Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vendas online somam 82 mil reclamações no Procon-SP em 2020

Foto: Agência Brasil
Postado em: 27/06/2020

Compartilhe esta notícia:

No mês de maio, a Fundação Procon-SP registrou um crescimento de 41% nos atendimentos relacionados a compras pela internet. Enquanto abril teve 19.345 demandas de consumidores com problemas, maio apresentou 27.298. As questões mais reclamadas são demora e não entrega do produto, seguidos por problemas com cobrança.

 

Os problemas relacionados às negociações online vêm crescendo neste primeiro semestre. O mês de janeiro abriu o ano com mais de 12 mil casos, caindo em fevereiro para 8.429 e voltando a subir nos meses seguintes: 15 mil em março, 19 mil em abril e 27 mil em maio.

 

Durante o ano de 2019, o atendimento relacionado a compras pela internet somou mais de 78 mil casos, sendo 33.628 no primeiro semestre e 44.791 no segundo. Só de janeiro a maio de 2020, já são mais de 82 mil demandas, ou seja, os números dos cinco primeiros meses deste ano já superam os de todo o ano passado.

 

Como reclamar e obter orientações

 

Os cidadãos podem obter dicas de como evitar problemas ao fazer compras online por meio de um guia de comércio eletrônico elaborado pelo órgão estadual e pela Escola de Proteção e Defesa do Consumidor.

 

Para o cliente que tiver reclamações quanto a compras pela internet ou a outras questões de consumo, o Procon-SP disponibiliza canais de atendimentos a distância: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais. Para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba inicia 2ª etapa de vacinação contra gripe nesta quinta; carcereiros e motoristas de ônibus receberão as doses

Se deu mal: criminoso é preso em flagrante ao tentar furtar residência em Araçoiaba da Serra

Em campanha para conscientizar população, Itu coloca máscaras respiratórias em estátuas de praças

GCM evita furto em Centro de Educação Infantil

Jovem que denunciou estupro tem conta no Instagram suspensa

Unimed Sorocaba admite 46 novos cooperados