Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Em busca do autoconhecimento

Postado em: 03/11/2018

Compartilhe esta notícia:

“Se entendermos que cada experiência é um aprendizado, também precisamos estar atentos ao que carregamos que está em nossa essência, estrutura de personalidade e nos define como pessoa, nossa individualidade. Estamos falando de promover o autoconhecimento, entender quem é você, quais suas qualidades, competências onde se destaca, suas habilidades pessoais e profissionais, assim como seus pontos negativos, habilidades que precisa desenvolver e oportunidades de melhoria na sua visa pessoal e profissional”.
A afirmação acima é da consultora de Desenvolvimento Humano, executive search, coach profissional e diretora de Desenvolvimento da Associação dos profissionais de Recursos Humanos (APRH) Marta Locha. Segundo ela, promover o autoconhecimento é uma ação contínua, que envolve refletir sobre seus comportamentos, sentimentos, medos, ansiedades, forças e poder de ser o mestre de você mesmo. “Como principal benefício podemos destacar a contribuição que o autoconhecimento promove ao possibilitar que você assuma a liderança das suas decisões com consciência de suas forças e fraquezas, direcionando suas escolhas e avaliando erros e acertos. A definição de objetivos e metas torna-se mais clara e você passa a reagir de forma mais natural às adversidades, obstáculos e exigências do meio”, diz Marta.

Onde desejamos chegar?

Quando falamos de carreira profissional, nos perguntamos: onde estamos e onde desejamos chegar? Para responder estas perguntas e desenhar um plano de ação para crescimento profissional, o ponto de partida é o autoconhecimento. E como deve acontecer? Como buscar o autoconhecimento?
De acordo com Marta, o autoconhecimento inicia com a autoavaliação, onde é preciso fazer uma autoanálise de seu comportamento, ações e reações, reconhecendo como impactam em seu meio profissional e pessoal. “Comece se perguntando como você se comporta em diferentes situações: pressão, estresse, tomada de decisão, conflitos, conquistas, desafios, obstáculos e outra condições. Como você se relaciona com outras pessoas? Como você reage nas adversidades? Como é sua comunicação? Como chegar a uma decisão em grupo? Se líder, como você é visto pela sua equipe e por seus pares? Observe suas atitudes, liste suas características pessoais e profissionais e avalie o impacto destas em suas metas e objetivos. Descreva o que provoca impactos positivos e impactos negativos, então passe a fase de aceitação e promoção do desenvolvimento”, explica.
Segundo Marta, há também profissionais especializados e certificados para realizar avaliação de perfil comportamental e personalidade, apresentando relatórios que descrevem suas principais competências e oportunidades de melhoria, podendo se desdobrar em planos de ação para fortalecer suas qualidades e desenvolver pontos destacados como oportunidade de melhoria.
Frequentemente, somos abordados por uma infinidade de propostas oferecendo promessas de sucesso, desenvolvimento de novas competências, alta performance, melhoria do desempenho, a partir de modelos e programas diversos. Todos eles se baseiam em um direcionamento e uma metodologia. Seja qual for a linha ou método usado, além da escolha de uma instituição ou profissional reconhecidos no mercado, é preciso promover a busca do autoconhecimento para assegurar o sucesso do programa proposto.

Faça uma pausa e reflita

Em momentos de questionamento sobre suas escolhas e direção da sua carreira, faça uma pausa e reflita sobre você. Isso pode ajudar a repensar a trajetória atual e encontrar maior clareza do caminho a seguir. Temos ainda padrões estabelecidos de sucesso, exigência da sociedade e familiares que influenciam nossas decisões. Portanto, reconhecer o que é seu e o que é do outro (sociedade, familiares, amigos, vizinhos etc) será imprescindível para continuar na busca da realização dos seus objetivos e sonhos tornarem-se realidade. Só através do autoconhecimento este processo será mais suave e mais assertivo, entendendo que é um processo constante de questionamento, autoavaliação e revisão de suas características com o compromisso de busca contínua de desenvolvimento pessoal e profissional.
Enfim, seu propósito de vida fará sentido para você e terá grande chance de ser reconhecido pelos outros pelo seu crescimento, transformação e realizações. Ao mergulhar mais profundamente em si mesmo, terá maior domínio pessoal, equilíbrio e maior chance de sucesso em realizar seu projeto de vida.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Casos de sarampo em Sorocaba sobem para 45; doença está concentrada em duas regiões da cidade

"1917" usa refinamento técnico para disfarçar história fraca e pouco envolvente

Ex-governadores Garotinho e Rosinha são presos no Rio de Janeiro

Saae conclui primeira etapa da substituição de rede de água em bairros da Zona Industrial

Arena Multiuso pode virar hospital para pacientes com coronavírus, diz prefeitura

Após acusar Maia de ferrar governo, Bolsonaro se reúne com deputado e diz que voltaram a namorar