isso, Votorantim chegou à marca dos 90 casos confirmados. Em apenas seis dias, a cidade contabilizou 28 novos doentes, ou seja, em menos de seis horas uma pessoa já é diagnosticada oficialmente com a doença na cidade, o que faz aumentar ainda mais a necessidade de permanecer em casa, fazer o uso da máscara e redobrar os cuidados, conforme determinam as autoridades em saúde pública.

Entre os 90 casos confirmados na cidade até o momento, 72 foram recuperados, 10 estão em isolamento domiciliar, 4 seguem internados e 4 foram a óbito. A cidade apresenta ainda 11 casos suspeitos que aguardam resultados, desses 5 estão internados.

O município de Votorantim registrou o primeiro caso confirmado de novo coronavírus no dia 31 de março. De 1º de abril a 1º de maio, foram 18 casos confirmados. Já no dia 5 de maio, a cidade registrava 30 casos e, no dia 10 de maio, esse número saltou para 47. Ou seja, em dez dias, de 1° de maio até então, o número de casos mais que dobrou, somando 29 novos casos.

A partir de então, esse número não parou mais de crescer. No dia 15 de maio, eram 62 casos confirmados. Nesta quinta-feira (21) de maio, apenas seis dias depois, são 28 novos casos, chegando a um total de 90 casos e quatro óbitos.

Por conta do crescimento das confirmações dos casos do novo coronavírus, a Secretaria da Saúde reforça para que as pessoas sigam o isolamento e fiquem em suas casas o máximo necessário, além de continuarem com as ações de higienização das mãos com água e sabão, ou então com álcool em gel 70%.

A Sesa também destaca as orientações essenciais aos munícipes, para que evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório.

Baixo isolamento

Pelo sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo, o índice de adesão ao isolamento social em Votorantim nesta semana, no combate à pandemia do novo coronavírus, está entre 45 e 46%, bem abaixo do recomendado. De acordo com especialistas a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%. O município já teve pico de 60% de adesão ao isolamento social.

Desde o início da pandemia o município está adotando todas as medidas necessárias no combate ao Covid-19. A cidade conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre o novo coronavírus, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolos de atendimentos, além do Comitê de Gestão para enfrentamento à pandemia.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro: ‘Não podemos socorrer, estados devem abrir o mercado’

"Tento falar com a prefeita há 35 dias e não consigo", reclama presidente da Câmara

Medo da Covid-19 está desaparecendo, alerta chefe do setor de pneumologia do InCor

Cartão unitário do transporte coletivo de Sorocaba deixará de ser vendido

Iara trata com delegado sobre depoimentos nas investigações do Falso Voluntariado

Campolim terá abastecimento de água interrompido para a instalação de válvula reguladora