“Dia Mundial da Limpeza” terá mutirões em duas áreas públicas de Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba convida a população para participar, no dia 21 de setembro, a partir das 8h30, de mutirões de limpeza em dois espaços públicos da cidade: às margens do rio Sorocaba, entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas; e na área ao lado da E.E. “Prof. Rafael Orsi”, na região do Piazza Di Roma.

Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a ação visa comemorar o Dia Mundial da Limpeza.

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 21 de setembro 157 países estarão mobilizados na ação. Em Sorocaba, o objetivo da Sema é reunir voluntários para os mutirões, como associações, escolas, entre outros segmentos da sociedade civil, para sensibilizar a sociedade sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

O lixo depositado irregularmente em ruas, praças e calçadas acaba sendo arrastado pelas chuvas até os rios e causam grande impacto na biodiversidade local e global. Esse material carregado pelos rios chega aos mares, onde ficam acumulados. Além disso, há o impacto direto na qualidade de vida de todos os habitantes do entorno dos rios. Os voluntários que participarem do mutirão às margens do rio, vão percorrer a pé um trecho entre a Praça da Biodiversidade até o Parque das Águas, mais precisamente no final da rua Arthur Bernardes, recolhendo todos os resíduos que encontrarem.

Já o mutirão de limpeza da área pública na região do Piazza Di Roma atenderá a uma solicitação feita pela Associação de Moradores do Piazza di Roma e Adjacências ao secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, em reunião realizada em agosto deste ano. A área, que futuramente ganhará o Parque Linear “Professora Virgínia Lyra Mascarenhas Brisotti”, numa área de 380 mil metros quadrados com uma grande diversidade de fauna e flora, além de nascentes, está recebendo depósito irregular de entulho. Além da limpeza do local, a ideia do mutirão é envolver a comunidade nessa questão através da Educação Ambiental, para despertar na população o sentimento de pertencimento dessa área de preservação permanente (APP).
Como participar

Instituições, empresas, associações e escolas que queiram participar do Dia Mundial da Limpeza devem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br até o dia 19 de setembro. Já as pessoas que desejam participar, mas não estão inseridas em grupos grandes, podem ir diretamente a um dos locais para participar do mutirão. Importante que as pessoas levem luvas para a ação por questão de segurança.

A Praça da Biodiversidade está localizada às margens do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca, no Jardim Leocádia. Já a área pública fica na rua Orsini Diniz Camargo, na altura do número 165, ao lado da escola estadual, no Júlio de Mesquita Filho.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here