Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba promove campanha contra a tuberculose até dia 25

Arquivo
Postado em: 18/09/2020

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Saúde (SES) de Sorocaba promove até o dia 25 a campanha contra a tuberculose. A ação acontece nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA) e no SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado).

A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresentem os sintomas da doença. No ano de 2020, Sorocaba já registrou 102 casos novos da doença. O Estado de São Paulo identifica cerca de 18 mil casos de tuberculose por ano, o que representa o maior número absoluto de casos do Brasil.

É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose representam a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento adequado.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas a orientação é procurar imediatamente uma UBS, UPA, PA ou UPH para que ele seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Depois de 48 horas o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento que é realizado na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colégio Ser! lança curso online visando preparar aluno para o Enem

Vereadores aprovam projeto que proíbe contratação de agressores de mulheres

617 árvores nativas estão sendo plantadas na Avenida Itavuvu

Semáforos no início da avenida Ipanema estão ‘escondidos’ por galhos de árvore

Sorocaba registra 18.252 casos da Covid-19, 409 mortes e 17.560 recuperados

Sorocaba pode ficar sem "metade" do transporte público a partir de agosto; STU já dispensa motoristas