Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Reunião define detalhes de ferramenta virtual contra crimes cometidos no trânsito

Postado em: 10/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Na sexta-feira (9), o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes, na rua Chile, foi o local escolhido para a reunião das autoridades do trânsito de Sorocaba para tratarem dos detalhes da primeira ferramenta virtual contra crimes cometidos no trânsito, que estará disponível à população em dezembro.

No CCO, o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Aberto Fioravante, apresentou a estrutura de monitoramento da Urbes às autoridades presentes: o juiz de direito, Dr. Jayme Walmer de Freitas; o secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga; o major da Polícia Militar Rene Marcelo e o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Mariano. Lá puderam discutir a legalidade da ferramenta de comunicação para a educação do trânsito, a gestão municipal do trânsito e ainda como cada autoridade, dentro da sua área de atuação, poderá colaborar para um trânsito mais seguro.

Quando o cidadão presenciar uma infração de trânsito poderá denunciá-la, via WhatsApp, para um número de celular especifico ligado diretamente ao CCO da Urbes. Lá a denúncia poderá ser verificada pelas câmeras de monitoramento, com o envio de um agente de trânsito ao local da denúncia ou ainda com o envio de um guarda civil municipal ou de um policial militar. Quando a denúncia não puder ser confirmada, o suposto infrator receberá uma correspondência com um comunicado de cunho educativo, alertando-o para a suposta infração.

O secretário de Mobilidade destacou a importância da integração de todos os setores envolvidos na segurança viária para a eficiência da iniciativa, coibindo as infrações e educando a população. “Uma das metas do governo é trabalhar dentro da legalidade, construindo uma gestão do trânsito participativa”, completou Fioravante.

O lançamento oficial está agendado para o próximo dia 30 de novembro de 2018, no prédio da DARAJ, na rua 28 de outubro, no Auditório da Escola Paulista da Magistratura.

O CCO da Urbes

O Centro de Controle Operacional da Urbes possui um painel de visualização das câmeras de monitoramento da cidade, com excelente capacidade de exibição e tecnologia avançada. O painel, denominado Vídeo Wall Flat Vision LED 46”, formado por 12 displays de cristal líquido, proporciona a exibição das 65 câmeras da Urbes ao mesmo tempo, o que torna a visualização do trânsito na cidade mais eficaz e facilitada para os agentes de trânsito que fazem o monitoramento via CCO.

Além das câmeras, o sistema conta com um software de controle automático do tamanho e posição das janelas de todas as aplicações visualizadas no painel. A ferramenta permite a criação de múltiplos layouts e mudanças rápidas e simultâneas de uma ou mais janelas de aplicações visualizadas no painel, entre outras funcionalidades.

O sistema de câmeras de trânsito disponíveis em Sorocaba está de olho, 24 horas por dia em tudo o que acontece nos principais corredores viários.

Através do videomonitoramento feito via CCO, é possível detectar interferências nas vias públicas (acidentes, congestionamentos, veículos quebrados, veículos estacionados irregularmente, etc.), o que possibilita o encaminhamento imediato de equipes de campo para solução das ocorrências, bem como, quando necessário, a adoção de medidas para alterar, por meio do Sistema de Controle Semafórico, o tempo de verde em determinadas interseções, promovendo a fluidez viária necessária entre outras medidas.

Os agentes de trânsito que trabalham no CCO da Urbes são treinados e habilitados para entrar em contato com as equipes que estão nas ruas ou outro órgão como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vendedora não aceita fim de relacionamento e mata namorado

Procon Sorocaba monitora preços da Black Friday

Prefeitura de Sorocaba entrega mais de 1,7 mil vagas em creches

Desembargador que humilhou guarda foi alvo de 40 apurações, diz TJ-SP

Urbes não terá expediente devido ao feriado e ponto facultativo

Morre, aos 39 anos, a cantora Deise Cipriano do Fat Family