Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura faz testagem rápida para inquérito populacional da Covid-19 nas UBSs

Agência Sorocaba
Postado em: 30/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de estimar o percentual da população local que apresenta anticorpos contra a Covid-19, portanto infectados já recuperados, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), iniciou nesta terça-feira (30), nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a testagem rápida para inquérito populacional do novo coronavírus. Um total de 1.920 pessoas serão testadas durante a ação.

Estão sendo realizados inquéritos sorológicos nas áreas de abrangência das 32 UBSs, com sorteio aleatório de 60 pessoas por unidade, por meio do Sistema de Informação de Saúde. Caso a pessoa não queira participar, outro cidadão será selecionado aleatoriamente.

Os entrevistadores foram treinados à execução do exame que é realizado com amostra de sangue, obtida através de uma picadinha no dedo (punção digital). Além da testagem para COVID-19, são aplicados questionários com informações dos participantes: sexo; idade; escolaridade do respondente; escolaridade da pessoa com maior grau de instrução no domicílio; cor da pele autorreferida; sintoma potencialmente relacionados à COVID-19 nos 15 dias anteriores à entrevista; presença de comorbidades; utilização dos serviços de saúde nos últimos 15 dias e medidas de distanciamento de social adotadas.

Com esta ação é possível projetar cálculos precisos da letalidade da doença, através das estimativas confiáveis do percentual de infectados. Outra consequência é ajudar a fortalecer as estratégias adotadas pela cidade no combate à Covid-19.

Inquérito populacional em etapas

Segundo a Vigilância Epidemiológica da SES, os inquéritos populacionais foram planejados para acontecer em seis etapas. O primeiro inquérito foi iniciado nos mais de dois mil servidores da Secretaria da Saúde, já o segundo foi feito junto aos moradores e colaboradores dos abrigos municipais de longa permanência para idosos.

A terceira etapa foi com a testagem de todos servidores da Guarda Municipal de Sorocaba e a quarta acontece nos territórios das 32 UBSs. A quinta será planejada para testar a população em situação de rua e a sexta em instituições que acolhem crianças e adolescentes. Sorocaba recebeu ao todo nove mil testes para usar em inquéritos populacionais.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comissão que pode cassar Crespo faz primeira reunião, mas intimação só sai 5ª

Fotos de Crespo para apontar problemas na cidade viralizam na internet

Homenagem no Gabinete de Leitura

Jovem é baleado durante briga em baile funk na Zona Norte; vítima foi encaminhada à UPA

Votorantim anuncia que irá intensificar vacinação contra o HPV

Franquia “O Predador” lança novo filme para resgatar interesse pelo personagem